CríticasCinema

Crítica | Pulsão

Dirigido por Di Florentino é realizada pela produtora Trópico, “Pulsão” é um documentário nacional que mostra o uso das redes sociais para manipulações eleitorais.

Usar as redes sociais já virou rotina na vida de muitos brasileiros, a facilidade com que as notícias são compartilhadas agrada todo mundo em uma época em que sempre parece que estamos atrasados para algo. A pressa -conhecida como a inimiga da perfeição- se faz presente, e é nessa pressa em que acabamos não conferindo tudo que é nos passado, e consequentemente nos vemos influenciados pelas famosas “Fake News”, principalmente em épocas de eleição.

“Pulsão” apresenta uma ampla pesquisa sobre a influência das mídias digitais na política, se mostrando cauteloso ao traçar uma linha entre os fatos. O documentário começa apresentando a internet e as mudanças no país durante os governos de Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva, mostrando a coragem criada pelas pessoas -que são contra o partido- por trás da tela do celular. A divisão de ideias entre a população acaba criando uma corrente de desinformação em um momento bastante complicado na política brasileira.

Além do período de impeachment de Dilma Rousseff em que as manifestações tomaram conta das ruas e dos estádios do país, a produção faz questão de desenvolver a sua linha pela Operação Lava-Jato até as eleições de 2018, época do ápice das Fake News que rondavam os grupos do WhatsApp.

Pulsão | Trópico

Em produção desde 2016, “Pulsão” era inicialmente apenas um registro do Circo da Democracia, evento que reuniu em Curitiba diversas figuras políticas e acadêmicas para debater a política da época, e acabou se tornando um longa metragem devido a acontecimentos importantes.

Intenso, essa é a palavra que define muito bem “Pulsão”, com imagens riquíssimas dignas de prêmios da área, o longa consegue passar -e muito bem- a sua mensagem. Com pouco mais de 71 minutos de duração, acompanhar sem interrupção se torna uma tarefa difícil se você não curte muito política, ou até mesmo o formato de documentário, mas para um bom amante dos debates e de dados Pulsão acaba sendo um ótimo entretenimento e fonte de informação.

Advertisement

Devido a pandemia do Covid-19, “Pulsão” será lançando online na próxima sexta-feira (4), às 19 horas. O documentário ficará disponível gratuitamente por tempo indeterminado.

Nota: 4/5

Assista ao trailer:

About author
21, Jornalista e amante do cinema.
Articles
    Relacionados:
    NotíciasCinema

    Viúva Negra tem estreia adiada para 2021, Os Eternos e Shang-Chi também são afetados

    1 Mins read
    Os cinemas são um dos mais afetados deste o início da pandemia, causando muitas paralisações, atrasos e adiamentos. Agora, a Marvel oficializou…
    NotíciasCinema

    Whindersson Nunes vai dublar Jackie Chan em novo filme do astro!

    1 Mins read
    Nesta terça (22), o novo filme do astro Jackie Chan (“Hora do Rush“), “Contos do Caçador de Sombras“, ganhou seu primeiro trailer…
    NotíciasCinema

    Movimento pelo SnyderCut já arrecadou US$500 mil para a prevenção ao suicídio

    1 Mins read
    Por meio de seu Twitter oficial, o diretor Zack Snyder revelou que o movimento em torno do lançamento do SnyderCut de “Liga…