CríticasCinema

Crítica | Enola Holmes

Nova produção da Netflix “Enola Holmes” explora de um jeito divertido e inocente a vida da irmã mais nova do maior investigador do mundo, Sherlock Holmes. Baseado na série de livros de Nancy Springer, o filme é uma boa adição para a história do genial detetive.

É difícil encontrar alguém que não conheça ou que nunca tenha ouvido falar sobre o maior detetive inglês, Sherlock Holmes. A sua história está na literatura britânica desde 1887, quando foi escrito por Sir Arthur Conan Doyle, e com o avanço do cinema não demorou muito para que ele ganhasse o seu espaço nas telinhas.

Já são mais de 50 produções entre filmes, séries e programas de televisão que contam a história do brilhante detetive que desvenda absolutamente tudo de uma forma um tanto quanto peculiar. Com sua fama, histórias que o ligavam a outras pessoas foram criadas, e assim nasceu Enola Holmes, sua irmã mais nova. A história de Enola foi escrita em uma série de livros publicados em 2006 pela escritora Nancy Springer, e logo foi ganhando o coração dos britânicos por apresentar uma mulher na família Holmes. Não demorou muito para a Netflix se interessar pela história e anunciar a produção de um filme sobre ela.

Enola Holmes
Enola Holmes | Netlix

O longa apresenta Enola Homes ( Millie Bobby Brown), que descobre na manhã do seu 16º aniversário que sua mãe, Eudoria Holmes (Helena Bonham Carter) desapareceu, deixando para trás alguns presentes cheios de enigmas e um grande mistério sobre o seu desaparecimento. Para conseguir encontra-la, Enola decide pedir ajuda para seus irmãos, Sherlock Holmes (Henry Cavill) e Mycroft Holmes (Sam Claflin), mas nem tudo sai como o previsto.

Por ter sido criada somente pela mãe, Enola teve presente uma grande figura feminina que a ensinou a ser independente, livre e várias outras coisas que não condiziam com as atividades e obrigações das mulheres daquela época, e toda essa liberdade não era bem vista aos olhos de seu irmão Mycrof, que achava a mãe uma irresponsável e que a irmã deveria aprender boas maneiras em um colégio interno.

Sozinha e prevendo que os irmãos não a ajudaria a desvendar o mistério, Enola foge para Londres seguindo as pistas que sua mãe havia deixado, mas não contava que ao conhecer um jovem lorde fugitivo (Louis Partridge) a sua jornada mudaria completamente de rumo. Ao descobrir uma conspiração que pode alterar o curso da História, Enola enxerga uma chance de se tornar uma investigadora de respeito capaz de superar seu famoso irmão.

Advertisement
Enola Holmes
Enola Holmes | Netflix

Desde a divulgação do primeiro trailer, criei grandes expectativas sobre como a história seria contada e como entregariam uma nova personagem sem ofusca-la pela fama do irmão, e logo nos primeiros minutos de filme pude ver que isso de fato não aconteceria, e que Enola era tão brilhante e tão interessante quanto seu ele.

O filme fala sobre o empoderamento feminino de uma forma leve e as vezes um pouco cômica, mostrando o primeiro contato de Enola com o mundo real e como ela conseguiu lidar com tudo isso estando sozinha.

De várias coisas interessantes que acontecem ao longo do filme, a que mais chama a atenção é a constante quebra da quarta parede – que é quando o personagem fala diretamente com a câmera-, essa interação com o público deixa a experiência ainda mais divertida.

Enola Holmes
Enola Holmes | Netflix

Dirigido por Harry Bradbee, a adaptação contou com um elenco de peso para dar vida à família Holmes, Henry e Sam já são veteranos no cinema tendo bons filmes em seus portfólios, mas a grande estrela que tomou conta da produção foi Millie Bobby Brown, que já está há um bom tempo atuando, mas que ganhou a atenção do público ao interpretar a Eleven em uma das maiores produções da Netflix, Stranger Things.

Enola Holmes chegou contrariando tudo o que o público esperava, é um filme divertido que pode agradar tanto os fãs de Sherlock quanto os que nem conhecem o seu personagem. Toda a inocência trazida por Enola é uma escolha perfeita pra se tornar um dos filmes mais assistidos pelas famílias. Talvez a falta de desenvolvimento em algumas subtramas, a pequena participação de Sherlock  ou a mudança repentina de interesse da personagem não faça tanto sentido num primeiro momento, mas acredito que isso seja uma ótima maneira de engatar um segundo filme.

Advertisement

Enola Holmes estreia dia 23 de setembro na Netflix.

Nota: 4,5/5

Assista ao trailer:

About author
21, Jornalista e amante do cinema.
Articles
    Relacionados:
    NotíciasCinema

    Mark Ruffalo e Jennifer Garner se reencontram para comemorar De Repente 30!

    1 Mins read
    17 anos depois, as duas estrelas de “De Repente 30“, um dos grandes sucessos da comédia dos anos 2000, se reencontraram em…
    NotíciasCinemaSéries

    Karate Kid e muito mais | Confira o que chega à Netflix em março!

    1 Mins read
    Nesta quarta (24), a Netflix divulgou os novos lançamentos e sucessos que chegarão ao seu catalogo oficial, incluindo os três primeiros filmes…
    NotíciasCinema

    Charlize Theron reafirma vontade de fazer versão lésbica de Duro de Matar

    1 Mins read
    Charlize Theron diz que adoraria colocar seu próprio toque de gênero em Duro de Matar. A atriz estrelou uma grande variedade de…