CinemaNotícias

10 filmes marcantes lançados na década de 2010

A década de 2010 se encerra no dia 31 de dezembro de 2020 e nos últimos 10 anos foram realizados grandes filmes que marcaram a história recente do cinema. Pensando nisso, elaboramos uma lista com alguns dos filmes mais marcantes nesse período, por diferentes razões: bilheteria, qualidade, notas da crítica e inovação. E para você leitor, quais as produções mais marcantes desta década?

Confira:
A Pele que Habito (2011)
10 filmes marcantes lançados na década de 2010

Dirigido por Pedro Almodóvar, A Pele que Habito gira em torno da história do cirurgião plástico Roberto Ledgard (Antonio Banderas) e de sua filha Norma (Blanca Suárez), a qual sofre de problemas psicológicos após a morte da mãe. Estimulada por seu psicólogo, a garota tenta retornar a normalidade saindo para socializar, porém, acaba sendo estuprada depois de uma festa de casamento; Roberto então decide se vingar do responsável o transformando em um de seus experimentos. O filme que trabalha com um tema já delicado, pode causar choque e horror em certos espectadores por conta das cenas explícitas e cruéis.

Django Livre (2012)
10 filmes marcantes lançados na década de 2010

Uma das obras-primas de Quentin Tarantino e com um elenco de peso, Django Livre conta a história do escravo Django (Jamie Foxx), que é comprado pelo caçador de recompensas alemão Dr. King Schultz (Christoph Waltz), uma vez que Django é o único que sabe como encontrar os irmãos Brittle, uma dupla de assassinos. O alemão promete liberar Django quando terminarem a missão, mas após a resolução do caso os dois decidem continuar trabalhando juntos, sem Django deixar de se empenhar em seu maior objetivo: encontrar sua esposa (Kerry Washington) que foi vendida como escrava há muitos anos e a libertar. O filme que venceu o Oscar de Melhor Roteiro Original conta ainda com a atuação de Leonardo DiCaprio, Samuel L. Jackson e Kerry Washington.

Os Vingadores (2012)
10 filmes marcantes lançados na década de 2010

Um dos filmes responsáveis pela abertura das portas para o universo dos filmes da Marvel e de super-heróis no geral, Os Vingadores (2012) e seus sucessores integram as listas de maiores bilheterias mundiais de todos os tempos. No filme, Loki (Tom Hiddleston) é enviado para à Terra por uma raça alienígena que pretende dominar os humanos, o irmão de Thor rouba o cubo cósmico que está sendo protegido pela S.H.I.E.L.D e passa a controlar Clint Barton/Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) e o Dr. Erik Selvig (Stellan Skarsgard), os forçando a trabalharem para ele. Nick Fury (Samuel L. Jackson) então convoca um grupo de super-humanos composto por Thor (Chris Hemsworth), Steve Rogers/Capitão América (Chris Evans), Natasha Romanoff/Viúva Negra (Scarlett Johansson), Bruce Banner/Hulk (Mark Ruffalo) e Tony Stark/Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), para combater os inimigos e manter o equilíbrio mundial.

Clube de Compras Dallas (2013)
10 filmes marcantes lançados na década de 2010

Ambientado na década de 80 no Texas, EUA, Clube de Compras Dallas conta a história do eletricista Ron Woodroof (Matthew McConaughey), que é diagnosticado com AIDS e passa a lutar com a indústria farmacêutica americana. Buscando por tratamentos alternativos em um período obscuro para os portadores da doença, Ron decide começar a contrabandear medicamentos ilegais oriundos do México. O filme foi vencedor de três categorias do Oscar e teve aprovação majoritária da crítica especializada, que destacou especialmente a excelente atuação de Matthew McConaughey, que emagreceu cerca de 21 quilos para interpretar o protagonista.

Advertisement
O Grande Hotel Budapeste (2014)
10 filmes marcantes lançados na década de 2010

Dirigido por Wes Anderson e com uma estética de ponta, característica do currículo do diretor, o Grande Hotel Budapeste é ambientado nos anos 30 e segue a trama de um gerente de hotel e um funcionário que fazem amizade e se envolvem em grandes acontecimentos no local, como o roubo de um importante quadro renascentista e a briga por herança de uma família. Com nota 8,1 no IMDb, a produção liderou a lista de bilheteria dos filmes independentes de 2014, além de ter faturado quatro estatuetas do Oscar.

