fbpx
NotíciasCinema

Oscar 2022 | Academia divulga detalhes das novas mudanças na premiação

Como de costume, o Oscar de 2022 terá algumas diferenças em relação ao ano anterior, de mudanças em pequenas categorias técnicas até alterações na categoria de Melhor Filme.
Já se conhecem os pré-seleccionados de 9 categorias para os Óscares 2020
As veneradas estatuetas douradas distribuídas na noite de premiação | Divulgação: Academy of Motion Picture Arts and Sciences

Devido o conturbado ano de pandemia global, o Oscar de 2021 foi marcado por diversas restrições e regras novas, principalmente em relação a elegibilidade dos filmes. Mesmo que um certo conservadorismo em relação a obrigatoriedade de exibição dos filmes em salas de cinema para se tornarem elegíveis tenham dominado a Academia ao longo de anos, por conta da situação pandêmica exceções foram abertas para a inscrição das obras que viriam a disputar as estatuetas douradas.

Como divulgado nessa tarde de quarta-feira, 30 de junho, pelo site americano Indiewire, as regras adaptadas para a pandemia foram mantidas para o ano de 2022: considerando a situação como um todo como ainda não devidamente controlada, a Academia permanece com o posicionamento de filmes lançados diretamente para serviços de streaming poderem ser elegíveis a premiação, desde que sejam liberados em até 60 dias para o serviço seguro de vídeos que a organização disponibiliza para seus membros assistirem as obras on-line.

Tendo o critério de elegibilidade do ano anterior mantido, as mudanças para a 95° edição reveladas foram as seguintes:

  • A partir de agora, a categoria de Melhor Filme terá obrigatoriamente 10 filmes, algo que jamais tinha acontecido em toda a história da academia, e terminando com o ”número flutuante”, que havia desde a 83° edição.
  • Na categoria de Melhor Som, agora irá acontecer uma rodada preliminar de votação para o prêmio, com uma lista de 10 filmes. Após votação envolvendo todo o setor de som, a lista será divulgada, bem como as nomeações;
  • Na categoria de Melhor Trilha Sonora Original, para uma trilha ser indicada ela agora precisa ser parte de no mínimo 35% da música do filme, diferente da marca estabelecida anteriormente, de 65%;
  • Na categoria de Melhor Canção Original, não poderão ser inscritas mais de cinco músicas por filme;
  • Nas categorias de Curta-Metragem (Documental, Animação e Ficção), a lista pré-selecionada irá se expandir de 10 para 15 filmes.

A cerimônia voltará a ser realizada no mês de março, diferente da última realizada no final de abril. A data especifica em que irá ocorrer está prevista para o dia 27 de março, enquanto os indicados a premiação serão anunciados no dia 8 de fevereiro.

Advertisement

About author
Apaixonado por cinema e pela cultura geek, graduando de Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Pelotas. Realizo entrevistas, participo de podcasts e escrevo sobre cinema de vez em quando.
Articles
    Relacionados:
    NotíciasCinema

    Paramount Pictures adia estreia de Clifford por tempo indeterminado

    1 Mins read
    A decisão se deu por conta da nova onda de COVID-19 que atinge o planeta. Segundo informações do Deadline, a estreia do…
    CríticasCinema

    Crítica | Tempo - Mais uma obra inovadora de Shyamalan

    3 Mins read
    M. Night Shyamalan está de volta às telonas com mais um filme bizarro e inovador, fruto de algo que poderia sair apenas de sua mente. Tempo nos brinda com uma ótima direção e sinceridade do diretor em se manter fiel ao seu histórico.
    NotíciasCinema

    Cruella | Depois de Scarlett Johansson, Emma Stone pode processar a Disney pelo mesmo motivo

    1 Mins read
    “Cruella” teve a mesma estratégia de lançamento que “Viúva Negra”: cinemas e streaming.