Curiosidades

Prime Video | 10 clássicos para quem já cansou de navegar sem rumo

O que faz um clássico? Todo mundo já se perguntou isso, desde o maior dos filósofos até sujeitos como eu e você. Não sei bem como responder, mas espero que essa lista de filmes tire essa pergunta da sua cabeça e traga um pouquinho de diversão!

1) Um Estranho no Ninho (1975)

Um filme contra o sistema, uma atuação poderosa, um diretor em plena forma e boas risadas fazem desse um dos maiores clássicos do cinema norte-americano. Jack Nicholson (“Os Infiltrados“) brilha nesse papel e a trama mexe com os sentimentos de qualquer um que tenha algum pingo de sentimentalismo.

Ambientado em uma clínica psiquiátrica, o filme conta a história de Randall McMurphy, um indivíduo de espírito livre que termina lá fugindo da prisão e lidera os pacientes em uma rebelião contra a equipe opressiva, chefiada pela enfermeira Ratched (sim, a da série da Netflix).

filmes
United Artists“.

2) Halloween: A Noite do Terror (1978)

John Carpenter (“Fuga de Nova York“) é um dos melhores diretores vivos e seus filmes ajudaram a definir toda a década de 70 e 80. Com um estilo único, uma afiada direção e uma trilha sonora de primeira (composta pelo próprio diretor), esse filme o lançou ao estrelato e assustou muitos jovens sedentos por violência e sangue. Na trama, Michael Myers aterroriza uma pacata comunidade, em pleno Dia das Bruxas!

3) Fogo Contra Fogo (1995)

Al Pacino e DeNiro juntos num filme de crime explosivo. Precisa falar mais alguma coisa? Um dos grandes sucessos dos anos 90 e um dos melhores filmes do cineasta Michael Mann, “Fogo Contra Fogo” é a mistura perfeita entre filosofia baratas e alguns bons tiros.

Advertisement

Na trama, um detetive ilustre e um ladrão sofisticado se enfrentam e compreendem que precisam um do outro. A linha que separa criminosos e policiais nem sempre é bem definida e alguns segundos podem definir toda uma vida.

4) O Grande Lebowski (1998)

O melhor filme dos irmãos Coen e uma das melhores comédias já feitas, esse filme é extremamente original e vai provocar algumas boas gargalhadas, pode ter certeza. O filme gerou até a criação de uma religião, o “Dudeism“, inspirado nos ensinamentos e estilo de vida de seu protagonista.

Jeff Lebowski é um boa vida que acaba se envolvendo com a história de um milionário com o mesmo nome. O ricaço pede ajuda a Jeff para entregar o dinheiro do resgate de sua esposa, que foi sequestrada por bandidos perigosos

filmes
Working Title Films“.

5) Jornada nas Estrelas (1979)

Continuação da clássica série de TV, esses filmes ficaram no imaginário de qualquer fã de ficção-cientifica e apesar de alguns serem mais fracos do que outros, o resultado final ainda é a boa e velha diversão. Comandados pelo almirante James T. Kirk e pelo capitão Spock, os tripulantes da  nave estelar Enterprise seguem para onde nenhum homem já foi.

O destaque fica para “Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan” (Versão do Diretor), no qual um velho inimigo de Kirk (Khan) ressurge e busca vingança pelos anos perdidos no vazio.

Advertisement

6) Era Uma Vez na América (1984)

Última obra-prima de Sergio Leone e um dos melhores filmes de máfia já feitos, esse épico de 4h lida com temas universais e emociona tanto quanto choca, em um dos melhores visuais da carreira do cineasta italiano. Se você estiver com preguiça de assistir, só ouça a trilha de Ennio Morricone que já é suficiente para te fazer chorar. A primeira versão do filme acabou sofrendo alguns cortes, o que só prejudicou a visão do cineasta, que em sua versão final, deu fôlego ao clássico.

Sinopse: em Nova York, alguns amigos crescem cometendo crimes e se tornam respeitáveis mafiosos. Todos eles são mortos, exceto um, fazendo com que o sobrevivente volte ao seu bairro de origem para descobrir o que houve.

