NotíciasCinema

Umbrella | Curta-metragem é a única animação brasileira pré-indicada ao Oscar

O curta-metragem independente Umbrella, de Helena Hilario e Mario Pece, será o único representante de animação do Brasil na disputa para uma vaga no Oscar. Em caso de indicação, será o primeiro filme brasileiro do gênero a chegar na fase final, na qual se disputa a estatueta.

A animação Umbrella gira em torno do jovem garoto Joseph, morador de um orfanato. Um dia, mãe e filha vão fazer uma doação para o orfanato e entre os diversos objetos, há um guarda-chuva amarelo, a chave de toda a trama e que instigará uma revisita do passado sofrido do garoto. O roteiro é baseado em uma história real da irmã de Helena, que ao fazer uma doação em um orfanato de Los Angeles, ouviu de uma criança um relato parecido.

O curta-metragem estará disponível para acesso no Youtube da Stratostorm, estúdio de criação independente da dupla, a partir de quinta-feira, 7 de janeiro; e permanece acessível até 21 de janeiro. Umbrella é o primeiro filme de grande divulgação do estúdio, a pré-produção com o autofinanciamento da obra começou em 2016 e somente em 2018 a produção em si teve início.

Umbrella | Curta-metragem é a única animação brasileira pré-indicada ao Oscar
Cena de Umbrella | Stratostorm

Somos o único curta brasileiro qualificado para os membros da Academia. Como toda a produção do filme, estamos numa campanha independente, mas acredito que existem chances por ser de um país como o Brasil, que nunca teve uma indicação nessa categoria”. Refletiu Helena. A animação que tem um tom melancólico e empático tem oito minutos e é roteirizado por Helena e Mario.

Anteriormente, O Menino e o Mundo (2016) também foi uma das animações nacionais que ganhou grande projeção e foi pré-indicada ao prêmio na categoria Melhor Longa de Animação. A partir desse primeiro ponto, os diversos filmes passam pela curadoria que seleciona os melhores para a premiação. “Sempre são indicados filmes independentes e de estúdio”. Explicou Heloisa, que citou o produtor e animador brasileiro Carlos Saldanha como uma das grandes referências nacionais no gênero.

Advertisement

A equipe de produção contou ainda com o diretor de computação gráfica, Allan Prado, e com o diretor de arte Dhiego Guimarães. A pré-lista da Academia sairá em 9 de fevereiro, enquanto as indicações finais sairão em 15 de março. Fica a torcida pela produção brasileira!

Confira o trailer de Umbrella:

Leia mais: Showrunner de The Office diz que gostaria de estar envolvido em possível reboot

Fonte: Terra

About author
Paulista, 23 anos, estudante de cinema e audiovisual.
Articles
Relacionados:
NotíciasSéries

Os Padrinhos Mágicos ganhará série live-action; confira

1 Mins read
A Paramount divulgou hoje que uma série live-action de Os Padrinhos Mágicos está sendo desenvolvida para o Paramount+.  A série Live-action não terá nenhuma ligação com o filme Os Padrinhos…
NotíciasSéries

Loki | Nova série da Marvel ganha data de estreia no Disney+

1 Mins read
A Disney revelou oficialmente em suas redes oficiais a data de estreia de Loki, a nova série da Marvel Studios. No ano…
NotíciasSéries

The Boys | Terceira temporada ganha primeira imagem oficial, confira!

1 Mins read
Nesta quarta (24), Eric Kripke, showrunner da série, anunciou o início da produção da terceira temporada de “The Boys” por meio de…