CuriosidadesCinema

10 clássicos dos anos 80 para assistir online na quarentena

Os anos 80 tinham estilo e ainda vivem dentro de nós, seja por diversas homenagens que tem pipocado na cultura POP dos últimos tempos ou na boa e velha nostalgia. Foi uma época muito marcante para a arte no geral e merece ser revisitada sempre que possível. Alguns gostariam de tê-la vivido e outros querem voltar para ela: os anos 80 são parte de nós e seus filmes revolucionaram o cinema e a forma de se contar histórias.

Seja no comédia ou na ficção-científica, o cinema estadunidense deve muito aos anos 80 e uma grande leva de diretores foram formados neste contexto. Na lista a seguir, separamos o melhor dos anos 80 para você aproveitar o cinema na quarentena e colocar os clássicos em dia. Fiquem em casa e cuidem-se!

1- Curtindo a Vida Adoidado (1986)

Sinopse: “No último semestre do curso do colégio, estudante (Matthew Broderick) sente um incontrolável desejo de matar a aula e planeja um grande programa na cidade com a namorada (Mia Sara), seu melhor amigo (Alan Ruck) e uma Ferrari. Só que para poder realizar seu desejo ele precisa escapar do diretor (Jeffrey Jones) do colégio e de sua própria irmã (Jennifer Grey).

Uma das obras-primas do cineasta John Hughes , o rei dos anos 80, que influenciou diversos outros filmes e revolucionou a forma de se fazer comédia nas telonas e até na televisão. O charme e o carisma de Ferris Bueller encantaram toda uma geração, construindo um dos melhores protagonistas do cinema e uma história que se mantém forte até hoje. Com bons momentos para riso e reflexões profundas em seus personagens, principalmente por meio de Cameron, o filme deve ser visto por todos.

Da sequência ao som de “Twist and Shout” dos Beatles até os momentos finais, “Curtindo a Vida Adoidado” define os anos 80 e o futuro de uma geração que mantém suas influências e questionamentos até hoje, seja por dúvidas sobre a vida adulta até a necessidade de sempre ser jovem. O filme está disponível na Netflix

Advertisement

PS: É um dos filmes favoritos da minha namorada e ela sempre tem razão.

anos 80
Cena do longa. “Paramount Pictures“.

2- Um Príncipe em Nova York (1988)

Sinopse: “Um príncipe africano (Eddie Murphy) muito rico e apaparicado vem à América em busca de uma noiva. Acompanhado pelo seu melhor amigo (Arsenio Hall), ele encontra rapidamente um trabalho, novos amigos, novos inimigos – e muitas complicações.”

O melhor filme estrelado por Eddie Murphy e uma das joias dos anos 80, “Um Príncipe em Nova York” é ideal para um fim de noite e gera excelentes risadas, com um elenco afiadíssimo, uma história original e uma sequência de boas tiradas, uma atrás da outra. O ridículo e as situações absurdas provocam gargalhadas até dizer chega.

Dirigido por outro especialista dos anos 80, John Landis, responsável por clássicos como “Os Irmãos Cara de Pau” e até o clipe de  “Thriller“, sucesso da estrela Michael Jackson. Também disponível na boa e velha Netflix.

anos 80
Os protagonistas da comédia. “Paramount Pictures“.

3- Blade Runner: O Caçador de Andróides (1982)

Sinopse: “No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e se equiparando em inteligência. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Mas, quando um grupo dos robôs mais evoluídos provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte. A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar em replicantes encontrados na Terra, mas tal ato não é chamado de execução e sim de remoção. Até que, em novembro de 2019, em Los Angeles, quando cinco replicantes chegam à Terra, um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é encarregado de caçá-los.

Advertisement

O maior filme de ficção-científica dos anos 80 e uma das melhores obras do cinema, apesar de ter sido um grande fracasso durante seu lançamento. Revisto e reaproveitado por cinéfilos, o filme ganhou novas camadas e foi interpretado de diversas maneiras, com até diferentes versões da lançada nos cinemas.

Apesar de tudo isto, o filme é necessário e um clássico supremo, com um belo elenco, carga filosófica de primeira e um estilo único. Cinema de gente grande, feito com amor e dedicação. Não foi superado por nenhum outro filme de ficção, mas teve uma sequência maravilhosa que honra o material original e inova. Netflix, novamente, nos garante esse clássicão.

anos 80
Ford em cena do filme. “Warner Bros. Pictures“.