Mad Max: Estrada da Fúria (2015)
10 filmes marcantes lançados na década de 2010

Em um mundo distópico e apocalíptico, Max Rockatansky (Tom Hardy), um guerreiro independente, é capturado pelo tirano Immortan Joe e seus aliados em meio a uma guerra iniciada pela Imperatriz Furiosa (Charlize Theron) para salvar um grupo de garotas. Em busca de sua própria salvação, Max decide ajudar o grupo e se vê frente a uma decisão complexa: continuar vivendo sozinho ou se aliar ao grupo? O filme é o quarto da franquia Mad Max, sendo que o último havia sido lançado em 1985. Foi revelado que mais de 4/5 do filme utilizou recursos reais para a construção do universo, como maquiagens, dublês, sem precisar recorrer aos efeitos gráficos; uma das exceções é a utilização da computação gráfica para aumentar a qualidade do braço protético utilizado pela Imperatriz Furiosa.

La La Land: Cantando Estações (2016)
10 filmes marcantes lançados na década de 2010

Representante do gênero musical da lista e sucesso com a crítica especializada e o público, La La Land: Cantando Estações segue a história do pianista Sebastian e a atriz Mia, que se apaixonam perdidamente e buscam ter um relacionamento enquanto lutam para ter sucesso na grandiosa cidade de Los Angeles. Estrelado por Ryan Gosling e Emma Stone, a produção foi vencedora de todas as sete categorias do Globo de Ouro de 2017.

Corra! (2017)
10 filmes marcantes lançados na década de 2010

A trama de Corra! gira em torno de Chris (Daniel Kaluuya), um jovem negro que viaja para o interior com Rose (Alisson Williams), sua namorada caucasiana, para conhecer a família da garota. Durante o tempo em que está hospedado na residência, Chris começa a descobrir detalhes macabros da família e da vizinhança. Será tarde demais para conseguir fugir? Em entrevista, Jordan Peele, diretor do filme, contou que a história é baseada em show de stand up de Eddie Murphy, em que o comediante narra a experiência que teve ao conhecer a família de uma namorada caucasiana. Aquém da entrevista do diretor, o filme é uma importante obra que contém uma crítica direta ao racismo e a segregação racial nos EUA.

Roma (2018)
10 filmes marcantes lançados na década de 2010

Ambientada em 1970, a história do longa-metragem mexicano Roma foca em um família de classe média residente na Cidade do México, México. Paralelamente, acompanhamos a história da empregada doméstica e babá da família, Cléo (Yalitza Aparicio), que vive uma realidade distinta dos patrões. Durante um ano em que o filme é retratado, diversos acontecimentos mudam a rotina da família e suas próprias vidas. Dirigido por Alfonso Cuáron e baseado em suas vivências, Roma é o primeiro filme vinculado à Netflix indicado ao Oscar.

Advertisement
Parasita (2019)
10 filmes marcantes lançados na década de 2010

Único representante asiático da lista, Parasita se tornou um grande sucesso mundial após sua estreia, lançando luz ao cinema sul-coreano. O filme mostra as condições insalubres que vive a família Ki-taek, a qual todos os membros estão desempregados; quando Ki-woo (Choi Woo-shik), o filho mais velho, é indicado para dar aulas de inglês para uma garota rica, a família inteira começa a se desdobrar para conseguir uma vaga de trabalho com a luxuosa família. Deslumbrados com a ascensão social e os luxos, a família passa a cometer erros que podem comprometer suas vidas. Com direção de Bong Joon-ho, Parasita ganhou quatro estatuetas do Oscar e obteve nota 8,6 no IMDb, uma das maiores do site.

Leia mais: 10 filmes com histórias que se passam no Ano Novo

About author
Paulista, 23 anos, estudante de cinema e audiovisual.
Articles
Relacionados:
NotíciasSéries

Os Padrinhos Mágicos ganhará série live-action; confira

1 Mins read
A Paramount divulgou hoje que uma série live-action de Os Padrinhos Mágicos está sendo desenvolvida para o Paramount+.  A série Live-action não terá nenhuma ligação com o filme Os Padrinhos…
NotíciasSéries

Loki | Nova série da Marvel ganha data de estreia no Disney+

1 Mins read
A Disney revelou oficialmente em suas redes oficiais a data de estreia de Loki, a nova série da Marvel Studios. No ano…
NotíciasSéries

The Boys | Terceira temporada ganha primeira imagem oficial, confira!

1 Mins read
Nesta quarta (24), Eric Kripke, showrunner da série, anunciou o início da produção da terceira temporada de “The Boys” por meio de…