CinemaCuriosidades

5 filmes quase clássicos para assistir no final de semana

Então vamos lá, vou fazer uma lista com 5 filmes quase clássicos para assistir neste final de semana, mas antes alguns avisos rápidos:

  • O que é um filme quase clássico? É um filme que tem todos os elementos do clássico, sem cair na pompa , ou pode ser um filme que de tão ruim e tão clichê virou uma referência inegável. De todo modo, precisa ser um filme despojado, desinteressado até, mas que contenha alguma boa história e pode divertir o dia.
  • Aí chegamos ao segundo aviso rápido, o filme precisa ser divertido.

Eu sei, eu conheço a lista-clássica-de-filmes-clássicos. Eu sei quais são os franceses, os japoneses, os noruegueses, os suecos, os alemães, todo mundo já viu essa lista. Se baixarmos o nariz vamos concordar que ninguém mais é especial por assistir O Gabinete do Dr. Galigari.

Tem mais, muitas das obras primas são chatas. O redator não falou que elas são ruins, ele falou que elas são chatas. Que o ritmo não bate mais com o consumo moderno, que depois de assistir filmes e séries atuais ficamos condicionados em outra frequência.

Depende do que você quer de almoço: filmes quase clássicos são o arroz com feijão

Então, eu não vou fazer uma lista com 5 filmes que apenas uma parcela muito pequena iria gostar. Não vim aqui oferecer para vocês aquele pratinho minúsculo do Bistrô com uma comidinha risível e um golinho de vinho 34 anos.

Eu vim oferecer um filezão de bife, misturado com ovo frito, farofa, cebola queimada, arroz, feijão e para completar uma couve com bacon. Isso sim é um clássico.

Advertisement

Ok? Estamos acertados nesse ponto? Caso discorde você pode descer a lenha aí nos comentários que é para isso que o espaço existe.

Ah, e todos os filmes precisam estar na Netflix ou na Amazon Prime, pois são os dois serviços de streaming mais acessíveis atualmente. Ah! Também deixei de fora as unanimidades ( Scarface, O Senhor dos Anéis, etc), pois não teria a menor graça fazer uma lista assim tão fácil.

Scott Pilgrim Contra o Mundo

Michael Cera sempre será a encarnação do cara que não sabe exatamente como usar o próprio corpo para entrar em contato com essas outras criaturas que nós chamamos de sociedade. Ele parece um ET perdido tateando pela vida, e isso é divertidíssimo.

Além de tudo estamos falando de um filme que não se leva muito à sério. Esse despojamento, junto com as boas atuações e a história divertida consegue transformar Scott Pilgrim em um filme quase clássico para assistir no final de semana. Tem na Netflix.

Velozes e Furiosos Um

Um clássico entre os filmes ruins, talvez o mais clássico deles.

Advertisement

Velozes e Furiosos 1 encapsula tudo o que existe de errado no cinema. Atuações medianas ou péssimas, direção até abusiva de tão apelativa e confusa, sobretudo nas cenas de ação. Quebra total da realidade interna do filme, rompimentos constantes com o público, forçações de barra em rumos que só um filme dignamente sem escrúpulos consegue fazer. Está na NETFLIX, assista hoje.

A Múmia (1999)

Coloquei A Múmia entre os 5 filmes quase clássicos para assistir neste final de semana por dois motivos:

A protagonista é apaixonante, talvez uma das protagonistas mais belas do cinema, interpretada por Rachel Weisz. Falo de beleza estética, ensino médio, meu amigo, ensino médio foi oh… E o mesmo vale para Brendan Fraser, o cara está incrível. Vamos assumir, o estilão explorador fez muita gente transpirar. Lembro bem que na esses dois personagens dominaram a imaginação dos jovenszinhos e jovenszinhas.

E podem achar esses dois motivos vazios, mas beleza estética também traz alegria para o dia quarentenado de uma pessoa.

Mas vamos por um terceiro motivo para A Múmia de 1999 estar entre os filmes quase clássicos: a história é boa. Não há nada de errado com ela, narrativas “padronizadas” quando bem executadas são excelentes. Na minha opinião, é melhor assistir um bom filme clichê, do que uma tentativa artística frustrada (levei tempo para descobrir isso).Também está na Netflix.

Advertisement

Pânico (Scream)

Bora ver aquele filmão de terror que não envelheceu tão bem? Pra ser honesto eu não sei por qual razão eu deveria explicar por qual motivo o primeiro Pânico está entre os filmes quase clássicos. Mas vamos lá:

Fruto típico e tardio da onda dos slashers, o primeiro pânico é quase uma retomada (uma segunda onda) nos lançamentos do tipo. E como toda boa retomada é recheado, até a tampa, de clichês. Cada segundo desse filme é previsível. Se ele tivesse sido produzido 5, 10 anos antes, seria um clássico. Como não foi, é um quase clássico.

E apesar de todas as falhas, ele é muito melhor do que os filmes que são feitos como subprodutos do próprio Pânico. Esse tem na Amazon Prime.

Ace Ventura: Pet Detective

Esse é um filme para você se olhar no espelho (principalmente se já passou dos 30, na verdade, acho que só se você já passou dos 30). O tipo de filme que você vai assistir e pensar “velho, eu ria tanto disso, essa cena me matava, será que eu era idiota, ou apenas morri por dentro?”

Bom, independente de quem você era ou é, a verdade diz que Ace Ventura Pet Detective faz parte da lista de filmes quase clássicos para ver neste final de semana. Mesmo que você não vá morrer de dar risada, sempre há aí uma fonte inesgotável de memórias afetivas. Ele tem na Amazon Prime.

Advertisement

E essa foi a minha lista de filmes quase clássicos para ver na quarentena. Eu sei que alguns de vocês vão questionar, muitos vão até repensar se há uma necessidade real de nós dois existirmos no mesmo planeta e no mesmo espaço/tempo. Ou se eu tenho ou não conhecimentos para julgar isso e aquilo.

Bem, é o que é. Se você discorda ou se você concorda, eu vou ler os comentários do mesmo jeito (e até dar likes em alguns). De todo modo, obrigado por chegar até essa linha.

About author
Jornalista, redator, escritor, jogador de RPG, mestre apelão, vicíado em música boa e filmes escapistas.
Articles
    Relacionados:
    NotíciasCuriosidades

    Estação N - A Feira de Ciências da Netflix chega em outubro

    2 Mins read
    Estação N – A Feira de Ciências da Netflix estará disponível a partir do dia 4 de outubro, e será incidido especial de comemorar o mês das crianças em um ano desafiador para pais e filhos. A plataforma inédita, virtual é gratuita para crianças de todas as idades e suas famílias reunirá talentos da Netflix e influenciadores como Larissa Manoela, Felipe acastanharei, Manual do Mundo, Grandes Pequeninos e muitos outros, com experimentos científicos e atividades imersiva para todos se divertirem e aprenderem juntos.
    Curiosidades

    The Boys | Segunda temporada teve cena com rato cortada por ser muito chocante

    1 Mins read
    Em uma entrevista ao DigitalSpy, a atriz Karen Fukuhara, a Kimiko de “The Boys” revelou gravar uma cena cortada nesta segunda temporada, por…
    NotíciasCinema

    No Sudden Move | Nova produção de Steven Soderbergh confirma elenco repleto de estrelas

    1 Mins read
    A nova produção de Steven Soderbergh intitulada “No Sudden Move” confirmou em seu elenco atores de peso. David Harbour (Stranger Things), Brendan Fraser (Viagem ao Centro da Terra), Noah Jupe (O Preço do Talento), Kieran Culkin (A Estranha Família…