fbpx
CuriosidadesCinema

BATMAN | O que Pattinson traz de novo quando comparado aos outros Homens-Morcego?

“Com a chegada de The Batman as telonas começam os questionamentos e comparações, então eu separei alguns pontos em que o novo filme se assemelha aos demais filmes do universo do Morcegão.”

Com um visual muito inspirado nos games da franquia Arkham, a armadura de Pattinson é brutal e categórica. As chapas blindadas e placas de proteção se parecem muito com as de Christian Bale, porém enquanto a de Bale preza pela agilidade, a de Pattinson se destaca por ser robusta, pesada e intimidadora. O cinto de utilidades segue sendo parte do uniforme que traz uma capa mais semelhante a do Batman de Ben Affleck, assim como suas orelhas, maiores, mas também um pouco mais curtas do que o que vimos nos anos 90.

Batman | Foto: Warner Bros.
Batman | Foto: Warner Bros.

Vemos um Homem Morcego com apenas dois anos de noitadas por Gotham, porém já é um herói saturado, marcado assim como de Ben Affleck, de saco cheio e movido pela raiva, alternando entre Bruce e Batman para obter as respostas que quer e da maneira mais rápida. Diferente de Affleck, seu antecessor mais recente, Pattinson parece mais perturbado com os fantasmas do passado e bem que poderia fazer uma visitinha na terapeuta.

E falando de Bruce Wayne, temos o mais quebrado psicologicamente de todos, assim como o de Bale, ele não gosta das responsabilidades que o nome Wayne traz, o Bruce de Pattinson vive nas sombras, nas ruas todos se chocam quando o veem, ao contrário do de Bale que quando sai como Bruce gosta de chamar atenção. O Bruce de Michael Keaton entende que sua verdadeira identidade é o Batman e nisso ambos são iguais, porém vemos uma transformação e um entendimento maior do que é ser o Batman ao longo do filme de Matt Reeves.

Batman | Foto: Warner Bros.
Batman | Foto: Warner Bros.

The Batman traz o detetive dos sonhos nerds as telas finalmente, o que vimos em algumas cenas de Cavaleiro das Trevas e em BvS, aqui é exponencialmente ampliado, trazendo o melhor Batman detetive dos cinemas. Parte do bom detetive que o filme traz envolve o mistério que o vilão propõe ao herói, cada vez mais ardiloso e minucioso aos detalhes que só o maior detetive do mundo poderia perceber.

O reinventado vilão Charada não se assemelha em nada ao personagem de Jim Carrey em Batman Eternamente, caricato e colorido, o de Jim era espalhafatoso, o de Paul Dano se assemelha mais ao Coringa Serial Killer de Cavaleiro das Trevas, trazendo uma atuação também impecável, onde quem assiste sente a dor e a solidão na voz do assassino. Com um plano muito bem pensado a cada passo que dava, o Charada causou uma grande dor de cabeça no morcegão.

Advertisement

Assim como o Coringa de Nicholson tinha seus acólitos dispostos a tudo, o Charada de The Batman faz mal uso da tecnologia em prol de realizar o grand finale do seu plano, o que prova que em qualquer época tem maluco pra tudo!

Batman | Foto: Warner Bros.
Batman | Foto: Warner Bros.

Ao contrário da narrativa feliz e colorida e fantasiosa que Tim Burton e Joel Schumacher trouxeram para as telas, o filme de Matt Reeves é extremamente sombrio, mais ainda que a trilogia Nolan, consegue impactar desde a primeira cena do filme, trazendo um tom noir e uma narrativa densa, lenta porém repleta de brilho. The Batman apresenta um universo completamente diferente do que vimos até aqui, onde as semelhanças de Gotham estão apenas no fato de a cidade estar corrompida e um Serial Killer estar a solta.

A fotografia de The Batman é simplesmente perfeita, ela pega o que o Zack Snyder acertou com o Batman em alguns frames de BvS e Liga da Justiça e eleva para outro nível. Você sente o peso de cada soco, você é transportado para as páginas dos quadrinhos imediatamente e a narrativa faz questão de manter isso bem claro. Tecnicamente o filme é catártico, a trilha sonora de Michael Giacchino é fenomenal e faz jus a clássica de Danny Elfman, o roteiro é o que leva o filme nas costas junto com a direção e seus atores entregando tudo e mais um pouco, como vimos na Trilogia que antecedeu The Batman.

Batman | Foto: Warner Bros.
Batman | Foto: Warner Bros.

Por fim todos os filmes se assemelham pela grandiosidade, tanto do personagem que estão contando a história quanto o produto final que foi às telas, todos tiveram um grande marketing por cima e grande pressão da produtora envolvida, mas o retorno sempre veio nas bilheterias. 

Apesar de escapar dos clichês de um blockbuster convencional, o novo filme de Bruce Wayne chega forte para se tornar a maior bilheteria do Homem Morcego nos cinemas.

Advertisement

Eai bateu a nostalgia? Já foi assistir The Batman nas telonas? Aproveita que tem tudo lá na HBO Max e mata a saudade dos filmes antigos do Morcegão!

E não se esqueça de conferir nossa crítica de The Batman!

Assista ao Trailer:

Relacionados:
CríticasCinema

Crítica | Doutor Estranho no Multiverso da Loucura acerta em alguns pontos mas ressalta os erros da fase 4

4 Mins read
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura finalmente está chegando aos cinemas mas assim como muitas das produções dessa fase 4 do UCM deve dividir opiniões.
NotíciasCinema

MUBI | Streaming revela as principais estreias do mês de maio; confira!

3 Mins read
Foco em Cannes e especiais dedicados a Joachim Trier e Joseph Losey; a estreia do filme de Kiyoshi Kurosawa, A Mulher de um Espião, e o lançamento exclusivo de Great Freedom
CríticasCinema

Crítica | Boneca Russa (2ª Temporada) - série mantém a qualidade inserindo viagens no tempo no caótico cotidiano de Nadia e Alan

3 Mins read
Passados quatro anos dos acontecimentos surreais vividos por Nadia ( Natasha Lyonne) e Alan ( Charlie Barnett) na 1ª temporada de Boneca Russa, a dupla já conseguiu fugir do constante ciclo de mortalidade que enfrentava diariamente. Mas se eles achavam que já estavam livres das artimanhas do Universo, acabaram descobrindo que era só o começo de mais uma jornada, agora com viagens no tempo via transporte público( o sonho de todos nós?), reencontro com situações vividas por seus antepassados, questões existenciais e históricas, rendendo para Boneca Russa atuações impecáveis e uma nova e sensacional trilha sonora presente também nesta 2ª temporada.