fbpx
NotíciasCinema

Umbrella | Curta-metragem é a única animação brasileira pré-indicada ao Oscar

O curta-metragem independente Umbrella, de Helena Hilario e Mario Pece, será o único representante de animação do Brasil na disputa para uma vaga no Oscar. Em caso de indicação, será o primeiro filme brasileiro do gênero a chegar na fase final, na qual se disputa a estatueta.

A animação Umbrella gira em torno do jovem garoto Joseph, morador de um orfanato. Um dia, mãe e filha vão fazer uma doação para o orfanato e entre os diversos objetos, há um guarda-chuva amarelo, a chave de toda a trama e que instigará uma revisita do passado sofrido do garoto. O roteiro é baseado em uma história real da irmã de Helena, que ao fazer uma doação em um orfanato de Los Angeles, ouviu de uma criança um relato parecido.

O curta-metragem estará disponível para acesso no Youtube da Stratostorm, estúdio de criação independente da dupla, a partir de quinta-feira, 7 de janeiro; e permanece acessível até 21 de janeiro. Umbrella é o primeiro filme de grande divulgação do estúdio, a pré-produção com o autofinanciamento da obra começou em 2016 e somente em 2018 a produção em si teve início.

Umbrella | Curta-metragem é a única animação brasileira pré-indicada ao Oscar
Cena de Umbrella | Stratostorm

Somos o único curta brasileiro qualificado para os membros da Academia. Como toda a produção do filme, estamos numa campanha independente, mas acredito que existem chances por ser de um país como o Brasil, que nunca teve uma indicação nessa categoria”. Refletiu Helena. A animação que tem um tom melancólico e empático tem oito minutos e é roteirizado por Helena e Mario.

Anteriormente, O Menino e o Mundo (2016) também foi uma das animações nacionais que ganhou grande projeção e foi pré-indicada ao prêmio na categoria Melhor Longa de Animação. A partir desse primeiro ponto, os diversos filmes passam pela curadoria que seleciona os melhores para a premiação. “Sempre são indicados filmes independentes e de estúdio”. Explicou Heloisa, que citou o produtor e animador brasileiro Carlos Saldanha como uma das grandes referências nacionais no gênero.

Advertisement

A equipe de produção contou ainda com o diretor de computação gráfica, Allan Prado, e com o diretor de arte Dhiego Guimarães. A pré-lista da Academia sairá em 9 de fevereiro, enquanto as indicações finais sairão em 15 de março. Fica a torcida pela produção brasileira!

Confira o trailer de Umbrella:

Leia mais: Showrunner de The Office diz que gostaria de estar envolvido em possível reboot

Fonte: Terra

About author
Paulista, 23 anos, bacharel em Cinema e Audiovisual e estudante de Publicidade.
Articles
Relacionados:
Notícias

Da Filadélfia ao mundo: Will Smith vai lançar um livro biográfico sobre sua carreira

1 Mins read
Aos 52 anos, Will Smith promete revelar detalhes sobre sua história desde que era um jovem rapper até se consagrar como um…
NotíciasCuriosidadesSéries

One Piece | Em fase final, mangá chega a feito histórico de 100 volumes encadernados

1 Mins read
Após alcançar os 1000 capítulos publicados, One Piece se aproxima de mais um feito inédito na revista Shonen Jump. Poucos mangás podem…
Notícias

As estreias mais recentes do streaming para assistir

1 Mins read
Se você é daquelas pessoas que gostam de montar uma sessão de cine-pipoca em casa para curtir um filme ou maratonar uma série, confira abaixo os títulos mais recentes.