4- Um Tira da Pesada (1984)

Sinopse: “Axel Foley (Eddie Murphy) é um esperto tira de Detroit que está em Beverly Hills à caça do assassino de seu melhor amigo. Ele logo percebe que seu estilo selvagem não combina com a polícia de lá, que destaca dois policiais (Judge Reinhold e John Ashton) para assegurar que as coisas não fujam do controle. Obrigado a levar os dois caretas junto com ele, Axel detona um tremendo choque cultural em sua rápida e hilariante busca por justiça.”

Outro grande filme do mestre Murphy, “Um Tira da Pesada” é uma comédia rápida e eficiente, com bons momentos e um elenco muito bem entrosado. Todos sabem o que estão fazendo e essa confiança apenas engrandece o filme. Destaque pra a maravilhosa trilha sonora e dublagem sensacional, que apenas melhora as piadas. Disponível no Amazon Prime Video.

anos 80
Murphy como Foley. “Paramount Pictures“.

5- Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (1981)

Sinopse: “Em 1936, o arqueólogo e aventureiro Indiana Jones é contatado pelo governo norte-americano para sair em busca da Arca da Aliança – relíquia religiosa que conteria as tábuas dos Dez Mandamentos e seria fonte de poderes incalculáveis – e encontrá-la antes dos nazistas, que procuram o mesmo tesouro com planos de dominação mundial. Acompanhado pela ex-namorada Marion, Indy enfrentará todo tipo de perigos – dos sanguinários nazistas a templos cheios de armadilhas e serpentes venenosas.”

Advertisement

A maior aventura já feita e um filme que me influenciou muito: personagem cheio de carisma, direção primorosa, roteiro excelente e uma trama que faz qualquer um levantar da cadeira de tanta energia sãos os ingredientes para esse filmão. Fortemente inspirado pelos primeiros filmes de James Bond e as revistas de aventura dos anos 30/40, Indiana Jones é um dos marcos dos anos 80. Assista tanto na Netflix quanto no Amazon Prime Video.

anos 80
Cena inicial do filme e uma das mais icônicas do cinema. “LucasFilm“.

6- RoboCop: O Policial do Futuro (1987)

Sinopse: “Na Detroit do futuro, dominada por sádicos criminosos, a polícia foi privatizada e não consegue deter a alta criminalidade. A multinacional OCP pretende substituir os policiais humanos por ciborgues, e aproveita o cadáver do policial Murphy, executado pro uma quadrilha, para criar RoboCop – um misto de máquina e homem a serviço da justiça. Mas as memórias de Murphy, que deveriam ter sido apagadas, ressurgem, e com elas o desejo de vingar-se do seus assassinos.”

Um dos filmes mais violentos já feitos, seja pela trama ou pelas cenas de ação, “RoboCop” tem estilo e não tem medo de inovar, satirizanndo dos anos 80 e até brincando com elementos do nosso tempo. O Filme trata de temas políticos de um jeito singular e é uma das melhores obras de ação já feitas. Meu filme favorito dessa lista e dos anos 80 como um todo.

Tudo parece ter sido feito para afetar o espectador, criticando as hipocrisias e violências do mundo moderno, além de dar um tapa na cara de todos que assistem pela primeira vez. A versão de 2014, dirigida pelo brasileiro José Padilha, não chega nem perto do original. As atuações são maravilhosas e os diálogos poderosos, dando uma bela carga dramática ao longa. Disponível no TelecinePlay.

anos 80
Cena do longa. “Orion Pictures“.

7- Clube dos Cinco (1985)

Sinopse: “Em virtude de terem cometido pequenos delitos, cinco adolescentes são confinados no colégio em um sábado, tendo de escrever uma redação de mil palavras sobre o que eles pensam de si mesmos. Apesar de serem pessoas bem diferentes, enquanto o dia transcorre passam a aceitar uns aos outros e várias confissões são feitas entre eles.

Advertisement

Outra obra-prima de John Hughes: “Clube dos Cinco” mergulha com força total nos anos 80 e no próprio conceito de juventude, vestindo-se com todos os estereótipos e formas pré-moldadas para esses dois elementos e os quebrando, de maneira genial e única. Os diálogos vão evoluindo e os próprios personagens parecem ganhar novas facetas a cada frase.

Um filme que influenciou toda uma geração e diversos outros filmes feito posteriormente. Com um elenco muito entrosado e uma história original, o filme precisa ser visto e é uma boa escolha para esse momento reflexivo de quarentena. Disponível tanto no TelecinePlay quanto na Netflix.

anos 80
Cena eternizada pelo filme. “Universal Pictures“.

