fbpx
Cinema

Oscar 2021 | Minari — Como assim uma Avó que xinga e não faz biscoitos?

O encontro entre duas gerações sempre rende tramas sobre aprendizado e desconstrução de ideais. Durante anos, simbolizado na figura do “Mestre” e do “Aluno”, tal relação foi explorada em diversos roteiros que abordaram o choque entre o mundo dos mais velhos e o mundo dos mais jovens. Essa é a premissa que pulsa no coração narrativo de Minari ao explorar a conexão entre “avó” e “neto”.

Na literatura nacional há uma vovó com “cestinha de costura ao colo e óculos de ouro na ponta do nariz” que todos conhecem. Além de residir em um famoso sítio, Dona Benta tornou-se um referencial imagético para muitos, como a avó carinhosa, gentil, conselheira e que sabe fazer os quitutes mais saborosos. Mas, vez ou outra, o cinema e a TV retratam outros perfis, desconstruindo o modelo da vovó perfeita. No filme A Proposta, comédia romântica de 2009, a atriz Betty White encarnou uma senhora para lá de diferente. A avó Shige, de Meus Vizinhos, os Yamadas (obra do falecido diretor Isao Takahata), também foi na contramão dessa imagem generalizada.

Minari — Como assim uma Avó que xinga e não faz biscoitos?
Minari: Em Busca da Felicidade / A24

Agora, em 2021, essa desconstrução tem nome e rosto: Soon-Ja. Conhecida como a “Vovó Desbocada” de Minari, a personagem ganhou vida nas mãos da veterana Yuh-Jung Youn. A artista sul-coreana é a grande aposta para arrematar a estatueta dourada como Melhor Atriz Coadjuvante. Inclusive, minha torcida vai para ela.

Sem papas na língua, a vovó Soon-Ja não é apenas uma estrangeira no coração do Arkansas. Para as crianças, ela é uma desconhecida que morará sob o mesmo teto. Para a filha, a presença de sua mãe é uma ponte que a conecta com suas raízes; e para muitos espectadores, ela é o grande destaque do filme, roubando a cena toda vez que surge na tela. Ainda que fuja da representação de avó que muitos conhecem, ela traz algo em sua bagagem ao chegar na casa de sua família: carinho.

Minari — Como assim uma Avó que xinga e não faz biscoitos?
Minari: Em Busca da Felicidade / A24

Se em uma ponta temos a avó desbocada, na outra está o neto com a mesma característica. O garoto, chamado David, diz “Você nem é vovó de verdade. Pois, elas fazem biscoitos. Elas não xingam!“. Para ele, a senhora que está dormindo em seu quarto e roncando todas as noites não corresponde suas expectativas. Frustrado, ele trilha um caminho para entender que sua avó tem outras peculiaridades, como fazer piadas e zombar dos netos em um jogo de cartas.

O carisma que emana do personagem é fruto da direção cuidadosa que o cineasta Lee Isaac Chung teve com o ator mirim Alan S. Kim, explorando a inocente sinceridade do jovem. Não é à toa que o garotinho fez muitos chorarem e sorrirem quando ele foi premiado com o Critic’s Choice Awards. Veja:

Advertisement

Apesar da temática acerca do “sonho americano” pela óptica de uma família coreana, Minari entrega o que tem de melhor nessa relação entre avó e neto. O choque entre a experiência e a inocência travessa gera momentos inesquecíveis. Uma hora você está sorrindo, depois gargalhando e no fim seus olhos estão borrados pelas lágrimas. É uma convivência tão sincera e pura que muitos terminarão o filme querendo adotar a “Avó Desbocada”. Vovó Soon-Ja pode não ser o modelo ideal de “mestre” e tudo bem, afinal, seu neto não é um pupilo convencional. Mas, mesmo com essa dinâmica incomum, eles encontram tempo para aprender um com o outro.

Mães são nossas primeiras super-heroínas. Elas defendem, ensinam e motivam. Logo, a mãe da nossa mãe é tudo isso em dobro. Por mais que muita gente propague a frase “não existe nada melhor que almoço feito pela avó, em uma tarde de domingo“, nem todas elas são resumidas em tais palavras, afinal existem outras formas de demonstrar amor. Minari está aí para provar isso.

Minari — Como assim uma Avó que xinga e não faz biscoitos?
Minari: Em Busca da Felicidade / A24

O filme recebeu 6 indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Trilha Sonora Original.

Assista ao trailer:

Fique por dentro do Oscar 2021:

Advertisement

Meu Pai — Qual é o propósito de uma Montagem “caótica”?

Nomadland — Cada imagem de Chloé Zhao vale mais que mil palavras.

O Som do Silêncio — Quando o “Design de Som” cria imersão.

About author
Me chamo Mayko Martins. Formado em Publicidade e Propaganda, sou apaixonado por cinema, apesar de nunca ganhar o "Bolão do Oscar"! Estou “preso” a muitas séries e não consigo terminá-las, culpa da Shonda Rhimes – criadora de How To Get Away With Murder – me obrigando a rever sua série várias e várias vezes. Ah, quase esqueci, eu amo escrever! Por isso sou autor da obra "Fruto Podre": uma fantasia distópica publicada nas Terras do Wattpad.
Articles
Relacionados:
CríticasCinema

Crítica | Ron Bugado - Uma mensagem necessária no momento certo

4 Mins read
Ron Bugado conta a história do jovem Barney, um menino de onze anos que tem dificuldade de fazer novos amigos, e seu companheiro Ron, uma inteligência artificial de alta tecnologia que anda, fala e é o “melhor amigo fora da caixa” de Barney. Mas quando Ron começa a ter seu funcionamento comprometido, os dois saem em uma aventura repleta de ação, onde a amizade entre os dois se mostra verdadeira.
CríticasCinema

Crítica | Duna - Um grande épico em um ano razoável

4 Mins read
Com a retomada dos cinemas em meio a uma pandemia global, estreias sem muito peso e outras decepcionantes, Duna se consagra como o grande épico de 2021, com grandes chances de deixar filmes com maior apelo popular para trás nas bilheterias.
NotíciasCinema

"Eternos" é exaltado pela crítica! Confira as primeiras reações do novo filme da Marvel

2 Mins read
“Eternos”, nova aposta do UCM, terá na direção a vencedora do Oscar 2021, Chloé Zhao. Com um elenco repleto de estrelas, como Kit Harrington, Angelina Jolie, Gemma Chan, Richard Madden e Brian Tyree Henry, o longa estreará no dia 04 de novembro de 2021.