CríticasSéries

Crítica | Estado Zero – Minissérie

Estado Zero é uma minissérie de 6 episódios que faz uma dura denúncia ao regime de detenção de refugiados na Austrália, e merece toda a nossa atenção

Atualmente em todo o mundo existem cerca de 70 milhões de pessoas fugindo de guerras e procurando refúgio em diversos países, infelizmente essa história já é antiga e nunca teve a devida atenção. São vários casos de acidentes envolvendo os barcos que levam os refugiados, que faz com que vários acabem chegando mortos na beira da praia, e os que chegam com vida muitas vezes são tratados como animais, a xenofobia acaba falando mais alto e o pré-conceito faz com que a vida deles em um novo país acabe virando um verdadeiro inferno. Estado Zero, apesar de falar sobre a Austrália, é um alerta para todo o mundo.

Estado Zero
Estado Zero | Netflix

Estado Zero apresenta quatro núcleos diferentes, mas que se encontram no decorrer da história. Sofie ( Yvonne Strahovski) é uma comissária de bordo australiana que sofre por ser frequentemente comparada a irmã, e acaba deixando a sua vida de lado para entrar em um culto de auto ajuda chefiada por Pat ( Cate Blanchett) e seu esposo. Após semanas frequentando o culto, Sofie pede demissão do emprego, perdendo o  apartamento e consequentemente a sua independência. Enquanto isso, Ameer (Fayssal Bazzi) é um pai de família afegão que fugiu com a esposa e filhas para a Indonésia afim de encontrar um grupo que colocassem eles em um barco de refugiados em direção à Austrália, e que infelizmente acabam sendo enganados e perdendo todo o seu dinheiro e o local onde estavam sendo abrigados. De volta à Austrália, Cam (Jai Courtney) é um pai de família que está desempregado, e acaba aceitando o emprego de guarda no Centro de Detenção de Refugiados, onde Clare ( Asher Keddie) que trabalhava pra o Departamento de Gerenciamento de Imigração e assuntos Multiculturais, foi enviada afim de abafar a crise existente no lugar.

A vida dos quatro personagens principais acabam se encontrando no Centro de detenção de refugiados, Sofie se passa por uma turista alemã e é detida sem documentos, ficando presa no centro. Ameer após ter sido vítima do golpe na Indonésia, se separa de sua família, mas acaba chegando na Austrália e encontrando somente a sua filha mais velha, os dois se encontram no centro de detenção. Apesar do lugar parecer só uma passagem para receber abrigo dos australianos, alguns passam anos a espera de uma chance de poder viver livre, porém, o lugar não recebe a devida atenção tanto  da política quanto da mídia. Tudo muda quando descobrem a presença de uma australiana entre os detidos, fazendo com que todos voltem os olhos para o que acontece lá dentro.

Estado Zero
Estado Zero | Netflix

A história não se alonga muito em certos assuntos, e muito menos explora personagens secundários, ela é nitidamente focada em somente uma questão. Criada por Cate Blanchett, Elise McCredie e Tony Ayres, a minissérie de seis capítulos é claramente uma denúncia pra abrirmos novamente a discussão sobre a vida dos refugiados, baseada em eventos reais, ela toca na ferida de muitas pessoas.

A série  mostra o quão o ser humano -em sua maioria- é individualista, e que só damos a devida atenção a certas questões quando acontece com um dos nossos, o que é muito preocupante. Além de toda a reflexão que a trama trás, não podemos deixar de lado as atuações impecáveis de Yvonne e Fayssal, o drama carregado pelos personagens do intensifica ainda mais a realidade daqueles que viviam no centro, além de apresentar as questões culturais de cada um que estava ali.

Advertisement
Estado Zero
Estado Zero | Netlfix

Felizmente na história real, a descoberta de que havia uma detenta australiana no centro de detenção abriu uma investigação que descobriu falhas no Departamento de Imigração australiano, a falta de respeito pela dignidade humana e o abuso de autoridade, e a denúncia feita pela série pode abrir portas pra que outros centros sejam investigados em todo o mundo. Vale relembrar que atualmente são 70 milhões de pessoas em busca de refúgio, cabe a nós fazermos a nossa parte!

Emocionante, comovente e necessário, Estado Zero deve ser apreciado aos poucos e com muita atenção, vai muito além de apenas entretenimento, é algo a ser levado para a vida.

Estado Zero estreia dia 8 de Julho na Netflix.

Nota: 5/5

Assista ao trailer:

About author
21, Jornalista e amante do cinema.
Articles
    Relacionados:
    NotíciasSéries

    The Mandalorian | Pedro Pascal comenta sobre como é ser o mandaloriano durante as gravações

    1 Mins read
    Em entrevista recente, Pedro Pascal comentou um pouco sobre como é interpretar i protagonista de “The Mandalorian” e contou alguns detalhes dos…
    NotíciasSéries

    Ator de The Big Bang Theory revela que achava The Office estúpido

    1 Mins read
    O ator Jim Parsons revelou ter sido esnobado pelos produtores de ‘The Office’ ao fazer um teste para um dos protagonistas da…
    NotíciasSéries

    Família Addams | Tim Burton quer Johnny Depp como protagonista da nova série da Netflix

    1 Mins read
    Segundo fontes do Small Screen, o cineasta Tim Burton (“Batman“) tem interesse em escalar o astro Johnny Depp, imerso em polêmicas violentas…