Curiosidades

Fim da meia-entrada nos cinemas é discutida pelo Ministério da Economia

E para o desespero geral da nação cinéfila, o Ministério da Economia se mostrou a favor da extinção do benefício que propões a meia-entrada nos cinemas. Como se já não bastasse os preços exorbitantes dos ingressos, o fechamento forçado dos cinemas e ausência de novos lançamentos cinematográficos devido a pandemia, agora os fãs da sétima arte terão que seguir em aflição com essa nova pauta.

Uma pesquisa de monitoramento realizada em mais de 3 mil salas de cinema pelo Sistema Controle de Bilheteria (SBC), desde 2017, aponta que há uma baixa na procura por ingressos de meia-entrada. Porém, uma análise da ANCINE estimou que 80% dos ingressos vendidos em 2019 foram comercializado pelo preço de meia-entrada. De acordo com as estimativas, mais de 96,6 milhões de brasileiros são assistidos pela lei que prevê o benefício para consumo de cultura.

Fim da meia-entrada nos cinemas é discutida pelo Ministério da Economia

Em Dezembro de 2013, a lei de meia-entrada foi aprovada e em 2015 regulamentada. O benefício aplica-se a estudantes, idosos, jovens de baixa renda e deficientes. Pelo menos 40% dos ingressos em espetáculos artísticos, culturais e esportivos devem ser destinados para venda de meia-entrada.

O Ministério também alega que há malefícios na comercialização de ingressos por meia-entrada, alegando que “Como consequência, os grupos que dela fazem uso (da meia entrada) são iludidos, pois praticamente não usufruem de benefício algum”, ou seja, os preços dos ingressos estão atualmente elevados devido ao benefício.

O Brasil é o único país do mundo que garante por meio de lei o benefício de meia-entrada. Vale mencionar que algumas redes de cinema disponibilizam esse benefício por conta própria, como a UCI Cinemas que garante meia-entrada aos sócios Unique e a Cinemark para os sócios do Cinemark Mania.

Advertisement

A discussão sobre a obrigatoriedade da meia-entrada está aberta ao público até 13 de agosto, quando o Ministério da Economia decidirá se os cinemas poderão abrir mão do benefício.

Fonte: G1

About author
Editor-chefe do site. Cinéfilo apaixonado por todos os gêneros. 24 anos.
Articles
Relacionados:
Curiosidades

Como Cães e Gatos 3: Peludos Unidos! ganha trailer e pôster oficial

1 Mins read
A Warner Bros. Picture divulgou hoje (23/09) o novo trailer e pôster do filme Como Cães e Gatos 3: Peludos Unidos!. O filme é dirigidos pelo Sean McNamara, e escrito por Scott Bindley, e traz a continuidade da aventura entre os mundos rivais dos cães e gatos, quando um vilão tecnológico decide aparecer dando inicio a um novo conflito.
SériesCuriosidades

Amazon Prime Video estreia Súbete A Mi Moto, série sobre a boy band Menudo

1 Mins read
O Amazon Prime Video anunciou ontem (18/09) que a série de 15 episódios Súbete A Mi Moto, sobre o popular grupo pop de Porto Rico, Menudo, irá estrear em outubro. Produzida pela Somos Productions, Endemol Shine, Boomdog e Piñolywood Studios, Súbete A Mi Moto estará disponível para os assinantes do Prime Video da América Latina.
Curiosidades

Homem-Formiga 3 | Jonathan Majors será Kang, o Conquistador

1 Mins read
O universo cinematográfico da Marvel ganha mais um vilão: Kang, o Conquistador. O icônico personagem dos quadrinhos será adaptado em Homem-Formiga 3,…