fbpx
Curiosidades

Dia do Dublador | Relembre dublagens brasileiras que ficaram para a história

Em comemoração ao Dia do Dublador, o Cinerama separou algumas das interpretações mais marcantes na história da dublagem brasileira.

O dia 29 de junho tem uma importância especial para todos os brasileiros. Independente de qualquer tipo de formação, todos nós reconhecemos algumas vozes que marcaram a nossa infância, adolescência ou vida adulta. Nessa terça-feira então, separamos algumas das vozes mais icônicas para você relembrar nesse Dia do Dublador.

Mário Monjardim e Orlando Drummond – O Salsicha e o Scooby

Dois queridos dubladores brasileiros, Mário Monjardim e Orlando Drummond fizeram uma dupla imparável dando vida aos dois personagens mais icônicos da franquia ”Scooby-Doo”. Além da dupla Salsicha e Scooby, ambos realizaram grandes trabalhos ao longo de sua vida: Mário também dublou personagens como o Pernalonga e Capitão Caverna, e Orlando, além de sua consagrada carreira como ator, chegou a dublar personagens como Popeye (Popeye) e o Vingador (Caverna do Dragão).

Carlos Alberto Vasconcellos e Waldyr Sant’anna – Homer Simpson

Duas gerações diferentes que dublaram a mesma voz, Carlos Alberto Vasconcellos e Waldyr Sant’anna viveram o personagem Homer Simpson ao longo da franquia ”Os Simpsons”. Waldyr foi o primeiro a dar voz ao protagonista, dando a ele o seu tom e timbre marcante que todos conhecemos. Porém, a partir da décima oitava temporada e do filme da série, Carlos Alberto assumiu o querido personagem e continuou de modo brilhante o incrível legado de seu antecessor.

Isaac Bardavid como Wolverine

Durante mais de 23 anos, Isaac Bardavid foi a voz do lendário personagem Wolverine. Tanto em animações quanto nos filmes, o dublador eternizou a sua voz no imaginário popular brasileiro, sendo impossível desassociar ela do personagem dos quadrinhos. Em um encontro especial realizado pelo programa The Noite, Isaac teve a oportunidade de conhecer Hugh Jackman, ator consagrado no papel, e foi até mesmo reverenciado – e convenhamos, merecidamente.

Guilherme Briggs – Superman, Buzz Lightyear e mais – muito mais.

É impossível passar pela dublagem brasileira hoje em dia sem citar Guilherme Briggs. Uma referência presente em diversos personagens da cultura pop, o dublador conseguiu o status de popularidade nacional pela sua presença em uma grande variedade de trabalhos. Seja como Cosmo (Os Padrinhos Mágicos), Superman, Buzz Lightyear (Toy Story), Mickey… e muitos outros personagens de grande relevância.

Advertisement

Obviamente, em uma pequena lista muitos nomes incríveis ficam de fora. Wendel Bezerra (Goku, Bob Esponja), Flávia Saddy (Lisa, Mulher-Maravilha), Úrsula Bezerra (Goku, Naruto), Garcia Júnior (He-Man, Pica-Pau) entre muitos outros não figuraram os vídeos acima, mas tem sua importância marcada no coração de diversas gerações. Mais do que em qualquer outro dia, nesse dia 29 fica a lembrança de valorizarmos cada vez mais os diversos profissionais da área da dublagem brasileira, que para nós sempre será a melhor do mundo.

About author
Apaixonado por cinema e pela cultura geek, graduando de Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Pelotas. Realizo entrevistas, participo de podcasts e escrevo sobre cinema de vez em quando.
Articles
Relacionados:
CuriosidadesCinema

Páscoa: vida, renascimento e cinema

3 Mins read
Páscoa: vida, renascimento e cinema. O Cineramaclube separou cinco clássicos para você ver e louvar à sua maneira o amor e vida do Filho de Deus.
Curiosidades

Star Wars | Vencedor do Oscar ajudou em criação da linguagem do Povo da Areia

1 Mins read
O vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 2022, Troy Kotsur de No Ritmo do Coração, contou em entrevista ao Daily Moth que foi ele quem criou a linguagem de sinais do povo da areia nas duas séries do universo de Star Wars, The Book of Boba Fett e Mandalorian.
CuriosidadesCinema

Globoplay | Top 5 clássicos sinistros de terror e suspense

1 Mins read
Cinco achados no Globoplay que vão fazer você chorar de tanto medo. Já avisamos que nem adianta dormir de luz acesa… Ele vem mesmo assim 😈