CríticasCinema

Crítica | Uma Invenção de Natal – Um show Natalino com o encantador toque teatral da Broadway

Se tem uma mistura que dá muito certo nessa época do ano é a combinação entre fantasia e musical. Dito isso, Uma Invenção de Natal é o presente mais bonito que a Netflix deu para seus assinantes.

O Natal é uma data comemorativa que fabrica um grande número de filmes temáticos. Por conta disso, dezembro tornou-se palco para obras cinematográficas que desenvolvem histórias ou com um pé na premissa natalina ou com o corpo inteiro mergulhado nessa data tão especial. Todo mundo tem uma “árvore de recordações” decorada com longas que assumem essa personalidade, direta e indiretamente, e passamos boa parte da nossa infância e adolescência enfeitando, metaforicamente, os galhos. Esqueceram de Mim, Harry Potter e O Grinch são alguns símbolos fílmicos que ilustram esse relação do Cinema natalino com o público.

Determinada a encontrar um espacinho nessa “árvore de lembranças”, a Netflix tem se dedicado a investir em narrativas sazonais e Uma Invenção de Natal é o filme mais “Jingle Bells” dos últimos anos.

Uma Invenção de Natal - Um show Natalino com o encantador toque teatral da Broadway
Uma Invenção de Natal / Netflix

Sobre Uma Invenção de Natal:

O filme acompanha o fabricante de brinquedos Jeronicus Jangle e sua neta Journey, que são responsáveis por invenções fantásticas que dão origem a peças excêntricas e magníficas. Quando sua mais preciosa criação é roubada por seu aprendiz de confiança, a traição deixa Jeronicus improdutivo e recluso, cabendo a sua neta criar uma mágica invenção para salvar o Natal.

Se 2020 fosse um filme com certeza seria alguma mistura de terror com ficção científica e algumas pinceladas de drama histórico. Por isso, uma trama que escape da rigidez e do realismo mundano é mais que bem-vinda. Filmes sobre o Natal confortam, emocionam e divertem (a grande maioria, pelo menos). Logo, fica difícil isolar alguns clichês na hora de contar histórias, porém, há aqueles que se arriscam e fazem das fórmulas batidas um importante componente dentro da narrativa. E David E. Talbert é esse cara! Com um senso estético que transforma cada momento em um frame lúdico e belo, sua direção é como o “pó de pirlimpimpim“, nos transportando para um mundo visualmente maravilhoso.

Cada segundo nessa dimensão criada por Talbert é um convite para experimentarmos uma jornada miraculosa sobre o amor e os laços que envolvem relacionamentos de família e de amizade. Uma Invenção de Natal é a típica jornada sobre o abandono da esperança, da gentileza e dos próprios sonhos. E a partir dessa ruptura com a felicidade mostrará o renascimento de um personagem que passará a redescobrir a magia que existe na perseverança, na simpatia e no cultivo de desejos utópicos. 

Advertisement
Uma Invenção de Natal - Um show Natalino com o encantador toque teatral da Broadway
Uma Invenção de Natal / Netflix

A direção feito pelo cineasta é um farol bem intencionado, disposto a mirar o caminho rumo a estrada dos Tijolos Amarelos. Para aqueles que se perderam desse caminho, o longa é uma mão estendida para sonharmos de novo. A mensagem de Natal é passada com muito carinho e isso é acolhedor.

Se existisse um amigo oculto entre todos os serviços de streamings, Uma Invenção de Natal seria o presente mais adorável que a Dona Netflix poderia oferecer! E o mais especial nesse presente é que ele possui múltiplas facetas. Se você ama musicais esse filme é para você. Se os longas de fantasia são o seu ponto fraco esse filme também é para você. Se o Natal é sua data favorita de todo o ano, aqui está uma película que demonstra todo o seu amor por gorros vermelhos, piscas-piscas e embrulhos delicados que ficam embaixo de pinheiros enfeitados. Uma ode ao espírito natalino de aproximadamente duas horas com direito a brinquedos falantes, invenções quiméricas e muita luz.

Indo além, olhando para fora, o filme é um marco quando o assunto é representatividade negra. Eu mesmo não consigo lembrar de filmes natalinos que tiveram grande parte do elenco composto por artistas negros (na frente e atrás das câmeras). Acredito que não seja exagero afirmar que Uma Invenção de Natal é para a Netflix o que Pantera Negra foi para a Marvel.

