GamesCuriosidades

Cyberpunk 2077 | Quem é o Sr. Olhos Azuis?

Cyberpunk 2077 foi lançado em dezembro e, ainda que sua chegada tenha sido marcada por grandes problemas, diversas linhas de missão se mostraram bem elaboradas. Exemplos são os arcos de Joshua Stephenson, do policial River e da família Peralez. Este último, com a missão “Paranoia”, nos introduz a um personagem misterioso que parece ter controle sobre diversas situações de Night City, operando a partir dos bastidores. Seria este o maior mistério do jogo? Afinal, quem é o Sr. Olhos Azuis?

Leia também: Após bugs e problemas de Cyberpunk 2077, CD Project promete reconquistar confiança dos fãs

Ver a presença deste NPC em Cyberpunk não é obrigatório. Na verdade, você pode até mesmo completar o jogo sem notá-lo. Para desbloquear Paranoia, devemos ter feito uma missão anterior, que trata de investigar o assassinato do prefeito Lucius Rhyne e envolve tanto Jefferson e Elizabeth Peralez quanto River. Algum tempo depois, os Peralez ligam para você novamente com outro pedido: entender um acontecimento estranho em seu apartamento, uma vez que Jefferson diz que houve uma invasão na noite anterior e o agressor baleado – embora nada tenha sido roubado. Segundo Jeff, no momento seguinte ele desmaiou e acordou pela manhã em sua cama, com a segurança informando que nada de diferente havia aparecido.

Nosso mercenário V começa a investigação e descobre que há uma grande operação de vigilância envolvendo os Peralez, o que faz sentido se pensarmos que Jefferson é candidato a prefeito de Night City e, portanto, um alvo. V segue um furgão para onde os dados estavam sendo retransmitidos e se envolve em um tiroteio com membros da gangue Maelstrom.

Ao investigar o furgão, descobrimos que alguém está fazendo lavagem cerebral com os Peralez, como que criando um candidato perfeito para a prefeitura. V conta essa informação para Elizabeth e ela pede para que ele não informe a verdade a Jefferson, por medo de ele enfrentar forças poderosas demais. É sua escolha decidir ou não o que falar para Jeff, mas, antes de encontrá-lo, V recebe uma investigação misteriosa. Uma voz diz que nada pode ser alterado e que sabe o que o mercenário é, tendo aparente conhecimento sobre a questão do Relic.

Advertisement

Enquanto você conversa com Jefferson, é possível ver à distância uma figura estranha observando-os. Ao escaneá-lo, seu nome é mostrado como “Sr. Olhos Azuis”, e não podemos interagir com o NPC ou atacá-lo.

Cyberpunk
Sr. Olhos Azuis | Game Rant

A próxima aparição do Sr. Olhos Azuis é diretamente em um dos finais do jogo, o Path of Glory. Nele, V é o mercenário mais famoso de Night City e é contratado pelo Sr. Olhos Azuis para roubar dados do Palácio de Cristal, uma estação espacial. A aparição de Olhos Azuis neste final é sugestiva e parece dizer que o seu papel do jogo simplesmente não terminou ali.

Ao longo de Cyberpunk 2077 temos diversas pistas da importância dessa verdadeira entidade dentro do jogo. Por exemplo: Jefferson, Olhos Azuis e o profeta Garry utilizam o mesmo modelo de anel. Além disso, Garry costuma citar em suas teorias de conspiração “pessoas azuis” que vivem no espaço e vem à Terra para controlar políticos.

Os mais atentos também verão que, em Paranoia, as pessoas dentro do furgão escaparão para um veículo aéreo nas proximidades. Se você for rápido, pode derrubar estes agentes, mas ao chegar perto deles suas cabeças irão explodir. Eles deixam cair um caco, que você pode hackear para ler a informação de que “terminação” é algo que será utilizado em caso de os agentes serem capturados ou incapacitados. Afinal, nenhuma organização secreta quer seus dados vazados.

Também é interessante o fato de que o Sr. Olhos Azuis tem este nome pelas suas cavidades oculares sempre brilharem nessa cor. No universo de Cyberpunk, a continuidade do brilho artificial nos olhos de uma pessoa indica que ela está sendo controlada por um terceiro. Por isso, há a possibilidade do Senhor Olhos Azuis não ser a figura nos bastidores e sim apenas um fantoche para a verdadeira sombra de Night City. Esta sombra pode ser desde um grupo de pessoas até mesmo IAs rebeldes que buscam controlar a humanidade. Seja como for, o papel de Olhos Azuis no jogo parece ser apenas a ponta do iceberg e indica a possibilidade de vermos uma futura expansão que trate dele e de seus planos.

Advertisement

Personagem de Cyberpunk tem paralelo com The Witcher 3

Cyberpunk
Gaunter O’Dimm | WhatCulture

Não é a primeira vez que a CD Projekt Red nos mostra um personagem misterioso cuja natureza e extensão de seus poderes é incerta. Em The Witcher 3: Wild Hunt, o primeiro pacote de expansão, Hearts of Stone, nos apresenta o personagem de Gaunter O’Dimm. O’Dimm é um ser de aparência inofensiva que, na verdade, é extremamente poderoso. Chamado também de Senhor Espelho, ele realiza desejos para suas vítimas — embora eles sempre tenham implicações nefastas — e depois colhe suas almas, além de demonstrar certo controle sobre o tempo.

Há referências para Gaunter em locais como o Pântano Retorcido e até em Toussaint. O fato mais interessante é que O’Dimm é introduzido, em verdade, no início do jogo base, conversando com Geralt em Pomar Branco e dando pistas da localização de Yennefer, para logo após desaparecer em um passe de mágica. Outra semelhança de Gaunter O’Dimm com o Sr. Olhos Azuis é que ambos, em certo momento de seus respectivos jogos, estão espionando V de forma quase imperceptível para o jogador.

Cyberpunk 2077 está disponível para PC, PS4, PS5 e as famílias Xbox One/Xbox Series. Por conta do lançamento conturbado, o jogo está temporariamente indisponível na PlayStation Store. Confira o trailer de lançamento abaixo:

About author
21 anos de muito amor às letras. Estudante de direito e gamer nas horas vagas.
Articles
    Relacionados:
    Curiosidades

    Flash | Veja o uniforme do personagem Impulso, vivido por Jordan Fisher

    1 Mins read
    A 7ª Temporada da série “Flash” ainda tem muita novidade para os fãs. Uma delas, é a participação do personagem Impulso.
    Curiosidades

    Crítica | Falcão e o Soldado Invernal

    3 Mins read
    Segunda produção da Marvel Studios para o streaming do Disney+, “Falcão e o Soldado Invernal” apresenta uma narrativa política sobre os ídolos e a memória de uma Nação. Dirigido por Kari Skogland, a minissérie é um exame profundo do racismo institucional e carrega consigo a carga dramática necessária para se destacar.
    Curiosidades

    Stranger Things | Maya Hawke diz que ficou apavorada em gravar na pandemia

    1 Mins read
    Maya Hawke, intérprete de Robin Buckley, de “Stranger Things”, comentou sobre seu medo em gravar a série em tempos de pandemia.