fbpx
NotíciasCinema

Governo da Rússia bane “Akira”, alegando que o filme “prejudica a saúde das crianças”

O clássico Akira, lançado em 1988 e que ganhou status de “cult” com o passar dos anos, se junta a outros animes que também foram proibidos no país.

Não é de hoje que muitas animações, filmes e séries são barradas na Rússia. Nos últimos meses, o alvo tem sido os animes e a lista de obras banidas, provenientes do Japão, aumentou mais! Naruto, Tokyo Ghoul, Death Note e Inuyashiki, esses são alguns exemplos de títulos que foram proibidos no país.

Dessa vez, o clássico anime da década de oitenta — Akira — teve suas exibições extintas. De acordo com os profissionais que atuam no Tribunal de São Petersburgo, o banimento do filme de Katsuhiro Otomo aconteceu pois trata-se de um conteúdo que pode prejudicar o bem estar físico e psicológico das crianças.

Na nota emitida pelo Tribunal, eles alegaram o seguinte: “Nos centros de pesquisa, são realizados experimentos parapsicológicos em pessoas para desenvolver o tipo perfeito de arma [referindo-se a trama ficcional do filme]. E no país existe um culto religioso a um super-homem chamado Akira, cuja chegada, supostamente, resolverá todos os problemas do Japão. A informação pode ser prejudicial para a saúde e o desenvolvimento mental das crianças”.

Governo da Rússia bane "Akira", alegando que o filme "prejudica a saúde das crianças"
Akira / Tokyo Movie Shinsha

Sinopse Akira:

Uma grande explosão fez com que Tóquio fosse destruída em 1988. Em seu lugar foi construída Neo Tóquio, que, em 2019, sofre com atentados terroristas por toda a cidade. Os amigos Kaneda e Tetsuo integram uma gangue de motoqueiros. Eles disputam rachas violentos com uma gangue rival, os Palhaços, até que um dia Tetsuo encontra Takashi, uma estranha criança com poderes que fugiu do hospital onde era mantido como cobaia.

Fonte: Suco de Mangá.

Advertisement

Veja também: Live-action da “Barbie” será dirigido por Greta Gerwig.

About author
Me chamo Mayko Martins. Formado em Publicidade e Propaganda, sou apaixonado por cinema, apesar de nunca ganhar o "Bolão do Oscar"! Estou “preso” a muitas séries e não consigo terminá-las, culpa da Shonda Rhimes – criadora de How To Get Away With Murder – me obrigando a rever sua série várias e várias vezes. Ah, quase esqueci, eu amo escrever! Por isso sou autor da obra "Fruto Podre": uma fantasia distópica publicada nas Terras do Wattpad.
Articles
Relacionados:
NotíciasCinema

Alerta Vermelho | Filme ganha data de estreia nos cinemas brasileiros

1 Mins read
O longa, original Netflix, vai estrear em novembro deste ano.  O novo filme “Alerta Vermelho” vai chegar aos cinemas brasileiros dia 4…
CríticasCinema

Crítica | Ron Bugado - Uma mensagem necessária no momento certo

4 Mins read
Ron Bugado conta a história do jovem Barney, um menino de onze anos que tem dificuldade de fazer novos amigos, e seu companheiro Ron, uma inteligência artificial de alta tecnologia que anda, fala e é o “melhor amigo fora da caixa” de Barney. Mas quando Ron começa a ter seu funcionamento comprometido, os dois saem em uma aventura repleta de ação, onde a amizade entre os dois se mostra verdadeira.
CríticasCinema

Crítica | Duna - Um grande épico em um ano razoável

4 Mins read
Com a retomada dos cinemas em meio a uma pandemia global, estreias sem muito peso e outras decepcionantes, Duna se consagra como o grande épico de 2021, com grandes chances de deixar filmes com maior apelo popular para trás nas bilheterias.