CríticasCinema

Crítica | 18 Presentes

18 Presentes é umas das novas produções internacionais da Netflix, é um filme totalmente comovente, simples e verdadeiro, mostrando a ligação entre mãe e filha de um jeito fora do comum.

18 Presentes é um drama italiano e uma das mais recentes produções da Netflix, entrou este mês no catalogo com uma história extremamente interessante. A maneira como o trailer não deixa claro o que vai acontecer no filme acaba chamando bastante  a atenção e nos surpreendendo – positivamente- no decorrer da história.

O filme é separado em dois momentos, no primeiro momento da trama acompanhamos a história de Elisa Girotto (Vittoria Puccini) uma grávida que descobre ter câncer terminal e, sabendo que não tem muito tempo, decide comprar presentes para cada ano de sua filha, até ela completar os 18 anos, deixando a tarefa de entrega-los para o seu marido Alessio Vicenzotto (Edoardo Leo).

18 Presentes
18 Presentes | Netflix

Logo depois o filme tem um salto de 18 anos, apresentando Anna (Benedetta Parcaroli) filha de Elisa, que foi criada pelo seu pai Alessio, o qual não tem uma boa relação por serem totalmente diferentes, e por estarem passando por momentos conturbados da adolescência da garota, onde a rebeldia tomou conta. Anna, ao contrario de todos de sua família, acha uma besteira receber os presentes de sua mãe que nem sequer teve a oportunidade de conhecer, além deles não refletirem nos gostos pessoais da menina. Fugindo no seu 18º aniversário, Anna acaba sofrendo um acidente de carro.

O filme não esclarece exatamente o que aconteceu assim que Anna sofreu o acidente, mas mostra que a motorista que a atropelou foi a sua mãe –até então morta- como se o tempo tivesse voltado para o dia em que ela descobriu estar doente, fazendo Anna ter contato com Elisa e a transformando em amigas sem que ela saiba que é sua futura filha.

O longa usa a metáfora da viagem no tempo pra mostrar essa ligação entre mãe e filha, flertando sempre entre a vida real e a ficção. Além de evidenciar, através das personagens, o quanto nós criamos expectativas em relação ao outro, o que em alguns casos acaba resultando em frustração, mas trás momentos emocionantes durante a interação entre elas, tornando o argumento totalmente comovente.

Advertisement
18 Presentes
18 Presentes | Netflix

Apesar do filme ser ambientado em 2001, a história por trás dele é baseada em fatos reais que aconteceram em 2017, onde a verdadeira Elisa Girotto faleceu deixando assim os 18 presentes para a sua filha. O pai, Alessio Vicenzotto, participou da criação do filme, trabalhando no roteiro ao lado de Francesco Amato ( que também dirigiu), Massimo Gaudioso e Deivide Lantieri. A história, que é bonita por si só, se tornou ainda mais especial por conter um elenco principal composto somente por atores italianos, que deram um show de atuação durante o filme todo.

18 Presentes é lindo, comovente e especial. Estreou em maio na Netflix e já obteve o seu lugar no Top 10 da Netflix Brasil. É aquele tipo de filme que dá um aperto no coração por ser a realidade de muitos, é apaixonante e merece ser assistido.

18 Presentes está disponível na Netflix.

Nota :3/5

About author
21, Jornalista e amante do cinema.
Articles
    Relacionados:
    CríticasCinema

    Crítica | Espírito de Família

    3 Mins read
    Dirigido e roteirizado pelo francês Eric Besnard, especialista em comédias dramáticas, “Espírito de Família” concentra seus esforços na comunhão de uma trama…
    NotíciasCinemaSéries

    O Poderoso Chefão vai ganhar série sobre making-off do primeiro filme

    1 Mins read
    Nesta terça (15), a CBS encomendou uma série focada no making-off de “O Poderoso Chefão” (1972), mostrando detalhes por trás da jornada…
    CríticasCinema

    Crítica | #Alive - O isolamento social em um cenário de Apocalipse Zumbi

    6 Mins read
    Da vida para a tela: filme sul-coreano #Alive utiliza a “Quarentena” como pano de fundo para contar a história de jovem da Era Digital que precisa sobreviver trancafiado em seu apartamento.