fbpx
CinemaCuriosidades

Shakespeare no Cinema | Conheça Agora 5 Adaptações Cinematográficas do Mestre do Teatro

  • William Shakespeare é considerado um dos maiores escritores que o mundo já viu! Seus livros, poemas e, principalmente, peças de teatro já foram adaptadas inúmeras vezes pela Sétima Arte! Conheça agora cinco filmes inspirados no mestre do teatro!
Shakespeare no Cinema – 5 adaptações cinematográficas

Poeta, dramaturgo e ator: William Shakespeare é considerado um dos maiores escritores que o mundo já viu! Seus livros, poemas e, principalmente, peças de teatro já foram adaptadas inúmeras vezes pela Sétima Arte! Conheça agora cinco filmes inspirados no mestre do teatro!

1) A Floresta Que Se Move, 2015, Vinícius Coimbra, baseado em Macbeth.

Gabriel Braga Nunes e Ana Paula Arósio em A Floresta Que Se Move, 2015, Vinícius Coimbra

Com Ana Paula Arósio e Gabriel Braga Nunes, A Floresta Que Se Move é uma excelente adaptação brasileira de uma das peças mais sangrentas de Shakespeare. Dita “amaldiçoada” no mundo anglófono, Macbeth é sempre referida como “The Scottish play“, (A Peça Escocesa). Independente de ter ou não uma maldição, Macbeth assombra a todos ainda hoje por sua violência e personagens marcantes! 

O casal ambicioso Elias (Gabriel Braga Nunes) e Clara (Ana Paula Arósio), fará de tudo pelo poder e dinheiro, inclusive derramar sangue inocente. Porém, quando tomam consciência de seus atos, já é tarde demais. 

Onde assistir? Amazon Prime Vídeo. 

2) 10 Coisas Que Odeio em Você, 1999, Gil Junger, baseado em A Megera Domada.

Heath Ledger e Julia Stiles em Dez Coisas Que Odeio em Você, 1999, Gil Jungler


Em 10 Coisas Que Odeio em Você, Cameron (Joseph Gordon-Levitt) e Bianca (Larisa Oleynik) se apaixonam. Porém, o namoro só poderá acontecer se Kat (Julia Stiles), a insuportável irmã mais velha de Bianca, também namorar. Cameron, então, tenta juntar Kat ao também problemático Patrick (Heath Ledger), o único garoto da escola capaz de “doma-la”. Uma comédia adolescente gostosa e super nostálgica de ver.

Onde assistir? Disney Plus.

3) O Rei Leão, 1994, Rob Minkoff e Roger Allers, baseado em Hamlet.

O Rei Leão, 1994, Rob Minkoff e Roger Allers, Walt Disney Pictures

Um sol majestoso surge na tela do cinema. Em poucos minutos, somos apresentados a um dos maiores clássicos, não só da Disney, como do cinema. O Rei Leão é considerado a maior animação de todos os tempos, pois seus realizadores se basearam em Hamlet, uma das tragédias de maior sucesso de Shakespeare, com um dos questionamentos mais famosos também: “Ser ou Não Ser, Eis a Questão“.

Simba é filho de Mufasa, o rei da selva, e futuro herdeiro do trono, a Pedra do Rei. Seu tio Scar, ardiloso e ressentido, fará de tudo para usurpar o trono e tornar-se o rei da selva. Em uma jornada de autoconhecimento, tal qual Hamlet, Simba consegue lutar contra seu tio e tornar-se o Rei Leão!

Advertisement

Onde assistir? Disney Plus.

4) Jogo de Intrigas, 2001, Tim Blake Nelson, baseado em Otelo, o Mouro de Veneza.

Mekhi Phifer e Julia Stiles em Jogo de Intrigas, 2001, Tim Blake Nelson

Shakespeare explora a condição humana de forma excepcional nesta obra — desde o ciúmes doentio de Otelo, seu protagonista, à inveja de Iago, um de seus vilões mais memoráveis e bem construídos!

Em Jogos de Intrigas, Odin James (Mekhi Phifer), é um bem sucedido jogador de basquete em sua escola, com uma bela namorada, Desi (Julia Stiles), e vários amigos, dentre eles Michael Cassio (Andrew Keegan).

Seu sucesso desperta a ira e inveja de Hugo (Josh Hartnett), que fará de tudo para desestabiliza-lo, como faze-lo suspeitar da fidelidade de Desi. Extremamente ciumento e desestabilizado pelas manipulações de Hugo, Odin cai em seu jogo de Intrigas.

5) Amor, Sublime Amor, 1961, Jerome Robbins e Robert Wise, baseado em Romeu e Julieta.

Natalie Wood e Richard Beymer em Amor, Sublime Amor, 1961, Jerome Robbins e Robert Wise

Por último, mas não menos importante, o romance adolescente mais famoso de todos os tempos: Romeu e Julieta foi adaptado à exaustão em livros, peças de teatro, filmes, séries, telenovelas e musicais, inclusive! West Side Story é, originalmente, um musical da Broadway de êxito de 1957, que foi para as telonas em 1961.

O longa conta a história do amor impossível de Tony (Richard Beymer), antigo líder dos Jets, gangue de anglo-saxões, e Maria (Natalie Wood), irmã do líder dos Sharks, gangue de latinos. Apesar das gangues serem inimigas declaradas, o amor de Tony e Maria floresce, enfrentando todas as adversidades.

Onde assistir? Globoplay.

Advertisement

About author
Pedro Olivato Montanaro, formado em Rádio e Televisão pela Universidade Anhembi Morumbi. Redator freelancer do Portal Cineramaclube. Cinéfilo de corpo e alma.
Articles
Relacionados:
CríticasCinema

Crítica | Doutor Estranho no Multiverso da Loucura acerta em alguns pontos mas ressalta os erros da fase 4

4 Mins read
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura finalmente está chegando aos cinemas mas assim como muitas das produções dessa fase 4 do UCM deve dividir opiniões.
NotíciasCinema

MUBI | Streaming revela as principais estreias do mês de maio; confira!

3 Mins read
Foco em Cannes e especiais dedicados a Joachim Trier e Joseph Losey; a estreia do filme de Kiyoshi Kurosawa, A Mulher de um Espião, e o lançamento exclusivo de Great Freedom
CríticasCinema

Crítica | Boneca Russa (2ª Temporada) - série mantém a qualidade inserindo viagens no tempo no caótico cotidiano de Nadia e Alan

3 Mins read
Passados quatro anos dos acontecimentos surreais vividos por Nadia ( Natasha Lyonne) e Alan ( Charlie Barnett) na 1ª temporada de Boneca Russa, a dupla já conseguiu fugir do constante ciclo de mortalidade que enfrentava diariamente. Mas se eles achavam que já estavam livres das artimanhas do Universo, acabaram descobrindo que era só o começo de mais uma jornada, agora com viagens no tempo via transporte público( o sonho de todos nós?), reencontro com situações vividas por seus antepassados, questões existenciais e históricas, rendendo para Boneca Russa atuações impecáveis e uma nova e sensacional trilha sonora presente também nesta 2ª temporada.