fbpx
NotíciasCinema

Incêndio atinge galpão da Cinemateca Brasileira em São Paulo

O depósito não era a sede principal, mas abrigava diversos acervos.

Na tarde desta quinta-feira (29), um incêndio atingiu um dos galpões da Cinemateca Brasileira, na Vila Leopoldina, zona oeste da capital paulista. Os bombeiros receberam um chamado por volta das 18h na Rua Othão, 290. O local não é a sede principal da Cinemateca, que fica na Vila Clementino, mas guarda parte de seu acervo, que abriga documentos e filmes de longas e curta-metragens. Até o momento, o fogo estava controlado, porém não havia cessado. 

“O fogo controlado significa que o fogo está confinado. A erradicação está mais próxima. O incêndio só será apagado completamente quando parar de subir fumaça branca. Não temos nenhum ferido”, afirmou à GloboNews Robson da Silva Bertolotto, diretor da Defesa Civil de São Paulo.

As informações são do G1.

Incêndio na Cinemateca Brasileira 

Segundo Bertolotto apenas a polícia civil poderá afirmar a causa do incêndio. Quinze viaturas com cerca de 50 bombeiros foram enviadas ao local para controlar o fogo.

Além disso, o corpo de bombeiros estima que 10% do local, que tem cerca de 6 mil metros quadrados, foi tomado pelas chamas. Contudo, ainda não se sabe o que foi queimado ou preservado, esta informação só poderá ser descoberta após vistoria do corpo de bombeiros no local do acidente. 

Advertisement

Ouvido pela TV Globo, Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros afirmou que na Cinemateca existem vários materiais infláveis. Por isso, o incêndio pode ter se estendido no galpão. Segundo informações, ainda não há registros de vítimas no local também. 

A Cinemateca está sob responsabilidade do governo federal, por meio da Secretaria de Cultura, que informou em nota oficial que “lamenta profundamente e acompanha de perto o incêndio que atinge um galpão da Cinemateca Brasileira, em São Paulo (SP)”.

Manifestações nas redes sociais 

Logo após o ocorrido, vários usuários, tanto famosos quanto anônimos, postaram manifestações e lamentações sobre o incêndio. Confira algumas reações no Twitter.  

Cinemateca Brasileira

incêndio cinemateca
Frente da sede (Foto: Reprodução/Wikipedia)

A Cinemateca Brasileira foi fundada em 1946 e é responsável por manter arquivos audiovisuais brasileiros. O local possui o maior acervo de “imagem em movimento” da América Latina. 

Em 2016, um outro galpão da Cinemateca Brasileira, desta vez ao lado na sede na zona sul da cidade, foi atingido por um incêndio, que destruiu cerca de 500 obras. No começo de 2020, a unidade da Vila Leopoldina sofreu com enchentes. Segundo laudo da Fundação Roquette Pinto, aproximadamente 9000 rolos de filmes foram destruídos no acidente. 

Advertisement

About author
Estudante de jornalismo, apaixonada pelo cinema e defensora das produções nacionais. Experiência em produção de conteúdo e análise de SEO.
Articles
    Relacionados:
    NotíciasCinema

    Cavaleiros do Zodíaco | Sean Bean, Famke Janssen e mais! Confira o elenco do live-action

    1 Mins read
    A parceria entre A Really Good Film Company e a Toei Animation promete entregar ao público uma versão em carne e osso do anime “Os Cavaleiros do Zodíaco”.
    CinemaNotíciasSéries

    “O Incrível Mundo de Gumball” vai ganhar um novo filme e série

    1 Mins read
    As novas produções do desenho ainda não tem data de estreia.  A animação “O Incrível Mundo de Gumball” vai ganhar um novo…
    CríticasCinema

    Crítica | Confissões de Uma Garota Excluída

    3 Mins read
    Confissões de Uma Garota Excluída, nova adaptação de Thalita Rebouças, usa do bom humor da protagonista para falar sobre bullying e rivalidade feminina.