Curiosidades

10 filmes de detetive para você que adora um bom suspense

Filmes policiais são sempre bons para esquentar aquele fim de noite, ainda mais quando a trama é recheada de suspense e reviravoltas que fazem qualquer um virar os olhos de tanta raiva por não ter tido ideia de como os criadores pensaram naquilo. Aqui, segue uma lista com alguns clássicos e outros filmes recentes que vão nessa linha, sempre embalados por tensos ambientes e excelentes trilhas sonoras.

1) A Marca da Maldade (1958)

Uma das obras-primas de Orson Welles (“Cidadão Kane“), o que não é fácil de listar, já que o mestre era especialista em construir clássicos inabaláveis. Se você ainda não está convencido de assistir, veja a cena de abertura: um dos melhores planos já filmados na história do cinema, sempre marcado pela tensão. Disponível no TelecinePlay.

Sinopse: ao investigar um assassinato, Ramon Miguel Vargas (Charlton Heston), um chefe de polícia mexicano em lua-de-mel em uma pequena cidade da fronteira dos Estados Unidos com o México, entra em choque com Hank Quinlan (Orson Welles), um corrupto detetive americano que utiliza qualquer meio para deter o poder.

2) Os Suspeitos (2013)

Um dos grandes sucessos recentes de Denis Villeneuve (“Blade Runner 2049“), ao lado do também mestre, Roger Deakins (“1917”), esse cruel suspense faz com que você não consiga se mexer em alguns momentos. A viagem já vale só pelas atuações de Jake Gyllenhaal e Hugh Jackman, sem falar no incrível Paul Dano (“Sangue Negro“), que fará o novo Charada.

Sinopse: Depois que sua filha de seis anos e uma amiga dela são sequestradas, Keller Dove, um carpinteiro de Boston, enfrenta o departamento de polícia e o jovem detetive encarregado do caso para fazer justiça com as próprias mãos.

Advertisement

3) Laura (1944)

Um verdadeiro clássico em todos os sentidos, desde a atmosfera até as atuações de desconfiados personagens. Todos parecem ter o que esconder, em um estilo de filme que acabou se tornando repetido e homenageado em diversas outras produções.

Na trama, o detetive de Manhattan, Mark McPherson (Dana Andrews) investiga o assassinato de uma executiva da Madison Avenue, Laura Hunt (Gene Tierney), em seu sofisticado apartamento. Nada é o que parece e as paixões podem até assolar os mortos neste eletrizante filme noir.

4) Relíquia Macabra ou O Falcão Maltês (1941)

Dirigido pelo mestre John Huston (“O Segredo das Joias“) e protagonizado por Humphrey Bogart (“Casablanca“), um atores mais durões da Velha Hollywood, esse suspense brinca com as emoções do espectador à todo momento e entrega uma das histórias mais originais do cinema.

Na trama, um detetive cínico se envolve em uma perigosa missão pela busca de uma estatueta preta do século 16 de valor incalculável. Depois que seu parceiro é assassinado, o detetive enfrenta policiais furiosos, uma mulher sedutora e vilões excêntricos.

filmes
Warner Bros. Pictures“.

5) Entre Facas e Segredos (2019)

Nessa paródia dos livros de Agatha Christie, o cineasta Rian Johnson (“Os Últimos Jedi“) quebrou alguns dos principais clichês do gênero e brincou com a própria definição de mistério. Indicado a vários Oscar, o filme foi louvado como um dos melhores do ano passado, em uma lista de títulos pesados.

Advertisement

Sinopse: depois de fazer 85 anos, Harlan Thrombey, um famoso escritor de histórias policiais, é encontrado morto. Contratado para investigar o caso, o detetive Benoit Blanc descobre que, entre os funcionários misteriosos e a família conflituosa de Harlan, todos podem ser considerados suspeitos do crime. Disponível no Prime Video.

6) Los Angeles – Cidade Proibida (1997)

Homenageando vários clássicos do anos 40 e 50, esse drama lida com temas como corrupção, violência e traição, sempre carregado por algumas grandes atuações. O elenco é excelente, com estrelas como Kim Basinger (“Batman“), Kevin Spacey (“House of Cards“) e Guy Pearce (“Amnésia“).

