CinemaCríticas

Crítica | TENET

Tenet é a primeira estreia no cinema desde a paralisações das atividades devido ao COVID-19, e surpreendentemente ao abrir com chave de ouro essa retomada. Como uma carta tirada da manga em um momento extremamente oportuno, Nolan consegue trazer um alto nível em sua nova produção.

Não é de hoje que o diretor Christopher Nolan vem brincando com a imaginação das pessoas ao trazer filmes complexos e que usam de muita tecnologia extremamente avançadas. O diretor, na maioria das vezes, alcança um nível excelente de qualidade em seus filmes deixando qualquer um de boca aberta, e Tenet é com certeza um deles.

Nolan usa do tempo e espaço em basicamente todos os seus filmes, e não seria diferente em Tenet. O longa conta traz um jovem agente da CIA que não tem o seu nome revelado -mas vamos chamá-lo de The Protagonist-(John David Washington) e que, após um incidente em uma missão, acaba sendo recrutado para a TENET.

TENET é nada mais que uma entidade internacional que está estudando a inversão, um fenômeno onde a tecnologia é usada para inverter a antropia de alguns objetos e pessoas, para que elas pareçam estar voltando no tempo. The Peotagonist conta com um ajudante, Neil (Robert Pattinson), para embarcar em uma missão ao redor do mundo afim de encontrar a pessoa responsável pela existência dessa nova tecnologia, um bilionário russo(Kenneth Branagh), que é capaz de gerar uma terceira guerra mundial ao apertar um simples botão.

Tenet
TENET | Warner Bros. Pictures

Como todo bom filme do Nolan, este tem bastante ação, efeitos sonoros impecáveis e questões que deixam qualquer um com uma pulga atrás da orelha, mas será que toda a espera realmente valeu a pena?

Apesar de parecer vários filmes genéricos sobre agentes da CIA que estão atrás do vilão estrangeiro, este usa das ficção científica para se destacar. A questão de fazer objetos voltarem no tempo sem uma máquina grandiosa e com uma explicação um tanto quanto mais simples chama a atenção de qualquer um, é curioso como isso é colocado na trama de uma forma que fique claro para todo mundo o que é a acontecendo.

Advertisement

O longa tem 2 horas e 30 minutos bem distribuídos, diria até mesmo que aguentaria mais meia horinha se trouxessem algo bem produzido e que encaixasse na história, até porque é impossível não sair da sala de cinema sem aquele gostinho de quero mais, e o final aumenta ainda mais essa vontade.

Nolan vem trabalhando com atores grandes desde sempre, e mostrou mais uma vez que o seu dedo para escolher protagonistas e coadjuvantes continua muito bom. John Washington já havia mostrado todo o seu talento no filme “Infiltrados na Klan”, todo o seu talento herdado do pai pode ser visto em seus papéis cheios de ação e ótimos diálogos. Robert Pattinson vem se destacando ainda mais, todos estão de olho no próximo Batman, e a cada filme que estreia com ele nos deixa ainda mais ansiosos para ver ele no uniforme de morcego. Elizabeth Debicki foi a grande surpresa do elenco, se mostrando extremamente coerente com o papel e trazendo toda a intensidade necessária para ele. De elenco fomos muito bem servidos!

Tenet
TENET | Warner Bros. Pictures

Mas afinal, é um mundo invertido? Realidade paralela? Viagem no tempo? A resposta para mim é bem clara, são todas essas alternativas juntas, e ao mesmo tempo nenhuma delas é o suficiente para explicar o que acontece no filme.

Apesar das várias vezes em que o roteiro se mostrou complexo demais para meros mortais, ele não pecou em momento algum e conseguiu entregar aquilo que esperávamos assim que o filme começou.

Talvez o que traga um ponto negativo parando filme é a constante forma em que Nolan tenta fazer as coisas do jeito mais difícil, me fazendo até questionar a minha própria inteligência. Essa busca por assuntos muito complexos e exagerados costuma trazer um público muito específico, o que não acaba sendo muito bom.

Advertisement
Tenet
TENET | Warner Bros. Pictures.

Não é novidade pra ninguém que Nolan é um gênio do cinema, e Tenet é um forte concorrente não só de algumas premiações do cinema, mas também para marcar presença no Top 3 dos fãs do diretor.

Tenet, no fim, entregou absolutamente tudo, me surpreendeu positivamente em todos os quesitos – logo eu que não sou muito fã do diretor. Será uma grata surpresa para o público e, para mim, a melhor forma de começar a retomada dos cinemas.

Tenet já está disponível nos cinemas.

Nota: 5/5

Assista ao trailer:

About author
21, Jornalista e amante do cinema.
Articles
    Relacionados:
    NotíciasCinema

    Logan | FOX cogitou fazer um filme derivado sobre a X-23 e sua relação com o final de Wolverine

    1 Mins read
    Em entrevista recente à revista Elle, a atriz Dafne Keen, a X-23 de “Logan” (2017), afirmou que o estúdio, durante as filmagens…
    NotíciasCinema

    Apesar do Covid, cerimônia do Oscar 2021 será presencial

    1 Mins read
    “A exibição do Oscar presencial vai acontecer.”, essa foi a reposta de um dos representantes da Academia quando questionado sobre os efeitos…
    NotíciasCinema

    Atriz de Mulher-Maravilha, Gal Gadot será versão feminina de 007 em novo filme de ação

    1 Mins read
    Após meses de negociação, Gal Gadot foi confirmada como protagonista do filme de espionagem “Heart of Stone”. De acordo com o Deadline, a atriz terá como…