fbpx
CríticasCinema

Crítica | Eternos – A fórmula Marvel em segundo plano

Eternos chega aos cinemas no próximo dia 4 (de novembro) trazendo uma ótima apresentação de seus personagens em um filme que desenvolve a equipe tão bem quanto o trabalho feito com os Vingadores lá em 2012.

Sinopse: ETERNOS da Marvel Studios acompanham um grupo de heróis de alienígenas que protegem a Terra desde o início da humanidade. Quando criaturas monstruosas chamadas de Deviantes, que pensavam há muito ter sumido da história, retornam misteriosamente, os Eternos são forçados a se reunir para defender, novamente, a humanidade.

Crítica | Eternos - A fórmula Marvel em segundo plano
Eternos | Marvel Studios

A produção dirigida pela diretora vencedora do Oscar, Chloé Zhao, traz uma das mais belas fotografias de todo o Universo Cinematográfico da Marvel. Além de uma filmagem espetacular que exalta as belezas visuais do longa, a cineasta também consegue captar bem a essência de seus personagens em shots que adentram no mais íntimo de cada um gerando um sentimento de empatia com o público, e grande parte disso vem das ótimas atuações e do entrosamento do elenco que é pura química.

Clhoé Zhao não se desprende de seu estilo para dirigir mesmo em um longa de super-heróis e faz um trabalho honesto no comando da produção. A forma como ela consegue passear com sua câmera em filmagens limpas e intimistas dão sentimentos múltiplos às cenas e transformam tudo em uma coisa mais orgânico. A cenografia que se aproveita bastante de fundos reais colaboram em perfeita sintonia com o trabalho de Zhao na naturalidade do que se passa em tela.

Crítica | Eternos - A fórmula Marvel em segundo plano
Richard Madden e Clhoé Zhao nos bastidores de Eternos | Marvel Studios

O elenco também não deixa a desejar. Apesar de alguns personagens serem mais aproveitados do que outros – o que é normal pela quantidade de protagonistas – a química entre eles transpassam a tela e dão mais camadas à história. Os destaques ficam para Ikaris, Sersi, Kingo e Sprite que geralmente fazem parte dos momentos mais marcantes do filme. Já os outros, apesar de não serem destaques também tem seus momentos e cativam o público com suas tramas paralelas e ótimas interpretações; dois casos são a Thena, personagem de Angelina Jolie, que embarca em uma subtrama interessante e Druig, personagem de Barry Keoghan, que entrega ótimos conflitos.

A trama de Eternos traz um estilo de narrativa que pode não agradar tanto o público, mas de forma geral é bem montada para apresentar todos os seus personagens – que são muitos. A escolha em contar a história da forma como está no filme traz ao espectador o máximo de empatia pelos heróis e um misto de sensações que mudam constantemente com os plots incorporados durante cada flashback que se ligam aos acontecimentos dos dias atuais.

Advertisement

A forma como os Eternos são humanizados com o passar dos anos em que estiveram na terra faz parte de uma evolução muito bem desenvolvida.

Crítica | Eternos - A fórmula Marvel em segundo plano
Eternos | Marvel Studios

O Longa tem seus pontos negativos, como algumas cenas dispensáveis como flashbacks desnecessários que compõem cenas específicas onde apenas o momento atual basta pra explicar todo o contexto do que está acontecendo, assim como alguns outros pequenos problemas no roteiro que trabalha algumas relações de maneira não tão bem assim como a relação de Ikaris e Sprite – que não vou adentrar para não dar spoilers.

As reviravoltas de Eternos são bem aplicadas e desenvolvidas, e muitas delas despertam algum sentimento no espectador, seja de amor e ódio, ou simplesmente os dois. O desenvolvimentos dos conflitos e das descobertas despertam dúvidas em quem assiste o filme e diversas incertezas sobre gostar os não de certos personagens.

Eternos não é perfeito, mas pelo menos traz novos ares para o Universo Cinematográfico Marvel ao deixar a sua famosa “fórmula” em segundo plano – apesar dela ainda estar lá – para ser muito mais além do que só um filme de super-heróis e transmitir sua mensagem. Depois de 13 anos vendo mais do mesmo, para o bom ou para o mau, Eternos sai da curva e entrega seu máximo.

Nota: 4/5

Assista ao trailer:

Advertisement

About author
25 anos. Editor-chefe do site, adm do perfil da CInerama no Instagram e editor da página no facebook. O louco da CCXP, nerd/geek, cinéfilo apaixonado por todos os gêneros, mas com carinho especial ao gênero de super-heróis e comédia. Fã absoluto do Adam Sandler, o rei de Hollywood!
Articles
Relacionados:
CríticasSéries

Crítica | The Umbrella Academy - 3ª Temporada

4 Mins read
Focando no que funcionou nas temporadas anteriores, a terceira temporada de The Umbrella Academy é mais contida, podendo ser considerada mais do…
NotíciasCinema

Brad Pitt admite estar na reta final de sua carreira

1 Mins read
Em entrevista à GQ, o astro Brad Pitt (12 Anos de escravidão, Era uma Vez em… Hollywood) revelou que está cada vez mais seletivo com seus papéis e entende já estar na ”reta final” de sua carreira. Confira:
NotíciasCinema

Creed 3 | Sylvester Stallone revela por que não participará do filme

1 Mins read
Em entrevista ao Metro UK, o astro Sylvester Stallone (Rocky, Rambo) revelou por que não estará em Creed III, mesmo após co-estrelar os dois primeiros filmes da trilogia juntamente com Michael B. Jordan (Pantera Negra, Quarteto Fantástico) e Tessa Thompson (Thor Ragnarok). Confira: