fbpx
NotíciasCinema

Documentário sobre FHC está sendo negociado com a Globoplay após recusa da ANCINE

O documentário biográfico “Presidente Improvável” que contará a história do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que esteve no cargo mais importante do país entre 1 de janeiro de 1995 e 1 de janeiro de 2003, está sendo negociado para ser exibido pela Globoplay após recusa da ANCINE em apoiar o projeto.

Segundo a ANCINE, na decisão que vetou o apoio para o desenvolvimento do filme, consta na declaração que o projeto: “(…)dá margem a inegável promoção da imagem pessoal do ex-presidente da república homenageado no documentário, com o notório aproveitamento político, às custas dos cofres públicos(…)”. O projeto já havia sido aprovado em 2018 para captação de investimentos, porém, a diretoria da agência decidiu voltar atrás e cancelar a aprovação.

Documentário sobre FHC está sendo negociado com a Globoplay após recusa da ANCINE
FHC atualmente | Reprodução

A decisão passou a se destacar negativamente e foi alvo de críticas por conta da aprovação anterior ao filme “Nem Tudo se Desfaz”, de Josias Teófilo, para captação de recursos, isso porque a produção retrata as eleições de 2018, destacando a jornada de Jair Bolsonaro até chegar ao cargo de presidente da república.

A associação de servidores da ANCINE divulgou nota se declarando contra a decisão. “Rechaçamos qualquer interferência política na análise e aprovação dos projetos audiovisuais apresentados à Ancine”, disse o grupo em nota direcionada para o serviço prestado pela Secretária Especial de Cultura, que hoje é chefiada por Mario Frias. Outro grupo a se posicionar foi a Apaci (Associação Paulista de Cineastas), que, em nota enviada ao governo, se declarou contra à censura promovida na decisão.

Apesar das problemáticas para o seu financiamento, o filme já está em desenvolvimento. A obra terá a entrevista de pessoas renomadas da sociedade brasileira e internacional, como o músico Gilberto Gil e o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. A direção ficará por conta do diretor carioca Belisário Franca.

Advertisement

A produção pode ser desmembrada em cerca de 5 episódios e essa seria uma possibilidade para o interesse da Globoplay em exibir a obra, apresentando-a como uma minissérie.

Leia mais: Chorão: Marginal Alado chega ao catálogo da Netflix

Fonte: Terra

Advertisement

About author
Paulista, 23 anos, bacharel em Cinema e Audiovisual e estudante de Publicidade.
Articles
Relacionados:
NotíciasCinema

“O Guarda-Costas” | Sucesso dos anos 90 vai ganhar um remake

1 Mins read
O filme estreou em 1992 e foi protagonizado por Whitney Houston e Kevin Costner. Um dos maiores sucessos da década de 90,…
NotíciasCinema

Confira o trailer de 7 Prisioneiros, longa da Netflix com Rodrigo Santoro

1 Mins read
O filme estreou no Festival de Veneza e deve chegar ao público geral em novembro.  O novo filme da Netflix, 7 Prisioneiros,…
NotíciasSéries

Locke e Key | Netflix libera trailer da 2ª temporada

1 Mins read
Lançada em 2020, a 1ª temporada de “Locke & Key” levou para as telas uma adaptação dos quadrinhos da dupla Joe Hill e Gabriel Rodriguez.