7) Cinderela em Paris (1957)

Musicais são uma beleza né? Agora, junte Audrey Hepburn (“Bonequinha de Luxo“) e Fred Astaire (“O Picolino“) e aí está: você tem um dos musicais mais lindos e estilosos já feitos. Só a sequência inicial já te deixa de queixo caído! A direção ainda é do mestre Stanley Donen (“Cantando na Chuva“), um verdadeiro especialista no gênero.

Sinopse: Depois de muita busca, o fotógrafo Dick Avery encontra Jo Stockton, sua modelo perfeita. Ela é uma jovem tímida e linda, que é levada para Paris para brilhar e deixar o rival do fotógrafo morrendo de inveja.

filmes
Paramount Pictures“.

8) O Homem do Braço de Ouro (1956)

Dirigido por Otto Preminger, um dos grandes nomes da Velha Hollywood e estrelado pelo cantor Frank Sinatra, com uma atuação visceral, esse longa chocou o público americano da época, ao retratar temas tão sérios considerados tabus.

Advertisement

Na trama, um ex-viciado em heroína sai da prisão para começar uma vida nova. Seu sonho é tornar-se um baterista de jazz, mas as pressões de sua extorsiva esposa o colocará outra vez no mundo do crime.

filmes
Um dos cartazes mais bonitos da História do Cinema. “United Artists“.

9) Tepepa (1969)

Se você não curte faroeste spaghetti, ou melhor, bang bang à italiana, boa pessoa você não deve ser, mas te dou uma chance e indico essa pérola do gênero, marcada por um protagonista humano e algumas boas sequências de ação. Sem falar na trilha e ambientação incríveis, como de costume num gênero tão importante para o cinema.

Na trama, o líder guerrilheiro Tepepa e seus correligionários lutam contra as forças do governo. A direção é do grande Giulio Petroni (“A Morte Anda a Cavalo“) e trilha sonora de Ennio Morricone.

10) Suspiria (1977)

Grande marco para o cinema italiano e uma das obras-primas do cineasta Dario Argento, o filme é conhecido pelo seu visual incrível e sequências de assustar qualquer um. Primeira parte da chamada Trilogia das Mães. Vale lembrar também que o remake (2018), dirigido por Luca Guadagnino (“Me Chame Pelo Seu Nome“) também está disponível na plataforma.

Na trama, estudante americana de balé chega à conceituada academia alemã que a aceitara para iniciar seus estudos, mas logo se dá conta de que a escola é uma fachada para um mundo de assassinatos e bruxaria.

Advertisement

Assista, pague de cult com os amigos e mais importante: se divirta, porque eu só escolhi filmão e o Prime Video tem várias joias escondidas (o que só fica mais fácil com um sistema de buscas bastante confuso). Por hoje é só, pessoal!

Veja também: Sony critica toxicidade e discursos de ódio ao redor do lançamento de The Last of Us 2

About author
Estudante, fã de faroestes e musicais, aficionado por "Família Soprano" e 007, entre outras coisas boas da vida.
Articles
    Relacionados:
    GamesCuriosidades

    Cyberpunk 2077 | Quem é o Sr. Olhos Azuis?

    4 Mins read
    Cyberpunk 2077 foi lançado em dezembro e, ainda que sua chegada tenha sido marcada por grandes problemas, diversas linhas de missão se…
    CuriosidadesNotícias

    Ó Pai, Ó ganha continuação no Canal Brasil!

    1 Mins read
    A série Ó Pai, Ó, veiculada pela Rede Globo, ganhará uma continuação 12 anos após o seu final. Intitulada de “Ó Paí, Ó – Dendicasa?”, a obra será exibida pelo Canal Brasil. Ainda não há data definida para o início das gravações.
    Curiosidades

    Confirmado! Michael B. Jordan retornará como Killmonger em Pantera Negra 2!

    1 Mins read
    Segundo fontes exclusivas do FandomWire, o ator Michael B. Jordan (“Creed“) retornará como o vilão Killmonger em “Pantera Negra 2“, mesmo com…