fbpx
NotíciasSéries

5 Motivos para ver “Dr. Stone”, também conhecido como “Dr. STONKS”

Adaptando o mangá de mesmo nome, a produtora TOHO Animation recrutou Yuichiro Kido (roteirista) e Shinya Lino (diretor) para cumprir a missão de animar Dr. Stone.

O público brasileiro que consome anime teve diversas novidades nos últimos anos. Duas grandes plataformas de streaming, por exemplo, estrearam no mercado nacional: Crunchyroll e Funimation. Enquanto ambas as empresas recheavam seus catálogos com doramas, animes, filmes e séries orientais, a TV aberta resgatava esse público com a chegada do canal Loading que, infelizmente, teve parte do seu conteúdo extinto no mês passado. Logo, inúmeros animes começaram a receber dublagem PT-BR, conquistando novos públicos. Foi esse o caso de Dr. Stone, também apelidado [nos confins da internet] de “Dr. Stonks”.

Popularizado na plataforma do Twitter, o termo “stonks” é um meme usado para categorizar pessoas que tem “ideias geniais”. Engana-se que pensa que apenas a sonoridade entre as palavras foi o motivo de casar o meme com o nome do anime, pois Dr. Stone é a exaltação da genialidade.

Para comprovar essa faceta genial, o Cinerama separou uma lista de 5 razões para você assistir Dr. Stone. Lembrando que o anime é exibido na Cartoon Network e a 1ª temporada está disponível no catálogo da Crunchyroll.

Mistério Global

Qualquer busca no Google por “Dr. Stone” levará você a sinopse: Milhares de anos após um misterioso fenômeno transformar a humanidade inteira em pedra, um garoto extraordinariamente inteligente desperta e decide usar sua mente para reconstruir o mundo, ao lado de seu amigo de infância absurdamente forte.

Desde os minutos iniciais, o enrede envolve o público numa teia de questionamentos. Mas a principal indagação se resume a seguinte pergunta: o que levou toda a população global a ser transformada em pedra? Apesar desse ponto de interrogação ficar em segundo plano no decorrer dos episódios, vez ou outra, esse mistério é citado e pistas são entregues.

Advertisement
5 Motivos para ver "Dr. Stone", também conhecido como "Dr. STONKS"
TOHO animation /Shueisha

O Poder da Ciência

Dominando conhecimentos avançados, o protagonista prodígio, também conhecido como Senku Ishigami, precisa buscar as ferramentas necessárias para reerguer a humanidade num mundo pós-apocalíptico.

Parece mera panfletagem acadêmica, mas é impossível falar de Dr. Stone e não mencionar a Ciência — principal elemento da narrativa — às vezes, mesclada com a fantasia. Um grande equivoco está naqueles que julgam o anime, rotulando-o como um show de exposição. Muito pelo contrário, quando as coisas precisam ser explicadas, elas são diluídas no contexto narrativo.

5 Motivos para ver "Dr. Stone", também conhecido como "Dr. STONKS"
TOHO animation /Shueisha

A equação perfeita: Humor² + aventura² = Dr. Stone

De mãos dadas, humor e aventura se combinam. A veia cômica do enredo é a típica representação imagética que rodeia os animes há anos: expressões exageradas, olhos gigantes, descaracterização do personagem e gritos. Tudo isso em prol da representação emocional das figuras. Já a aventura é responsável por criar a atmosfera de perigo iminente, da ânsia em desbravar velhas novas descobertas.

Personagens Ambíguos

Todo herói precisa de um vilão. Talvez seja uma visão muito fantasiosa, mas em Dr. Stone as “carapuças caricatas” estão a todo momento vestindo rostos diferentes.

5 Motivos para ver "Dr. Stone", também conhecido como "Dr. STONKS"
Dr. Stone / TOHO animation /Shueisha

O despertar dos seres humanos coloca os personagens numa espécie de “pré-história moderna”, contudo os humanos que vão surgindo ao longo da temporada são inclinados a desconfiança. Logo, nunca sabemos suas intenções. Quem é amigo, inimigo ou aliado?

Advertisement

Futuro Arcaico

Em Dr. Stone o futuro é velho, com ares de “período Paleolítico”, também conhecido como Idade da Pedra Lascada. Não é à toa que o objetivo inicial do protagonista é a confecção de ferramentas para poder reconstruir a sociedade.

5 Motivos para ver "Dr. Stone", também conhecido como "Dr. STONKS"
Dr. Stone / TOHO animation /Shueisha

Esse contraste evidência um mundo mais perigoso, tomado por animais ferozes e florestas que invadiram as cidades. A desvantagem é geral, portanto protagonista e antagonista competem numa corrida para decidir o destino da humanidade: será a lei do mais forte que dominará o renascimento da civilização ou a lei do mais esperto?

Assista ao 1º episódio na íntegra:

Veja também: Avatar: A Lenda de Aang | Descubra qual episódio os criadores consideram “terrível”.

About author
Me chamo Mayko Martins. Formado em Publicidade e Propaganda, sou apaixonado por cinema, apesar de nunca ganhar o "Bolão do Oscar"! Estou “preso” a muitas séries e não consigo terminá-las, culpa da Shonda Rhimes – criadora de How To Get Away With Murder – me obrigando a rever sua série várias e várias vezes. Ah, quase esqueci, eu amo escrever! Por isso sou autor da obra "Fruto Podre": uma fantasia distópica publicada nas Terras do Wattpad.
Articles
Relacionados:
NotíciasCinema

Paramount Pictures adia estreia de Clifford por tempo indeterminado

1 Mins read
A decisão se deu por conta da nova onda de COVID-19 que atinge o planeta. Segundo informações do Deadline, a estreia do…
CríticasSéries

Crítica | Loki

4 Mins read
Terceira produção da Marvel Studios para o streaming do Disney+, “Loki” dá novos ares à Fase 4 do MCU e apresenta, de forma oportuna, personagens e conceitos importantes para o futuro da franquia. Dirigida por Kate Herron (“Sex Education”), a série é um relato cativante e ousado sobre o Deus da Trapaça e assume uma identidade própria que torna o show um sucesso absoluto.
NotíciasCinema

Cruella | Depois de Scarlett Johansson, Emma Stone pode processar a Disney pelo mesmo motivo

1 Mins read
“Cruella” teve a mesma estratégia de lançamento que “Viúva Negra”: cinemas e streaming.