Uma Invenção de Natal - Um show Natalino com o encantador toque teatral da Broadway
Uma Invenção de Natal / Netflix

Capaz de conduzir adultos e crianças por um mundo de fantasia, o filme conta com um excelente trabalho feito pela equipe de Direção de Arte. As casas que possuem uma arquitetura hipnotizante são como “Gingerbread house” — aquela típica casinha feita com biscoitos e balas, que lembra muito a residência da bruxa em João e Maria. No entanto, diferente do conto assustador, as casas de Uma Invenção de Natal parecem saídas de um livro infantil com o simples propósito de maravilhar.

O mesmo vale para o figurino, vestindo todos com cores fortes que refletem o estado emocional de cada um. É mais um exemplo de como a composição visual conta uma narrativa que manifesta o perfil psicológico dos personagens.

Advertisement

Forest Whitaker (ganhador do Oscar pelo filme O Último Rei da Escócia) dá asas para o protagonista. Sua interpretação desperta ora nosso carinho, ora nossa desaprovação. Tal contraste é colocado com muita sensibilidade no personagem Jeronicus, construído no começo do filme como um sonhador (através da performance de Justin Cornwel), e potencializado no desenvolvimento e no desfecho pela singela atuação de Whitaker. Quem também brilha é a pequena Madalen Mills, a atriz mirim dá um show na hora de cantar, atuar e dançar.

Uma Invenção de Natal - Um show Natalino com o encantador toque teatral da Broadway
Uma Invenção de Natal / Netflix

Keegan-Michael Key (conhecido pelo seu trabalho com Jordan Peele em “Key and Peele“, programa de comédia) é o vilão moldado pelas adversidades. Keegan já entra em cena como se estivesse no primeiro ato de um espetáculo de teatro, atestando que seu talento é versátil. Agora, quem consegue contagiar sem nem ao menos “aparecer”, fisicamente, é o ator e cantor Ricky Martin. Aqui, o astro porto-riquenho empresta sua voz para dar vida, alma e muita personalidade para o boneco vivo chamado Don Juan Diego.

Vale ressaltar o incrível trabalho de adaptação feito pelos profissionais que dublaram este filme, mas no momento que os créditos finais subirem volte algumas cenas e reveja as canções no idioma original; é surreal! Em alternativa, se a sua preferência é ver filmes legendados, fazer o caminho inverso é uma ótima oportunidade de ver como a dublagem brasileira consegue inovar em musicais.

As canções de Uma Invenção de Natal possuem um “que” de Pop e Hip Hop, tudo mesclado com melodias e notas que são gatilhos para despertar na nossa mente aquele sentimento de natal, de família e de comemoração festiva. O cantor John Legend é o compositor das canções originais e ele merece todos os elogios que não caberão em um parágrafo.

Uma Invenção de Natal - Um show Natalino com o encantador toque teatral da Broadway
Uma Invenção de Natal / Netflix

Vinte e cinco de dezembro é um número especial no calendário de muitos, sem dúvida. Em tempos que o afastamento se fez e se faz necessário, esse é um longa-metragem que consegue simbolizar um abraço acolhedor através da magia de contar histórias.

Advertisement

Uma Invenção de Natal é simplesmente um conto de fadas em formato de filme. Uma garantia de que essa data tão encantadora continuará sendo homenageada pela 7ª arte.

Nota: 4/5

Assista ao trailer:

Veja também: Crítica | Tudo Bem No Natal Que Vem.

About author
Me chamo Mayko Martins. Estudante de Publicidade e Propaganda. Sou apaixonado por cinema, apesar de nunca acertar um bolão do Oscar! Minha nova paixão é o teatro, motivo pelo qual faço parte do Grupo Teatro Mix. Estou “preso” a muitas séries, mas a culpa de eu não terminar nenhuma é da Shonda Rhimes – criadora de How To Get Away With Murder, que me fez rever as temporadas várias e várias vezes. E, estou me recuperando do final da terceira temporada de Shingeki no Kiojin... Ah, quase esqueci, eu amo escrever! Por isso sou autor lá nas terras do Wattpad com o livro "Fruto Podre".
Articles
    Relacionados:
    NotíciasCinema

    Godzilla vs. Kong é adiado novamente!

    1 Mins read
    Godzilla vs. Kong ganhou um adiamento de 1 semana, indo de 25 de março para dia 1, o que também influenciará na sua…
    NotíciasCinema

    Juíza arquiva processo de danos morais feito por grupo cristão contra Porta dos Fundos

    1 Mins read
    O processo feito pelo grupo cristão Templo Planeta do Senhor contra o Porta dos Fundos e a Netflix foi arquivado. Foi pedido uma indenização de R$…
    NotíciasCinema

    Slaxx | Filme de terror sobre uma calça jeans assassina ganha trailer; confira!

    1 Mins read
    O Shudder, um serviço de produções on-demand, lançou o primeiro trailer oficial do longa de terror e comédia Slaxx. Protagonizado por uma…