Featured

Peaky Blinders| Conheça a história real e as diferenças da série

Peaky Blinders se tornou um dos maiores fenômenos da TV, assim como toda série conhecida o sucesso gigantesco acontece depois de uma boa quantidade de temporadas. Como aconteceu com Breaking BadSons of Anarchy, Mad MenVikings, Sopranos, Six Feet Under e agora com Peaky Blinders, que se tornou uma série bem famosa na Netflix, e recentemente encerrou sua quinta temporada e já se prepara para a sexta.

Com todo o sucesso que a série vem fazendo , é muito comum que fãs comecem também a procurar mais a respeito do seu enredo baseado em fatos reais. Peaky Blinders é inspirado em uma gangue real que aos poucos tomou o controle da cidade de Birmingham.

Peaky Blinders na vida real

FATOS REAIS

Os Peaky Blinders eram uma organização criminosa, originalmente de Birmingham, Inglaterra, que operava no território das Midlands Ocidentais, desde o final do século XIX até aos anos 30 do século XX. O grupo era liderado por Thomas Gilbert, que nasceu das duras privações econômicas da classe trabalhadora britânica, era composto em grande parte por jovens desempregados que rapidamente obtiveram poder social e influência política através de roubos, fraudes, contrabandos, sequestros e outras atividades ilícitas como a manipulação de corridas de cavalos e apostas. Os membros deste grupo usavam a roupa como forma de identificação, que incluía casacos personalizados e feitos à medida, sobretudos com lapela, coletes abotoados, lenços de seda, calças boca de sino, botas de couro e boinas, e funcionavam com um sistema de hierarquia próprio.

Sem ver outras alternativas além de desafiar o sistema britânico, a gangues foi surgindo aos poucos e intitulada de Peaky Blinders, Para despistar as autoridades, Kevin Mooney constantemente mudava o seu nome real e inventava pseudônimos, sendo um deles o de Thomas Gilbert, que possivelmente inspirou a criação de “Thomas Shelby”.

Peaky Blinders
Peaky Blinder na vida real

 O poder dos Blinders começou a surgir após a disputa pelo território de Birmingham e de outros distritos vizinhos, concretizando o seu domínio quando derrotaram vários grupos rivais, como os “Sloggers”.

Advertisement

O grande diferencial da gangue de Kevin (ou Thomas) era a necessidade em correr na direção contrária ao crime organizado da época, inclusive no jeito diferenciado de se vestir

AS DIFERENÇAS NA SÉRIE

Por mais que eles pareçam tão insuperáveis e imponentes, na vida real os Peaky Blinders foram dominados por outra gangue. Em 1910 uma gangue maior, os Birmingham Boys, liderados por Billy Kimber, os dominou, inclusive a gangue inimiga chega a aparecer na série. Os Peaky ficaram no poder por duas décadas até que, depois de perderem o posto, desapareceram da cidade por completo de maneira misteriosa. 

Na vida real os Peaky Blinders costumavam cometer crimes menores na maioria das vezes, como roubos de bicicletas, assaltos a lojas e furtos. A maioria das vezes eles iam parar nas prisões regionais e eram conhecidos pelas autoridades locais como jovens rebeldes, mas a causa da gangue nunca era entendida ou desvendada.

Agora, resta esperar e ver se a sexta temporada deverá retratar os fatos que ainda não ocorreram na série de alguma maneira.

Confira também: NASA confirma filme no espaço com Tom Cruise

Advertisement

About author
Amante do cinema em geral, grande fã de James Bond, e estudante.
Articles
    Relacionados:
    Featured

    Os melhores erros de gravação de filmes e séries

    1 Mins read
    Vamos ser honestos, as coisas estão difíceis agora. Nestes tempos de incerteza, encontramos conforto em amigos, família e entretenimento. Mas se você…
    Featured

    Cinerama Cast: EP#21 - Cinema na Pandemia

    1 Mins read
    No 21º episódio do Cinerama Cast os participantes comentaram sobre a situação do cinema durante a pandemia do coronavírus.
    Featured

    Cinerama Cast: EP#20 - O Homem Invisível

    1 Mins read
    No 20º episódio do Cinerama Cast os participantes comentaram sobre o filme O Homem Invisível.