Sinopse: Ao investigar um caso de múltiplos homicídios ocorridos no Café Nite Owl, os detetives Ed Exley e Bud White acabam desvendando um lucrativo esquema de prostituição de luxo, envolvendo figurões de Hollywood e o departamento de polícia de Los Angeles. Também disponível no Prime Video.

7) Dois Caras Legais (2016)

Uma divertida comédia policial, parodiando alguns elementos da saga “Máquina Mortífera” e uma boa pedida para desestressar após alguns dos títulos mais sérios dessa lista. A química entre Ryan Gosling (“Drive“) e Russell Crowe (“Gladiador“) em algumas situações meio absurdas é o que segue movendo o longa.

Sinopse: A filha de uma funcionária do Departamento de Justiça é sequestrada. Sua mãe contrata o detetive Healy para investigar o caso. Ao lado do desajeitado oficial March, eles descobrem uma conspiração ligada à morte de uma estrela de filmes adultos.

Advertisement

8) Sobre Meninos e Lobos (2003)

Um dos melhores filmes de Clint Eastwood (“Gran Torino“) e o seu mais tenso trabalho até então. A trama mexe com alguns sentimentos básicos de qualquer pessoa e as reviravoltas não vão parar de te jogar para fora do sofá.

Na trama, três amigos de infância, Dave, Sean e Jimmy acabam se separando quando um deles, Dave, é sequestrado e sofre terríveis abusos sexuais. Agora adultos, o passado volta a assombrá-los quando a filha de Jimmy é assassinada.

9) Zodíaco (2007)

Um dos melhores trabalhos do mestre David Fincher (“Clube da Luta“) esse longo mistério lida com uma busca desenfreada por um perigoso psicopata. As atuações são ótimas, contando com nomes de peso, como Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo e Robert Downey Jr.

Sinopse: Baseado em eventos reais, durante os anos 60 e 70, o medo aumenta em São Francisco com os ataques de um assassino maníaco chamado Zodíaco. Investigadores e jornalistas tentam descobrir a identidade do assassino e levá-lo à justiça.

10) Máquina Mortífera (1987)

Afastando-se um pouco mais do mistério e indo para aquela boa ação oitentista, esse clássico é muito divertido para qualquer fã de tramas policiais. A química entre os protagonistas e uma embalada história, fazem de “Máquina Mortífera” um dos melhores filmes sobre uma dupla de detetives.

Advertisement

Na trama, logo após a morte de sua esposa, o detetive da polícia de Los Angeles, Martin Riggs, torna-se temerário e suicida. O detetive é transferido e imediatamente entra em choque com o novo parceiro, Roger Murtaugh, o mais antigo funcionário do departamento. Juntos, eles descobrem um cartel do tráfico de drogas. As situações cada vez mais perigosas formam um vínculo entre os dois.

Veja também: Prime Video | 10 clássicos para quem já cansou de navegar sem rumo

About author
Estudante, fã de faroestes e musicais, aficionado por "Família Soprano" e 007, entre outras coisas boas da vida.
Articles
    Relacionados:
    Curiosidades

    Flash | Veja o uniforme do personagem Impulso, vivido por Jordan Fisher

    1 Mins read
    A 7ª Temporada da série “Flash” ainda tem muita novidade para os fãs. Uma delas, é a participação do personagem Impulso.
    Curiosidades

    Crítica | Falcão e o Soldado Invernal

    3 Mins read
    Segunda produção da Marvel Studios para o streaming do Disney+, “Falcão e o Soldado Invernal” apresenta uma narrativa política sobre os ídolos e a memória de uma Nação. Dirigido por Kari Skogland, a minissérie é um exame profundo do racismo institucional e carrega consigo a carga dramática necessária para se destacar.
    Curiosidades

    Stranger Things | Maya Hawke diz que ficou apavorada em gravar na pandemia

    1 Mins read
    Maya Hawke, intérprete de Robin Buckley, de “Stranger Things”, comentou sobre seu medo em gravar a série em tempos de pandemia.