fbpx
CríticasCinema

Crítica | Os Caras Malvados – DreamWorks acerta mais uma vez com animação subestimada

A Dreamworks segue fazendo um ótimo trabalho com suas animações e dessa vez traz Os Caras Malvados, uma animação que poucos ouviram falar mas que merece destaque por sua originalidade em diversos aspectos.

Sinopse: Na nova comédia de ação da DreamWorks Animation, baseada na série de livros best-sellers do New York Times, uma tripulação criminosa de animais fora-da-lei está prestes a tentar seu golpe mais desafiador: tornar-se cidadãos-modelo.

Nunca houve cinco amigos tão infames quanto Os Caras Malvados – o arrojado batedor de carteiras Sr. Lobo (com a voz do vencedor do Oscar® Sam Rockwell, de Três Anúncios Para Um Crime, na versão original), o arrombador de cofres Sr. Cobra (com a voz de Marc Maron, de GLOW, na versão original), o mestre do disfarce, Sr. Tubarão (com a voz de Craig Robinson, da franquia Hot Tub Time Machine, na versão original), o “”músculo”” baixinho, Sr. Piranha (com a voz de Anthony Ramos, de Em Um Bairro de Nova York, na versão original) e a hacker especialista com língua afiada Srta. Tarântula

Crítica | Os Caras Malvados - DreamWorks acerta mais uma vez com animação subestimada
Os Caras Malvados | DreaWorks Animation – Universal Pictures

Assim como muitos dos lançamentos da DreamWorks, Os Caras Malvados segue numa linha de marketing mais contida apostando no boca a boca que sempre dá certo e de fato aqui também tem tudo pra dar. Pouco se vê do filme por ai, com exceção de alguns comerciais na TV e material promocional virtual. Mas isso tudo seria para abafar uma bomba? A resposta é: Claro que não, muito pelo contrário!

A nova animação do estúdio das franquias ‘Shrek‘, ‘Madagascar‘ e ‘Como Treinar Seu Dragão‘ acerta em cheio em um lançamento que vai agradar tanto o público infantil quando os papais e mamães que acompanharem seus filhos nas sessões. Os Caras Malvados vem com uma trama inocente e sutil, que aborda questões essenciais para o desenvolvimento humano, uma delas, o estereótipo e como ele pode moldar a vida de alguém, mas ao mesmo tempo uma acidez com os mesmos assuntos atraindo o espectador adulto para o filme, tornando a experiência muito além de só estar ali para a companhia de seu pequeno.

À primeira vista, a animação parece incoerente em inserir animais selvagens interagindo com humanos de forma natural, mesmo que isso seja normal em filmes desse tipo, mas ao passar do tempo podemos notar que isso é mais que proposital e faz parte da grande moral do filme. “Nem tudo é o que parece!”

Advertisement
Crítica | Os Caras Malvados - DreamWorks acerta mais uma vez com animação subestimada
Os Caras Malvados | DreaWorks Animation – Universal Pictures

Os Caras Malvados é bem original em seus traços e estilo de animação, coisa que é muito comum na DreamWorks, diferente de suas concorrentes. A equipe criativa do filme apostou em um visual mais cartunesco e deixa o longa como se fosse um gibi em forma de filme, algo que se assemelha muito ao ‘Homem-Aranha no Aranhaverso‘ da Sony Pictures. Isso torna o filme mais atrativo e leve para os olhos cansados de quem sempre costuma ver mais do mesmo.

Coisa que poucos sabem, é que o estúdio apostou em uma nova tecnologia da Lenovo para ajudar na criação do filme e isso fica nítido. A DremWorks substituiu seu antigo servidor que já tinha 22 anos de uso e isso rendeu um trabalho visual excepcional. A forma como a câmera se movimenta e os ângulos que aplicam parece muito com o que se costuma fazer em filmes live action.

Assim como na versão original, a versão nacional da animação tem um elenco estelar de vozes. O trabalho de Romulo Estrela, Agatha Moreira, Babu Santana, Sérgio Guizé, Luis Lobianco e Nivy Estephan é um show a parte de interpretação, provando mais uma vez o incrível trabalho da dublagem brasileira. Assim como apostaram no estilo de animação mais original a Universal apostou na originalidade também das vozes, optando por sair dos padrões de vozes graves, fugindo do estereótipo.

Crítica | Os Caras Malvados - DreamWorks acerta mais uma vez com animação subestimada
Elenco de Os Caras Malvados | Reprodução: DreaWorks Animation – Universal Pictures

Os Caras Malvados é um mix de tudo que pode dar certo para um filme que vai atrair todas as faixas etárias. Tem piadas com peido, sátiras de filmes de assalto, originalidade, quebra da quarta parede e muito bom humor. O filme da DreamWorks é daqueles que te prende e quando acaba você acha que ele tem bem menos do que sua duração real. Um filme que merece destaque e um bom desempenho para garantir uma sequência que com certeza é mais que merecida.

Nota: 4/5

Assista ao trailer:

Advertisement

About author
25 anos. Editor-chefe do site, adm do perfil da CInerama no Instagram e editor da página no facebook. O louco da CCXP, nerd/geek, cinéfilo apaixonado por todos os gêneros, mas com carinho especial ao gênero de super-heróis e comédia. Fã absoluto do Adam Sandler, o rei de Hollywood!
Articles
Relacionados:
CríticasCinema

Crítica | Doutor Estranho no Multiverso da Loucura acerta em alguns pontos mas ressalta os erros da fase 4

4 Mins read
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura finalmente está chegando aos cinemas mas assim como muitas das produções dessa fase 4 do UCM deve dividir opiniões.
NotíciasCinema

MUBI | Streaming revela as principais estreias do mês de maio; confira!

3 Mins read
Foco em Cannes e especiais dedicados a Joachim Trier e Joseph Losey; a estreia do filme de Kiyoshi Kurosawa, A Mulher de um Espião, e o lançamento exclusivo de Great Freedom
CríticasCinema

Crítica | Boneca Russa (2ª Temporada) - série mantém a qualidade inserindo viagens no tempo no caótico cotidiano de Nadia e Alan

3 Mins read
Passados quatro anos dos acontecimentos surreais vividos por Nadia ( Natasha Lyonne) e Alan ( Charlie Barnett) na 1ª temporada de Boneca Russa, a dupla já conseguiu fugir do constante ciclo de mortalidade que enfrentava diariamente. Mas se eles achavam que já estavam livres das artimanhas do Universo, acabaram descobrindo que era só o começo de mais uma jornada, agora com viagens no tempo via transporte público( o sonho de todos nós?), reencontro com situações vividas por seus antepassados, questões existenciais e históricas, rendendo para Boneca Russa atuações impecáveis e uma nova e sensacional trilha sonora presente também nesta 2ª temporada.