Cinema

Especial Halloween | Cinema Em Casa – 8 Filmes que assustaram as tardes no SBT

O SBT marcou as tardes de uma geração, não há como negar. Por isso, o Cinerama decidiu voltar alguns anos para relembrar 8 filmes assustadores que marcaram a programação do extinto Cinema Em Casa. Muitos filmes ainda permanecem nítidos, outros, no entanto, não passam de lembranças borradas.

Se tem uma missão que o saudoso Cinema em Casa cumpriu foi a de assustar crianças com filmes que hoje são uma mera lembrança na mente de muitos. Entrando na “vibe” de recordar os bons tempos, relembraremos 8 filmes que assustaram os espectadores mirins que sentavam na frente da TV.

8 filmes que assustaram as tardes do Cinema Em Casa

Ernest: O Bobo e a Fera

A maioria das crianças passou boa parte de sua infância divertindo-se com bonecos ou bonecas. E nada mais “traumatizante” do que uma narrativa que conta sobre terríveis criaturas demoníacas que acordam de uma longa hibernação, e possuem o poder de transformar crianças em bonecos de madeira. Este é um dos vários longas que estão listados na carreira do falecido Jim Varney; o ator atuou em diversos projetos audiovisuais (cinema, TV e comerciais publicitários), sempre com o mesmo personagem: o atrapalhado Ernest.

Cinema Em Casa - 8 filmes que assustaram as tardes no SBT
Ernest – o Bobo e a Fera / Touchstone Pictures

No filme, Ernest trabalha em uma pequena cidade do Missouri. Apesar de ter sido avisado pela senhora supersticiosa do local, ele acidentalmente liberta o demoníaco Trantor, uma criatura confinada debaixo de uma árvore há 200 anos. Trantor transforma algumas crianças em bonecos de pau, e o cachorro de Ernest em um pedaço de lenha. Agora, Ernest terá que se livrar do monstro e trazer suas vítimas de volta à vida.

O Demônio na Garrafa

Lembro que as poucas cenas que apareciam na chamada do filme foram o suficiente para me deixar amedrontado. O Demônio na Garrafa é um longa “quase” esquecido do SBT, que foi exibido tanto no extinto Cinema em Casa, quanto no programa concorrente — Sessão da Tarde.

Na história, uma menina ganha um colar de cristal de seu avô, mas um garotinho acaba derrubando-o no esgoto e, ao descerem para recuperá-lo, entram num covil amaldiçoada que guarda um antigo tesouro pirata, guardado por um terrível demônio.

Advertisement

Monstro do Armário

Com o passar dos anos, algumas histórias não envelhecem “bem”, e esse é o caso de Monstro do Armário, um filme produzido com uma mistura de terror e comédia. No entanto, nos dias de hoje, o longa desperta apenas risadas e expressões confusas. Devo aproveitar e abrir um parênteses aqui (lá nos anos 2000, quando eu assisti pela primeira vez, confesso que fiquei assustado, o que me motivou a nunca dormir com a porta do guarda-roupa aberta). Durante a semana, revi todos os 8 filmes, e Monstro do Armário foi o único que a vontade de rir tomou o lugar dos velhos sustos. Acho que todas as pessoas têm algum filme que antigamente causava espanto, mas que atualmente desperta apenas gargalhadas.

Duas curiosidades: no elenco está o falecido ator Paul Walker (conhecido pela franquia Velozes e Furiosos) e a cantora Fergie, ex-integrante do grupo The Black Eyed Peas. Na narrativa, diversas pessoas começam a ser encontradas mortas dentro de seus armários. Para solucionar o crime, mas sem despertar a atenção da mídia, um pequeno grupo amador é formado, incluindo dois professores, um repórter e uma criança.

Convenção das Bruxas

Logo mais, Anne Hathaway estrelará o remake desse clássico que marcou toda uma geração. Convenção das Bruxas (a versão de 1990) causou pesadelos em muitas crianças por causa da horripilante maquiagem, além, é claro, da atuação de arrepiar feita pela atriz Anjelica Huston. O filme é lembrado por unir fantasia, comédia e toques de “terror”, e até hoje é mencionado por muitos quando o assunto é filmes que marcaram o Cinema em Casa. Seria heresia deixar esse longa fora dessa lista com 8 filmes que traumatizaram gerações.

O filme fala sobre Luke, um menino de 10 anos, que é levado à Inglaterra por sua avó Helga, após a morte dos pais. Ao chegar ao hotel, descobre que uma estranha convenção acontece por ali. Ele percebe que se trata de um encontro de bruxas, no qual está se traçando planos para transformar todas as crianças do mundo em ratos. O pequeno Luke é descoberto e acaba sendo transformado em rato. Mesmo nessa condição, o garoto resolve impedir – com a ajuda de sua avó – que este plano diabólico seja colocado em prática.

