CríticasCinema

Crítica | Você Nem Imagina

Você Nem Imagina é uma das novas produções da Netflix que, assim como “Por Lugares Incríveis”, também aposta em um romance com uma pegada cult e um pouco de drama

Você Nem Imagina  é uma das novas produções da Netflix , escrita e dirigida por Alice Wu, ela apresenta Ellie Chu (Leah Lewis), uma adolescente chinesa que vive numa cidade pacata dos Estados Unidos desde os quinze anos e que, por ter vários talentos além da inteligência e estar passando por um momento financeiro difícil, acaba cobrando para fazer trabalhos para toda a classe. Sabendo do seu dom para escrever textos, o atleta não tão popular e extremamente carismático  Paul Munsky (Daniel Diemer) acaba contratando Ellie para escrever cartas de amor para a sua pretendente Aster Flores (Alexxis Lemire).

Trabalhando juntos para criar uma maneira de Aster se apaixonar por Paul, e começando uma amizade que envolve até a família dos dois, Ellie acaba atrasando os planos de seu amigo com a pretendente, já que ela também acaba mostrando que secretamente está apaixonada por Aster.

Você Nem Imagina
Você Nem Imagina | Netflix

Abrindo com uma frase de Platão que diz “Amor é apenas o nome do desejo e da busca pelo todo”, o filme mostra de maneira simbólica o amor e como ele pode ser tratado de formas diferentes por diferentes pessoas.  Enquanto algumas acreditam em amor à primeira vista e almas gêmeas, outras preferem ter os pés no chão e esperar que o acaso ou consequências da vida tragam o amor, e algumas até desistem de encontrar o amor e focam em coisas diferentes.

Apesar de aparentar ser mais um romance adolescente, ao assistir nos deparamos com um tema sério como a falta de oportunidade e o impacto financeiro e cultural que algumas pessoas sofrem ao tentar uma oportunidade nos Estados Unidos, e todo um peso dramático na construção dos acontecimentos que cercam a trama como a religião e a influência dela nas cidades pequenas, e a descoberta da sexualidade na adolescência, sendo alguém que não tem ninguém além da professora e do pai que sofre pela cultura diferente, depressão e a perda da esposa, para conversar.

Você Nem Imagina
Você Nem Imagina | Netflix

Você Nem Imagina, apesar de conter os clichês, que mais pra frente são utilizados pra quebrar os próprios clichês, é extremamente bem estruturado e bem trabalhado, vem se desenvolvendo de uma maneira tímida, com toques do cinema cult, fugindo de todo o glamour que alguns filmes apresentam sobre a adolescência, mas com um carinho e cuidado que sentimos que foram utilizados na construção de cada cena, música, locação ou figurino.

Advertisement

No final das contas, o filme não é uma obra prima, mas deve ser apreciado como se fosse. Ele nos mostra o amor na sua forma mais crua e como ele pode ser entendido, afinal, por mais que o amor possa ser violento, ele também é o ponto de partida para as histórias mais expressivas, principalmente se você é alguém que está se descobrindo e descobrindo as várias formas de amar. Mesmo o filme se vendendo como um filme LGBT+, a história acaba não focando tanto nesse lado, mas sim sobre o primeiro amor e o sobre amizades que vão além da orientação sexual. 

Você Nem Imagina é dramático e ao mesmo tempo extremamente delicado, e mostra mais uma vez que o cinema é uma das formas mais bonitas de falar sobre o amor.

Você Nem Imagina está disponível na Netflix.

Nota: 3/5

Assista ao trailer:

About author
21, Jornalista e amante do cinema.
Articles
    Relacionados:
    NotíciasCinema

    Marvel faz homenagem para Chadwick Boseman no dia em que ele faria 44 anos

    1 Mins read
    A Disney e a Marvel Studios prestaram uma homenagem especial a Chadwick Boseman neste domingo (29/11), dia em que o falecido ator…
    NotíciasCinema

    Pequenos Grandes Heróis| Taylor Lautner explica por que não quis retornar como Sharkboy; Confira

    1 Mins read
    Há um novo filme chegando a Netflix de Robert Rodriguez, e é uma sequência solta de um de seus filmes anteriores. Embora…
    NotíciasCinema

    Petição para tirar Amber Heard de Aquaman já tem 1,5 milhão de assinaturas

    1 Mins read
    Uma petição online solicitando a retirada de Amber Heard da próxima seqüência de Aquaman recebeu mais de 1,5 milhão de assinaturas. Criada…