CríticasCinema

Crítica | Aprendiz de Espiã

Dirigido por Peter Segal e roteirizado por Erich e Jon Hoeber, os Irmãos Hoeber (RED: Aposentados e Perigosos), a comédia “My Spy”, no original, traz uma fórmula conhecida do cinema ao unir um agente valentão e uma garota perspicaz em uma carismática aventura de ação familiar.

“Aprendiz de Espiã” segue JJ (Dave Bautista), um conhecido e enrijecido agente da CIA que, após ser rebaixado na agência, é designado para uma missão secreta com o objetivo de monitorar uma família. Surpreendido pela precoce menina de 9 anos do apartamento vigiado, JJ tem seu disfarce descoberto e fica à mercê de Sophie (Chloe Coleman), que usa seus conhecimentos sobre a operação e sobre a identidade do agente federal para convencê-lo a passar um tempo com ela e para ensiná-la a ser uma espiã.

Advertisement

Aprendiz de Espiã

Aprendiz de Espiã / Diamond Films

Astros de ação contracenando com crianças é uma receita há muito utilizada no cinema. Desde que filmes como “Um Tira no Jardim de Infância” (1990), com Arnold Schwarzenegger, deram certo, a possibilidade de exploração de um subgênero da comédia tal como esses tornou-se real. O desenvolvimento desses tipos de trama rendeu produções interessantes, como foi o caso de Vin Diesel em “Operação Babá” (2005) e de Dwayne Johnson em “O Fada do Dente” (2010). E, desta vez, é Dave Bautista, de Guardiões da Galáxia, que se envolve em uma aventura com uma menina de 9 anos que descobriu sua identidade secreta.

Advertisement

“Aprendiz de Espiã” é nada mais, nada menos do que simples. Com um roteiro que não foge do comum e que entrega basicamente o que promete, temos uma história que mistura clichês do gênero e dosa bem as ações dos protagonistas, criando um grande carisma entre a dupla de atores, que correspondem com uma ótima química em cena, e divertindo na medida certa a todos que assistem. Contudo, apesar da simplicidade oferecida, todos os seus elementos são constantemente voltados para relembrar o espectador de que o filme deve ser visto como uma sessão familiar despretensiosa, de modo a tirar o peso de suas escolhas e de entreter sem mais sérios compromissos.

Advertisement
Aprendiz de Espiã

Aprendiz de Espiã / Diamond Films

Certamente bem produzido, a história não se arrisca em momento algum e caminha apenas sobre o “seguro”, de modo que o sentimento de falta de um “algo a mais” é constante. Porém, exigências em cima de um filme como esses chegam a ser incoerentes. Feito exatamente para ser o que é, “Aprendiz de Espiã” é uma experiência passageira que arranca risadas na mesma medida que corresponde às baixas expectativas que criou.

Advertisement

“My Spy” vai fazer a alegria das crianças e divertir os mais velhos com essa história carismática. A fórmula do valentão que contracena com uma menina funciona neste longa. Porém, é certo dizer que Dwayne Johnson, por exemplo, não tem nada com o que se preocupar. Pelo menos por enquanto.

Nota: 3/5

Advertisement

Assista ao trailer:

About author
Estudante de Cinema e Audiovisual na Universidade Federal Fluminense. 20 anos.
Articles
    Relacionados:
    NotíciasCinema

    Luca | Nova animação da Pixar ambientada na Itália tem sinopse divulgada

    1 Mins read
    A Pixar Animation Studios anunciou que o seu próximo lançamento nos cinemas será a animação LUCA.  Ambientado em uma bela cidade costeira…
    NotíciasCinema

    Paramount atualiza o calendário de estreias de suas produções no Brasil

    1 Mins read
    Devido à pandemia do coronavírus, muitas produções tiveram que adiar suas datas de estreia pelos cinemas de todo o mundo. Assim, as…
    CríticasSéries

    Crítica | The Umbrella Academy – 2ª Temporada

    4 Mins read
    Série original da Netflix, “The Umbrella Academy” viaja no tempo para uma segunda temporada excêntrica e emocionante. Significantemente mais impactante que a primeira, a nova aventura da família de heróis desajustados impõe obstáculos cada vez maiores aos seus personagens e oferece uma narrativa selvagem que excede todas as expectativas.