NotíciasCinema

…E O Vento Levou é retirado do catálogo da HBO Max por conteúdo racista

…E O vento Levou é o clássico filme de 1939, que tem sido alvo de controvérsias há muitos anos, mas que conseguiu levar oito Oscars e ser uma das maiores bilheterias da história do cinema, com 91% de aprovação no Rotten Tomatoes.

A trama segue Scarlett O’Hara, uma jovem mimada que consegue tudo o que quer. Menos o amor de Ashley Wilkes, um nobre sulista que deve se casar com a sua prima Melanie. Tudo muda quando a Guerra Civil americana explode e Scarlett precisa lutar para sobreviver e manter a fazenda da família.

O elenco conta com Vivien Leigh, Clark Gable, Olivia de Havilland, Leslie Howard e Hattie McDaniel.

...E O Vento Levou é retirado do catálogo da HBO Max por conteúdo racista
Loew’s Inc.

O longa foi recentemente retirado da HBO Max temporariamente, após uma discussão sobre o contexto histórico do filme. Inicialmente, a produção era anunciada como um dos grandes destaques da nova plataforma de streaming da WarnerMedia.

Essa atitude se deve ao fato do cineasta John Ridley, vencedor do Oscar por 12 Anos de Escravidão, que argumentou em um editorial ao jornal Los Angeles Times, que quando o longa não ignora os horrores da escravidão, perpetua esteriótipos dolorosos para as pessoas de cor.

Advertisement

Como um cineasta, eu entendo que os filmes geralmente são retratos de momentos na história. ‘…E o Vento Levou‘ é, no entanto, um problema único. Não erra apenas em se tratando de representatividade. É um filme que glorifica o sul pré-guerra. É um filme que, quando não ignora os horrores da escravidão, pausa para perpetuar alguns dos estereótipos mais dolorosos das pessoas de cor

...E O Vento Levou é retirado do catálogo da HBO Max por conteúdo racista
Loew’s Inc.

…E O Vento Levou é criticada pela forma como as pessoas negras são abordadas, assim como glorificar o antigo Sul dos EUA na Guerra Civil, quando as tensões ao redor dos conflitos étnicos no país estavam se tornando cada vez mais elevadas.

Em um pronunciamento oficial da HBO Max, publicado no Hollywood Reporter, o representante da plataforma afirma que:

As representações raciais [do filme] são erradas à época e são erradas hoje, e nós percebemos que manter esse título sem uma explicação ou uma denúncia à essas representações seria algo irresponsável. Essas representações são contra os valores da WarnerMedia, portanto, quando retornarmos o filme à HBO Max, ele será devolvido com uma discussão sobre seu contexto histórico e suas representações, mas manteremos a obra como ela é originalmente, porque retirá-las seria a mesma coisa que considerar que elas não existiram. Se quisermos criar um futuro mais igual, justo e inclusivo, primeiros temos que reconhecer e compreender a nossa história.

...E O Vento Levou é retirado do catálogo da HBO Max por conteúdo racista
Loew’s Inc.

Considerando o atual contexto que vivemos, onde uma série de protestos contra racismo se espalham ao redor do mundo, é importante que a HBO Max considere e introduza o filme com responsabilidade.

Advertisement

…E O vento Levou será disponibilizado em breve na plataforma, mas junto de uma discussão sobre o contexto histórico de sua trama, assim como a maneira que as representações raciais da obra são apresentadas ao público.

Fonte: CinePOP.

About author
Produtora Audiovisual, escritora e roteirista.
Articles
    Relacionados:
    NotíciasSéries

    Após 36 anos, Chaves e Chapolin não serão mais exibidos no SBT

    2 Mins read
    O SBT confirmou que deixará de exibir os seriados Chaves, Chapolin e Chespirito a partir de amanhã (01 de agosto). A adorada e clássica série mexicana não será mais…
    NotíciasCinema

    Luca | Nova animação da Pixar ambientada na Itália tem sinopse divulgada

    1 Mins read
    A Pixar Animation Studios anunciou que o seu próximo lançamento nos cinemas será a animação LUCA.  Ambientado em uma bela cidade costeira…
    NotíciasCinema

    Paramount atualiza o calendário de estreias de suas produções no Brasil

    1 Mins read
    Devido à pandemia do coronavírus, muitas produções tiveram que adiar suas datas de estreia pelos cinemas de todo o mundo. Assim, as…