fbpx
Séries

Globoplay | Reveja 5 séries e minisséries nacionais que marcaram época!


Que tal relembrarmos as séries e minisséries que marcaram a televisão brasileira, e que estão disponíveis no Globoplay pra maratonar?!


1) Sai de Baixo, 1996 a 2002, Luiz Gustavo e Daniel Filho

Sai de Baixo | TV Globo

Para começar de forma magistral, nada melhor que a sitcom que marcou os anos 90! Sai de Baixo foi um dos maiores programas de humor que a nossa televisão já viu – e uma das maiores audiências também.

Com um elenco de peso, de Miguel Falabella a Aracy Balabanian, o programa reinava absoluto aos domingos logo após o Fantástico. Seu humor nada politicamente correto e ácido era novidade até então para o tal “padrão Globo de qualidade”, o que deu ao programa um ar de novidade, virando em pouco tempo febre nacional!

Leia também: Disney Plus | Top 5 clássicos Disney para maratonar hoje!

2) O Auto da Compadecida, 1999, Guel Arraes

O Auto da Compadecida | TV Globo

Antes de ser um filme, foi minissérie. Na verdade, antes de ser minissérie, já foi dois filmes. Mas antes de ser dois filmes, foi peça de teatro. Foi não, é uma peça de teatro! Uma peça de teatro do grande mestre Ariano Suassuna, de 1955!

Antes de ser uma minissérie de sucesso, O Auto da Compadecida foi adaptada para o cinema duas vezes: a primeira, A Compadecida, 1969, de George Jonas; já a segunda, de 1987, foi da trupe dos Trapalhões: Os Trapalhões no Auto da Compadecida. Apesar de excelentes, as adaptações não fizeram sucesso. Somente em 1999, com as mãos e talento de Guel Arraes, que a peça caiu no gosto popular!

Com um elenco primoroso, de Matheus Nachtergaele e Senton Mello, a Lima Duarte e a divina Fernanda Montenegro, a minissérie foi ao ar em janeiro de 1999, em quatro capítulos, sendo um enorme sucesso. Tanto, que foi adaptada para as telonas em 2000, exibida em 90 salas de cinema em todo o país. Além disso, ganhou uma reedição comemorativa de vinte anos em 2019!

3) A Grande Família, 2001 a 2014, Cláudio Paiva, baseado na série homônima de Oduvaldo Vianna Filho

A Grande Família | TV Globo

São 14 temporadas e mais de quatrocentos episódios! A Grande Família marcou os anos 2000 com suas situações mais que engraçadas e personagens que ficaram eternos na cultura pop brasileira, como o trambiqueiro Agostinho Carrara e suas frases filosóficas, ou ainda o bonachão Beiçola e seus deliciosos pastéis.

Com Marieta Severo, Pedro Cardoso, Marco Nanini, Guta Stresser e grande elenco, A Grande Família já faz parte da sua, da minha e da nossa família brasileira, até porque a identificação é inevitável!

Advertisement

4) Os Normais, 2001 a 2003, Fernanda Young e José Alvarenga Jr.

Os Normais | TV Globo

Com os irreverentes, ou nem tanto, Rui e Vani, um casal como qualquer outro, tirando uns e outros detalhes – até porque, de perto ninguém é normal, né? – Os Normais foi outro marco pra televisão brasileira. Trazendo uma mistura do texto afiado da saudosa Fernanda Young, e da direção certeira de José Alvarenga Jr., junto dos talentos de Luiz Fernando Guimarães e Fernanda Torres, a sitcom trazia sempre situações hilárias e absurdas!

Situações estas que, de uma forma ou outra, se fosse em qualquer outro programa ou formato, seriam tratadas ou como um dramalhão mexicano ou caso psiquiátrico. Mas ainda bem que a comédia Non Sense de Young dava aos assuntos abordados uma certa normalidade. Doido, né? Com um total de 71 episódios, divididos em 3 temporadas, Os Normais merece uma super maratona com o mozão, né!?

5) Toma Lá, Dá Cá, 2007 a 2009, Maria Carmem Barbosa e Miguel Falabella

Toma Lá, Dá Cá | TV Globo

Mario Jorge que era casado com Rita que é casada com Arnaldo que era casado com Célinha que é casada com Mario Jorge que é vizinho de Arnaldo… Meu Deus! Que confusão! Bem, acho que deu pra sacar que Toma Lá, Dá Cá foi uma das séries mais loucas que a televisão brasileira já fez, né?

Se passando no Condomínio Jambalaya Ocean Drive, a sitcom trazia personagens marcantes, como a fogosa Copélia, o estranho Tatalo e a mítica Bozena, que sempre tinha uma história curiosa sobre Papo Branco, sua cidade natal, no Paraná . Dividida em 3 temporadas, com mais de 90 episódios e recheada de um elenco de peso, como Miguel Falabella e Marisa Orth, a Diogo Vilela e Adriana Esteves, Toma Lá, Dá Cá finaliza nossa lista com chave de ouro e uns causos de Bozena, daí:

About author
Pedro Olivato Montanaro, formado em Rádio e Televisão pela Universidade Anhembi Morumbi. Redator freelancer do Portal Cineramaclube. Cinéfilo de corpo e alma.
Articles
Relacionados:
NotíciasSéries

La Casa de Papel: Coreia | Remake ganha data de estreia e teaser

1 Mins read
Remake de La Casa de Papel chega em 24 de junho na Netflix. O remake coreano da famosa série La Casa de…
NotíciasSéries

Percy Jackson | Série define o seu protagonista

1 Mins read
Segundo a revista Variety, a Disney escalou o ator Walker Scobell (O Projeto Adam) para protagonizar a série Percy Jackson and the Olympians, baseada nos livros de mesmo nome de Rick Riordan.
NotíciasSéries

Stranger Things | 4ª temporada ganha novo trailer

1 Mins read
Stranger Things 4 estreia em 27 de maio. Hoje (12) a Netflix divulgou o novo trailer da quarta temporada de Stranger Things,…
×
NotíciasCinema

Oppenheimer | 1ª foto de Cillian Murphy como protagonista é divulgada