8- Touro Indomável (1980)

Sinopse: “O pugilista peso-médio Jake LaMotta (Robert De Niro), chamado de “o touro do Bronx“, sobe na carreira com a mesma rapidez com que sua vida particular se degrada, graças ao seu temperamento violento e possessivo.

Um dos vários clássicos de Martin Scorsese e a melhor atuação do astro Robert DeNiro, na pele de um personagem complexo, problemático e autodestrutivo. Tão violento e ágil como uma partida de boxe, o longa se mantém como uma das melhores coisas feitas nos anos 80, com destaque também para a excelente atuação de Joe Pesci.

Com fotografia em preto e branco e acompanhando pelo Intermezzo da Ópera “Cavalleria Rusticana“, Scorsese transforma sangue e violência em arte, mergulhando em uma pessoa destroçada pelo implacável tempo. Ele pode nunca ter sido derrubado no boxe, mas a vida, com certeza, o derrubou, assim como todos nós, não? Veja no TelecinePlay.

Advertisement
anos 80
O gigante DeNiro como LaMotta. “United Artists“.

9- Trilogia De Volta Para o Futuro (1985/1989/1990)

Sinopse: “Marty McFly é um adolescente típico americano dos anos 80. Acidentalmente ele viaja de volta no tempo para 1955 em uma máquina do tempo inventada pelo cientista maluco Dr. Brown. Durante sua incrível viagem ao passado, Marty tem como missão fazer com que seus pais ainda adolescentes se conheçam e se apaixonem. Só assim ele conseguirá ter uma chance de voltar ao futuro.

Uma das trilogias mais influentes do cinema e da cultura POP, no geral, indo desde a qualidade musical até os personagens que tanto amamos, “De Volta Para o Futuro” continua um dos filmes mais legais já feitos. As piadas, a ação, a tensão e a trama continuam interessantes, mesmo após mais de 30 anos.

Ironicamente, se tratando de viagem no tempo, a trilogia é verdadeiramente atemporal: marcante e emocionante na medida certa. Disponível no TelecinePlay e na Amazon Prime Video.

anos 80
Cena do primeiro filme. “Universal Pictures“.

10- Os Intocáveis (1987)

Sinopse: “Na Chicago de 1930, quando ainda vigora a Lei Seca, o gângster Al Capone controla o crime na cidade e o tráfico de bebidas. Para detê-lo, o agente Eliot Ness organiza um grupo de policiais incorruptíveis que recebe a alcunha de ‘Os Intocáveis‘. As ações constantes do grupo infligem duros prejuízos em Capone, que resolve revidar com violência.”

DeNiro com raiva e quebrando a cabeça de alguém com um taco de baseball? Violência visceral e tensa? Sequências de ação que impressionam até hoje? Uma trama que prende qualquer um? Tudo isto pode ser encontrado em “Os Intocáveis“, clássico do mestre Brian De Palma (“Scarface“) e com trilha sonora de outro mestre: Ennio Morricone.

Advertisement

Um dos melhores filmes já feitos sobre a máfia, contando com um elenco afiadíssimo e uma direção primorosa. Destaque para a cena das escadarias: uma homenagem ao cineasta soviético Serguei Eisenstein e seu maravilhoso “Encouraçado Potemkin” (1925). Vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante para Sean Connery.

anos 80
Os 4 intocáveis. “Paramount Pictures“.

Confira também: 8 filmes de terror contemporâneo para assistir na quarentena

About author
Estudante, fã de faroestes e musicais, aficionado por "Família Soprano" e 007, entre outras coisas boas da vida.
Articles
    Relacionados:
    NotíciasCinema

    Preço do Disney+ no Brasil é revelado: opções são mais caras que Netflix e Prime Video!

    1 Mins read
    A partir de algumas revelações no aplicativo oficial do serviço e na Playstation Store, os preços do Disney+ no Brasil foram estimados…
    NotíciasCinema

    John Wick 5 é confirmado oficialmente

    1 Mins read
    Nesta quinta (06), foi confirmado que a franquia “John Wick” terá um quinto filme, cujas gravações ocorrerão junto com “John Wick 4“,…
    NotíciasCinema

    Bacurau pode ser um dos indicados ao próximo Oscar

    1 Mins read
    Em artigo recente, o IndieWire publicou uma lista de filmes que são fortes candidatos ao Oscar 2021, sendo que “Bacurau” é um…