Scooby-Doo Na Ilha Dos Zumbis

Este é, sem dúvidas, o melhor filme de animação do Scooby-Doo, e até hoje me recordo da primeira vez que ele passou no SBT. As cenas com os monstros é de assustar até os mais céticos. A história, escrita para divertir e assustar, conseguiu mais amedrontar os fãs da Mistério S. A. do que gerar boas risadas. Com um roteiro digno de um bom live action, pois a atmosfera sobrenatural da narrativa vai crescendo gradualmente, o enredo entrega uma grande reviravolta no terceiro ato, impossível de esquecer.

Advertisement

Na história, Scooby, Salsicha, Velma, Fred e Daphne viajam até uma ilha mal-assombrada para desvendar o mistério do fantasma Moonscar. Mas, eles descobrem criaturas estranhas e zumbis que, pela primeira vez na carreira da Mistério S.A., podem ser reais.

Christine, o Carro Assassino

Até agora, essa lista com 8 filmes apresentou longas que foram feitos para o público infantil, no entanto, algumas vezes, o SBT exibia filmes que nos dias de hoje seriam impossíveis de passar no horário da tarde. Esse clássico, baseado na obra de Stephen King, foi dirigido pelo mestre do terror John Carpenter. O resultado é um filme assombroso, o que é de se esperar vindo de dois especialistas em contar histórias de terror.

No filme, Arnie compra uma carro, que ele chama de Christine. Ele então desenvolve uma obsessão pelo automóvel. Depois que o valentão Buddy desfigura o Christine, o carro se restaura perfeitamente e começa a matar Buddy e seus amigos. Arnie e sua namorada decidem destruir o carro a todo custo.

Cinema Em Casa - 8 filmes que assustaram as tardes no SBT
Christine, o Carro Assassino / Columbia Pictures

Gremlins

As regras sobre as criaturas são claras: não o exponha a luz, nem a água e jamais o alimente depois da meia-noite. Produzido pelo veterano Steven Spielberg, o filme conta a história de um inventor que presenteia seu filho com uma estranha criatura. Obviamente, todas as regras não são seguidas, resultando num bando de criaturas descontroladas, que querem destruir uma cidade na véspera de Natal. 

Abracadabra

Enquanto a tão aguardada continuação não chega, resta aos nostálgicos de plantão relembrar um dos filmes que sempre marcava presença no mês de Halloween do Cinema em Casa. As eternas irmãs Sanderson, interpretas por Bette Midler, Kathy Najimy e Sarah Jessica Parker são as bruxas que eternizaram Abracadabra na mente de muitos. Uma lista com 8 filmes que “bateram o ponto” no Cinema em Casa não poderia deixar esse clássico da Disney de fora!

Advertisement

Na história, após se mudar para Salem, Massachusetts, o adolescente Max Dennison explora uma casa abandonada com sua irmã Dani e sua nova amiga Allison. Depois de não acreditar em uma história que Allison conta, Max acidentalmente liberta um grupo de bruxas más que morava na casa. Agora, com a ajuda de um gato mágico, as crianças devem roubar o livro de magias das bruxas para impedi-las de se tornarem imortais.

Cinema Em Casa - 8 filmes que assustaram as tardes no SBT
Abracadabra / Disney

Além destes 8 filmes que foram exibidos no extinto Cinema em Casa, você se recorda de algum outro que tenha marcado (e aterrorizado) sua infância nas tardes do SBT? Nada mais nostálgico que recordar filmes que habitam nossas lembranças cinematográficas e ver, se atualmente, ainda somos assustados.

E você? Qual seria sua lista com 8 filmes?

Veja também: Especial Halloween | 7 Filmes da Netflix para assistir no Dia das Bruxas.

Advertisement

About author
Me chamo Mayko Martins. Estudante de Publicidade e Propaganda. Sou apaixonado por cinema, apesar de nunca acertar um bolão do Oscar! Minha nova paixão é o teatro, motivo pelo qual faço parte do Grupo Teatro Mix. Estou “preso” a muitas séries, mas a culpa de eu não terminar nenhuma é da Shonda Rhimes – criadora de How To Get Away With Murder, que me fez rever as temporadas várias e várias vezes. E, estou me recuperando do final da terceira temporada de Shingeki no Kiojin... Ah, quase esqueci, eu amo escrever! Por isso sou autor lá nas terras do Wattpad com o livro "Fruto Podre".
Articles
    Relacionados:
    NotíciasCinema

    Kristen Stewart dá detalhes sobre filme em que interpretará a Princesa Diana

    1 Mins read
    A atriz Kristen Stewart foi entrevistada no programa “Jimmy Kimmel Live” e falou um pouco sobre a experiência de interpretar a princesa…
    NotíciasCinema

    Rede Telecine disponibiliza filmes de Godard em homenagem aos 90 anos do cineasta!

    2 Mins read
    O streaming da rede Telecine disponibilizou nove filmes do diretor francês Jean-Luc Godard em homenagem ao seu aniversário de 90 anos, que será no próximo dia 3 de dezembro.
    CinemaNotícias

    É confirmado que Mads Mikkelsen vai substituir Johnny Depp em Animais Fantásticos

    1 Mins read
    A Warner Bros. Pictures confirmou hoje à revista Deadline a contratação de Mads Mikkelsen para o papel de Gellert Grindelwald na franquia…