Cinema

Oscar 2021 | Meu Pai — Qual é o propósito de uma Montagem “caótica”?

No cinema, não é somente os heróis que possuem habilidades especiais. Filmes também têm superpoderes! Alguns, por exemplo, têm o dom de continuar conosco depois que os créditos acabam. Esse é o caso de Meu Pai, estrelado por Anthony Hopkins e Olivia Colman. Indicado ao Oscar de Melhor Filme, o drama é baseado em uma peça de teatro.

Chorar, sorrir, gritar e muitos outros verbos nascidos dos nossos sentimentos são produzidos quando estamos diante da tela, assistindo um filme. Essa semana, o indicado ao Oscar, Meu Pai, me despertou um amontoado de emoções. A maior de todas foi a “Confusão”. Isso mesmo! Você não leu errado. No entanto, isso não é um ponto negativo, muito pelo contrário, essa é a grande força do filme. Prometo que isso fará sentido antes do último ponto final desse texto.

Meu Pai - Oscar 2021
Meu Pai / Lions Gate / California Filmes

Um longa-metragem, antes de tudo, é uma história com começo, meio e fim. Essa é a explicação mais simples quando falamos de estrutura narrativa. Antes de ser comercializado, ele passa por uma série de “ajustes”. É nessa parte que entra a Montagem (também conhecida como Edição), com a função de selecionar e organizar os planos filmados. Assim, a história ganha ritmo e o conjunto de cenas se transformam em um filme.

A montagem é “quase” uma arte difícil de enxergar, mas fácil de sentir. Graças a ela somos transportados para uma cena de suspense, sufocados pela tensão. Através dela acompanhamos o caos presente em roteiros de ação (Matrix está aí como prova). E nos emocionamos com a “jornada do herói” em tramas de distopia, tal como a Katniss em Jogos Vorazes.

Em suma, esse processo cinematográfico, quando bem feito, fisga a nossa atenção, nos fazendo mergulhar dentro da história. Titanic, Forrest Gump e Tubarão são clássicos condecorados com a estatueta de Melhor Edição, e não é para menos. Esses são exemplos vivos de que a montagem é responsável para que o público se sinta dentro do filme.

Meu Pai - Oscar 2021
Meu Pai / Lions Gate / California Filmes

E o que há de tão especial na montagem de Meu Pai? Sinceramente, tudo! A trama do filme fala sobre um senhor de idade (Anthony Hopkins) que sofre de demência senil. Além da perda de memória e desorientação, um dos principais sintomas é a “confusão“. É nessa palavra que o Montador desenvolve todo o trabalho de edição, nos colocando para vivenciar a confusão mental que assola o protagonista. O que é verdade? Onde estamos? O que aconteceu? Quem é você? São tantas indagações feitas pelo personagem principal, que também sentimos essas questões dentro de nós.

Advertisement

Recentemente, escrevi sobre o filme O Som do Silêncio (Leia AQUI) e falei um pouco sobre como o “Design de Som” criou imersão usando a ausência de qualidade sonora. E a obra Meu Pai tem a mesma finalidade, visto que o propósito de sua montagem “caótica” é passar para o público uma experiência sensorial através das imagens. Ficamos perdidos entre verdades e achismos. Poderia ser o meu pai, ou o seu pai, ou de algum conhecido. Isso não é um balde de pessimismo que estou jogando sobre sua cabeça. Estou apenas fazendo você se imaginar nessa situação, pois é isso que o filme do diretor Florian Zeller faz!

Meu Pai - Oscar 2021
Meu Pai / Lions Gate / California Filmes

O longa recebeu 6 indicações: Melhor Design, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator, Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição. Uma certa intuição me diz que se O Som do Silêncio levar o Oscar de Melhor Som, Meu Pai ganhará a estatueta de Melhor Montagem.

Confira a crítica do filme AQUI.

Assista ao trailer:

Veja também: Nomadland — Cada imagem de Chloé Zhao vale mais que mil palavras.

Advertisement

About author
Me chamo Mayko Martins. Formado em Publicidade e Propaganda, sou apaixonado por cinema, apesar de nunca ganhar o "Bolão do Oscar"! Estou “preso” a muitas séries e não consigo terminá-las, culpa da Shonda Rhimes – criadora de How To Get Away With Murder – me obrigando a rever sua série várias e várias vezes. Ah, quase esqueci, eu amo escrever! Por isso sou autor da obra "Fruto Podre": uma fantasia distópica publicada nas Terras do Wattpad.
Articles
Relacionados:
NotíciasCinemaSéries

Dragon Ball Super | Site oficial do anime anuncia novo filme para 2022

1 Mins read
“Dragon Ball”, anime que marcou as manhãs na extinta TV Globinho, ganhará um longa-metragem roteirizado por Akira Toriyama.
NotíciasCinema

Mães do Brasil: um retrato da maternidade nos filmes brasileiros

8 Mins read
Com a chegada do Dia das Mães, as pessoas em geral voltam as suas atenções para estas mulheres especiais de suas vidas. Seja em um encontro pessoal para um almoço, levando um presente, uma ligação para quem mora distante ou mesmo para quem já não tem sua mãe presente, mas deseja fazer uma homenagem, a data é sempre um momento especial para muitas famílias.
NotíciasCinema

Animais Fantásticos 3 | Mads Mikkelsen fala sobre continuar o trabalho de Johnny Depp

1 Mins read
“Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald” foi marcado pelo excelente trabalho feito por Johnny Depp. No entanto, Mads Mikkelsen foi escolhido como substituto do ator.