NotíciasCinema

Universal priorizará lançamento digital após sucesso de Trolls 2 e decisão causa problemas com redes de cinemas

A Universal Pictures foi um dos primeiros estúdios a agir com maior rapidez para descobrir o que fazer para seus filmes que estavam em exibição no cinema antes da pandemia, e assim não gerarem prejuízos. O estúdio optou por adiantar o lançamento de alguns dos seus filmes em streaming e VOD (Video On Demand). O primeiro foi o aclamado “O Homem Invisível”, que estava fazendo uma boa campanha nos cinemas e que seguiu bem em seu lançamento digital.

Aproveitando o sucesso de venda e aluguel da versão digital do longa protagonizado por Elizabeth Moss, a Universal decidiu lançar Trolls: World Tour em formato digital (streaming e VOD), garantindo mais um sucesso e já lucrando em meio à crise em hollywood. A sequência de Trolls teve uma arrecadação de US$100 milhões em três semanas de lançamento, chegando bem próximo ao primeiro filme exibido nos cinemas, no mesmo período.

Universal priorizará lançamento digital, após sucesso de Trolls 2, e decisão causa problemas com redes de cinemas
Trolls: World Tour / Universal Pictures Brasil

O sucesso da animação fez os acionistas da Universal repensar a forma de lançar seus filmes e decidiram seguir com lançamentos simultâneo no Cinema e na versão digital. O CEO da empresa, Jeff Shell revelou “Assim que os cinemas reabrirem, esperamos lançar filmes nos dois formatos”. Em declaração ao The Wall Street Journal, o executivo deixou claro que a companhia está em busca de novas formas para lucrar e não ser tão atingida nessa pandemia, mesmo que seja necessário excluir os exibidores da “cadeia de negócios”.

A atitude de lançar Trolls: World Tour em formato digital e seguir com esse pensamento para a pós-pandemia causou um atrito entre a Universal Pictures e algumas redes de cinemas. As redes AMC Theaters e Regal Cinemas, decidiram por não exibir mais os longas do estúdio e iniciar um boicote a empresa. De acordo com Adam Aaron, presidente da AMC, a Universal quebrou a parceria econômica existente entre eles. Confira uma nota de Aaron ao Variety:

”Quando um filme está ‘somente nos cinemas’, os espectadores percebem que é um entretenimento de qualidade superior. Diversos cineastas e espectadores acreditam que seus trabalhos criativos são mais bem apreciados pelos consumidores nas telonas. E todos sabemos que esses lançamentos no cinema de fato aumentam a publicidade, propaganda boca-a-boca positiva, elogios da crítica e receitas posteriores. Portanto, nós não iremos mais exibir os filmes da Universal em nenhum de nossos 1.000 cinemas globalmente. A Universal quebrou o modelo de negócios entre nós”.

Advertisement
Universal priorizará lançamento digital, após sucesso de Trolls 2, e decisão causa problemas com redes de cinemas
AMC Theaters

Para rebater a declaração da Universal, um porta voz da empresa fez uma declaração para justificar os motivos de lançar a animação em streaming e VOD e seguir com essa estratégia:

‘‘Nosso principal objetivo ao lançar Trolls 2 digitalmente, era oferecer entretenimento às pessoas que estão abrigadas em casa, enquanto os cinemas e outras formas de entretenimento externo não estão disponíveis durante essa complicada situação. Com base na resposta entusiástica ao filme, acreditamos que fizemos a escolha certa. De fato, dada a escolha de não lançar Trolls 2, que não apenas impediria os consumidores de assistir ao filme, mas também impactaria negativamente nossos parceiros e funcionários, a decisão era clara. Nosso desejo sempre foi oferecer entretenimento de maneira eficiente ao maior público possível. Acreditamos absolutamente na experiência do cinema e não declaramos o contrário. Como dissemos anteriormente, daqui para frente, esperamos lançar filmes futuros diretamente para os cinemas, bem como digitalmente, quando essa decisão de distribuição fizer sentido. Esperamos ter conversas privadas adicionais com nossos parceiros de exibição, mas estamos decepcionados com a atitude da AMC.”

Um porta voz da Regal Cinemas, também afirmou que a rede também deixará de exibir os longas do estúdio, assim como a rede AMC: ”Nós não iremos mais exibir filmes que não respeitam as janelas de lançamento. Não faz sentido economicamente para a nossa rede”, disse ao IndieWire.

Vale mencionar que a AMC Theaters é sediada em Leawood, Kansas, e é a maior rede de cinemas americana e tem a maior cadeia de cinemas no mundo. De acordo com informações divulgadas por veículos estrangeiros, atualmente a rede decidiu suspender pelo menos 600 funcionários da sede em Leanwood, Incluindo o próprio CEO, para evitar uma crise financeira em decorrência do fechamento de mais de 650 salas após a pandemia de coronavírus, porém ninguém seria realmente demitido.

Universal priorizará lançamento digital após sucesso de Trolls 2 e decisão causa problemas com redes de cinemas
Logo da Universal

[Atualização]

O CEO da NBCUniversal Pictures, Jeff Shell, deu novas declarações numa apresentação para investidores da Concast, afirmando que a prioridade ainda serão os lançamentos no cinema e os lançamentos em formato digital será algo complementar:

Advertisement

A questão é: quando sairmos dessa situação [pandemia], qual será nosso modelo? Eu espero que os consumidores voltem para os cinemas e seremos parte disso. Também espero que plataformas VOD sejam uma parte do negócio, de certa forma. Não é uma substituição, será um elemento complementar. Nós temos que ver quanto tempo vai demorar e onde isso vai nos levar (…) Não há dúvida de que os cinemas serão um dia o elemento central do nosso negócio e da indústria, é como as pessoas fazem seus filmes e como elas esperam que eles sejam vistos. Mas o outro lado é que a maioria dos filmes, gostemos ou não, estão sendo consumidos em casa. Não é realista assumir que nós não vamos mudar, que essa parte do negócio não vai mudar com todas as outras partes mudarão

Shell também afirmou o grande sucesso de Trolls: World Tour e os resultados da animação só devem ser divulgados no terceiro trimestre: “Estamos muito satisfeitos com o sucesso do VOD, mas as circunstâncias particulares de cada filme são únicas e vamos determinar a abordagem de distribuição futura um título por vez“.

[FIM DA ATUALIZAÇÃO]

Leia mais sobre Universal Pictures:

About author
Editor-chefe do site. Cinéfilo apaixonado por todos os gêneros. 24 anos.
Articles
Relacionados:
SériesNotícias

Papel de Elliot Page em Umbrella Academy continuará o mesmo

1 Mins read
A Netflix confirmou que Elliot Page continuará interpretando Vanya em ‘The Umbrella Academy‘, e mostrou total apoio à decisão do ator, que se revelou um homem…
NotíciasCinema

Porta dos Fundos lança clipe para Especial de Natal

1 Mins read
O Especial de Natal do Porta dos Fundos, que estreia dia 10 de dezembro, ganhou hoje um clipe especial da música “Marcha do Demo”. A…
NotíciasSéries

Astro de Prison Break seria protagonista de série cancelada de Star Wars

1 Mins read
Muito antes de Pedro Pascal se preparar para The Mandalorian, George Lucas tinha grandes planos para sua galáxia muito, muito distante com…