fbpx
NotíciasCinema

Clube da Luta teve final alterado em serviço de streaming na China

Clube da Luta tem um final completamente diferente em serviço de streaming chinês

O filme Clube da Luta foi disponibilizado na China pelo serviço de streaming Tencent Video, porém o filme foi alvo de cortes e alterações. No país é comum rigorosa censura de cenas consideradas “violentas” ou “pornográficas” e críticas políticas por censores do governo.

Pôster de Clube da Luta (1999)

Segundo a Vice, o filme do diretor David Fincher teve 12 minutos a menos em sua versão chinesa além de um final completamente diferente do original, o que revoltou os fãs e rendeu uma grande discussão através da internet no fórum chinês de cinema e cultura Douban. Um comentarista postou que o público já está acostumado a ver filmes censurados, mas inventar um final completamente diferente “foi demais”.

Confira o diferente final chinês abaixo (contém spoilers de Clube da Luta):

No original, no final do filme o narrador (Edward Norton) mata sua dupla personalidade tóxica Tyler Durden (Brad Pitt) e ao lado de sua namorada Marla Singer (Helena Bonham Carter) assistem pela janela todos os prédios explodirem do lado de fora (ao som de Where Is My Mind do Pixies), sugerindo que o plano anarquista de Tyler para destruir o governo está em andamento.

Na versão chinesa acontece o contrário, depois de matar sua dupla personalidade a cena das explosões dos prédios foi removida e em vez disso, os telespectadores são informados em uma tela preta de que o estado derrubou com sucesso o plano de Tyler de destruir o mundo.

Advertisement
“Através de pistas fornecidas por Tyler, a polícia rapidamente descobriu todo o plano e prendeu todos os criminosos, impedindo com sucesso o plano de destruição em massa.”

Na versão chinesa, eles batizam o personagem de Edward Norton, conhecido como o Narrador, como Tyler Durden, algo que não é confirmado no original. O final também diz que personagem foi enviado para um manicômio onde recebeu tratamento psicológico e teve alta do hospital em 2012.

Não se sabe se o final foi alterado por autocensura ou por ordem direta do governo. pode ser que o filme tenha sido editado pelo proprietário dos direitos autorais e depois aprovado pelo governo antes de ser vendido a sites de streaming para distribuição no país, o que é comum.

Veja Também:

Fontes: Exame.com e Livre

Advertisement
Relacionados:
CríticasCinema

Crítica | Doutor Estranho no Multiverso da Loucura acerta em alguns pontos mas ressalta os erros da fase 4

4 Mins read
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura finalmente está chegando aos cinemas mas assim como muitas das produções dessa fase 4 do UCM deve dividir opiniões.
NotíciasCinema

MUBI | Streaming revela as principais estreias do mês de maio; confira!

3 Mins read
Foco em Cannes e especiais dedicados a Joachim Trier e Joseph Losey; a estreia do filme de Kiyoshi Kurosawa, A Mulher de um Espião, e o lançamento exclusivo de Great Freedom
CríticasCinema

Crítica | Boneca Russa (2ª Temporada) - série mantém a qualidade inserindo viagens no tempo no caótico cotidiano de Nadia e Alan

3 Mins read
Passados quatro anos dos acontecimentos surreais vividos por Nadia ( Natasha Lyonne) e Alan ( Charlie Barnett) na 1ª temporada de Boneca Russa, a dupla já conseguiu fugir do constante ciclo de mortalidade que enfrentava diariamente. Mas se eles achavam que já estavam livres das artimanhas do Universo, acabaram descobrindo que era só o começo de mais uma jornada, agora com viagens no tempo via transporte público( o sonho de todos nós?), reencontro com situações vividas por seus antepassados, questões existenciais e históricas, rendendo para Boneca Russa atuações impecáveis e uma nova e sensacional trilha sonora presente também nesta 2ª temporada.