NotíciasCinema

Petição pede que monumento em homenagem a Chadwick Boseman substitua estátua escravista

Nestes últimos tempos, uma petição em torno da substituição de um monumento escravista, em homenagem aos confederados, seja substituído por uma estátua do ator Chadwick Boseman, o Pantera Negra. A iniciativa foi orquestrada por moradores de Anderson, Carolina do Sul, cidade natal do ator.

O monumento, localizado em frente ao tribunal da cidade, possui uma natureza escravista e foi construído em homenagem aos soldados sulistas da Confederação e ao próprio General Robert E. Lee. A substituição seria uma forma de lembrar Boseman, falecido aos 43 anos, por conta de um câncer no cólon.

Chadwick Boseman
O ator em evento recente.

O monumento da Confederação pertence à um museu, mas não tem direito à ser exibido em público. Acredito que a comunidade deve se unir para honrar alguém de Anderson, Carolina do Sul que conseguiu mudar a indústria cinematográfica. Chadwick Boseman] abriu muitas portas para jovens negros com seus papéis principais em filmes como Pantera Negra e Marshall. É apenas natural que sua cidade-natal honre seus feitos.”, diz a petição.

A petição, contudo, não incentiva a destruição da antiga estátua, tentando encontrar um outro caminho. Recentemente, diversas estátuas escravistas/colonialistas foram removidas por manifestantes, contestando a idealização em torno de suas figuras. O movimento vem gerando polêmicas e discussões em torno do material histórico que elas representam.

Não há motivo para controvérsias políticas nesta decisão. A estátua antiga não precisa ser destruída; de qualquer forma, pelas inscrições em sua base, já passou da hora dela ser aposentada. O Museu de Anderson deve ser lar permanente do monumento, que deve estar acompanhado de sua história e razões para a realocação. A história deve ser preservada, mas não deve honrar os ideais da Confederação.”, continuou a petição.

A petição já conta com mais de 35 mil assinaturas, superando a meta inicial de 15 mil. Boseman lutava contra um câncer desde 2016, ganhando fama mundial ao interpretar o Rei de Wakanda. O tweet anunciando sua morte, foi o mais curtido da história da rede social e os impactos da sua morte/legado ainda serão sentidos por um bom tempo.

Fonte: Omelete

Confira: J. K. Rowling devolve prêmio humanitário após insultar comunidade trans diversas vezes

Advertisement

About author
Estudante, fã de faroestes e musicais, aficionado por "Família Soprano" e 007, entre outras coisas boas da vida.
Articles
    Relacionados:
    NotíciasCinema

    Patrick Dempsey confirma retorno para sequência de Encantada

    1 Mins read
    O ator Patrick Dempsey confirmou sua participação na sequência de Encantada durante uma entrevista no programa Good Morning America hoje (14) pela manhã. O retorno do…
    CinemaNotícias

    Ben Affleck diz que só fez Liga da Justiça por seus filhos: "Valeu a pena o sofrimento"

    1 Mins read
    Ben Affleck falou um pouco sobre sua experiência como Batman no filme Liga da Justiça. Ele mesmo disse que sua versão do personagem teve…
    NotíciasCinemaSéries

    Marvel sugere o retorno dos Defensores em filmes da Marvel

    1 Mins read
    O universo de séries interconectadas na Netflix foi uma dos maiores sucessos da Marvel nos últimos 10 anos. Porém, esse universo – e todas…