CuriosidadesSéries

Dark | Guia prático pra quem perdeu o sono

Química, Física, Filosofia, Cristianismo. O Universo nunca é o mesmo depois que olhamos pra estes, entre outros, pilares da sociedade ocidental. Sabe-se que optamos por determinar a linha do tempo e do espaço, entre o passado, presente e futuro. Mas nem sempre foi/é/será desta forma. É o que a série Dark explora perfeitamente em sua trama, ou melhor, em seu nó. Um salve aos alemães, Baran bo Odar e Jantje Friese, que fizeram uma releitura do tema acidente nuclear e ligaram ao tema viagem no tempo.  A mais complexa série da Netflix nos faz abrir ouvidos, olhos e mente sensoriais e captar a não linearidade. Certamente quem assiste Dark não dorme à noite. 

Dark – 3ª temporada / Netflix

Para entender com mais praticidade, confira abaixo os pontos centrais de toda a série que a 3ª temporada revelou de vez.

A diferença entre passado, presente e futuro é somente uma persistente ilusão

Albert Einstein, citado na temporada 1

Contém spoilers !

Desatando o nó em Dark

Tudo está conectado: pontos para lembrar

Usina nuclear – Projetada em 1953 por Bernd Doppler, pai de Helge. O acidente nuclear em 1986, que aconteceu meses após Chernobyl, gerou a partícula de Deus.

Advertisement

Cavernas de Winden – São várias cavernas interligadas. Parte delas fica debaixo da usina. Em 1920, Noah jovem por ordem de Adam (Sic Mundus) abre um túnel e coloca uma porta com o símbolo da triquetra. A passagem é ativada pela primeira vez em 21 de junho de 1986, mas é fechada e reaberta várias vezes na série.

Tempo – Ele não tem seu estado fixo. Se em uma cena se fala de 2019, nas outras cenas esse ano já não interessa mais. Em outras palavras, é como se o tempo verbal nos nossos diálogos fossem a linha não linear do tempo. Por exemplo, nas frases “tudo acontecerá como deve acontecer” e “tudo acontecerá como aconteceu”. As duas frases são ditas pela Claudia idosa, se referindo ao futuro. A primeira é o alerta, enquanto que a segunda é a consolidação. 

Máquina do tempo – Construída por H.G. Tannhaus a pedido da Claudia idosa em 1953. Ele usa seu livro que nunca escreveu e leva 33 anos pra ficar pronta. A máquina cria um buraco de minhoca ligando passado, presente e futuro.

Viagens – Há 2 tipos. Há a viagem para mudar algo e a viagem para permitir um evento. Na primeira, os personagens  decidem viajar aleatoriamente, por razões baseadas numa luta  constante entre bem  e mal. Eles, os viajantes, podem mudar tudo. No segundo caso, é quando a pessoa não vai por conta própria . Você pode notar que alguém sempre tem que voltar no tempo, o que acaba sendo um desaparecimento. Daí contam-se 33 anos, devido ao ciclo vicioso. 

Personagens decisivos e seus destinos

Dark / Netflix

H.G. Tannhaus: sofre com a perda de seu filho, nora e neta em 1971. Grande entendedor de física e teoria da relatividade, resolve criar a viagem no tempo para salvá-los. Ele consegue a criar, mas acaba criando também os dois mundos, o de Jonas e o de Martha.

Advertisement

Adam: o Jonas 60 anos mais velho e com cicatrizes no corpo devido a tantas viagens. Ele dá continuidade à Sic Mundus, sociedade criada pelo senhor cego (Heinrich Tannhaus) no século 19. Quer causar o apocalipse (concluir os ciclos), para viver no Paraíso. Após saber do terceiro mundo e da origem, ele salva Jonas antes do apocalipse, em uma realidade alternativa.

Eva: em sentido oposto, ela (a Martha idosa) lidera a chamada Erit Lux (que haja luz). Eva quer salvar seu mundo, enviando seus viajantes para manterem o loop.

Claudia: na busca por impedir que sua filha, Regina, morra nos dois mundos, Claudia entra no embate entre Adam e Eva. Em suas várias viagens, descobre que um terceiro mundo existe – aquele em que H.G. Tannhaus segue seu desejo.

Jonas e Martha: terminam sua jornada juntos voltando ao dia 21 de junho de 1986, o dia da origem, para impedir a morte da família de H.G. Tannhaus. Isso só foi possível no momento exato do apocalipse, onde o tempo para e o nó que gerava as idas e vindas dos dois é desfeito. Eles cumprem a missão e deixam de existir, assim como seus respectivos mundos.

Créditos : Toga Voadora

Termos mais abordados

Buraco de minhoca – o “túnel” que serve como atalho para as viagens no espaço-tempo. Conecta 3 épocas, 1953-1986-2019. Permite os 2 ciclos, ou intervalos, de 33 anos, e o apocalipse (último ciclo). Sua representação se dá pela Triquetra, símbolo triangular que interliga 3 arcos.

Advertisement

Partícula de Deus – a massa negra que surge após um desastre na usina em 1986, é estabilizada por muitos viajantes do tempo e super carregada por Adam, no apocalipse.

Paradoxo de Bootstrep – quando é o começo? Na primeira temporada, conhecemos H.G. Tannhaus como o relojoeiro que se depara com o livro Uma Jornada Através do Tempo de sua autoria. Porém, ele nunca escreveu a obra. Outro caso, é Charlotte ser mãe da própria mãe. O paradoxo do fim e do começo é o tempo todo mostrado na série.

Filosofia hermética ou Hermetismo – Na 3ª temporada, a Elisabeth do segundo mundo encontra um livro sobre Hermética que pertencia à família Tannhaus. A Sic Mundus é uma associação dessa filosofia. O Hermetismo é uma espécie de religião oculta em que pessoas específicas passam da consciência humana para a consciência divina. O apocalipse planejado por Adam se sustenta na ideia de que uma explosão (ação do homem) gera uma criação (ação divina).  

O que foi respondido na 3ª temporada

Quando é o começo?

Adam (Jonas) sempre acreditou que a origem das dores e dos eventos que o distanciava de Eva (Martha) ,estava no filho que geraram. Portanto, ele usa o apocalipse para matar a Martha jovem e o filho, que está no ventre, Com isto, Adam iria se imergir na escuridão eterna. Porém, Claudia aparece e o avisa de que a origem está no terceiro mundo, quando Tannhaus cria acidentalmente os dois mundos que ligariam o loop. Ou seja, Eva e Adam nunca deveriam existir.

Veja também: Dark : a novela | Ouça a versão em alemão de “Eva”, hit do axé

Advertisement

11 frases de Dark para gravar

Quem assiste a série Dark tem a impressão de imergir nos loops perfeitos ali mostrados. Parte dessa imersão, se dá através das frases que abrem as temporadas e dos diálogos certeiros. Relembre abaixo 11 das melhores frases ditas em Dark.

Cada decisão a favor de algo é contra outra coisa. (Jonas adulto alerta seu eu jovem na temporada 1)

Algumas coisas devem acontecer do jeito que sempre aconteceram. (Resume a 2ª temporada)

Quem tem olhos para ver e ouvidos para ouvir se convence de que os mortais não conseguem ocultar segredos. Pois aquele que não fala com os lábios, fala com a ponta dos dedos. Nós nos traímos por todos os poros. 

Quando você olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você. (Friedrich Nietzsche, citado na temporada 2)

Advertisement

Sumi da sua vida há mais de seis meses. E você me encontrou há mais de 33 anos. 

Nosso verdadeiro caráter se revela não só nos nossos atos, mas no propósito deles.

Nunca perdemos a esperança. Lá fora há tanto luz quanto sombras.

Não conhecemos nosso fim, mas ele nos  conhece. Redenção ou condenação. Podemos nos render à ilusão do livre-arbítrio,  mas não podemos escapar de nosso juízo final.

O homem é livre pra fazer o que quer, mas não para querer o que quer. (frase de Arthur Shopenhauer, que resume a 3ª temporada)

Advertisement

Nenhuma resistência, nenhum obstáculo é grande suficiente para impedir seu desejo. Não seria a persistência em nossa busca o que nos diferencia do animal, que conhece apenas o desejo a curto prazo? 

O que sabemos é uma gota. O que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton)

About author
"Filmes tem o poder de capturar sonhos" A Invenção de Hugo Cabret (2011)
Articles
    Relacionados:
    SériesNotícias

    Papel de Elliot Page em Umbrella Academy continuará o mesmo

    1 Mins read
    A Netflix confirmou que Elliot Page continuará interpretando Vanya em ‘The Umbrella Academy‘, e mostrou total apoio à decisão do ator, que se revelou um homem…
    NotíciasSéries

    Astro de Prison Break seria protagonista de série cancelada de Star Wars

    1 Mins read
    Muito antes de Pedro Pascal se preparar para The Mandalorian, George Lucas tinha grandes planos para sua galáxia muito, muito distante com…
    NotíciasSéries

    Diversos atores de Demolidor se juntam para salvar série

    1 Mins read
    Rosario Dawson, que interpretou Claire Temple em Demolidor, juntou-se ao movimento para salvar a série. Dawson finalmente apareceu em todos as três…